Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapiranga - SC 2021 para Médico Veterinário

Foram encontradas 14 questões

Q1850558 Veterinária
As micoses subcutâneas são infecções que acomentem camadas da pele mais profundas do que aquelas acometidas nas micoses superficiais. Uma doença dessa categoria é a esporotricose cujos esporos podem entrar por meio de cortes e abrasões na pele e infectar tecidos subcutâneos. Com relação à esporotricose é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1850559 Veterinária
A peste é principalmente uma zoonose de roedores silvestres, porém os seres humanos podem se tornar hospedeiros acidentais quando as populações de roedores apresentam um desaparecimento gradual. A peste silvestre é enzoótica em diversos roedores, incluindo esquilos da terra, cães de pradaria, tâmias e camundongos, os ratos são os hospedeiros primários em comunidades urbanas e normalmente eram hospedeiros associados a episódios de peste silvestre que desencadearam pandemias humanas durante a Idade Média. Sobre essa doença é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1850560 Veterinária
Bactérias formadoras de endósporo (bactérias esporuladas) são bem conhecidas quando associadas à doenças em animais e humanos, são diferenciadas com base na morfologia celular, forma e posição dos endósporos dentro da célula, relação com o O2, e o metabolismo energético. Os dois gêneros mais conhecidos são:
Alternativas
Q1850561 Veterinária
Erliquiose monocítica canina (EMC), doença cosmopolita, cujo agente etiológico primário é Ehrlichia canis, bactéria Gram negativa intracelular obrigatória, é transmitida pelo carrapato vetor Rhipicephalus sanguineus, também conhecida como pancitopenia tropical canina, e a presenta uma grande variedade de sinais clínicos e achados laboratoriais inespecíficos. Quais as diferentes fases a EMC pode se apresentar:
Alternativas
Q1850562 Veterinária
A ingestão de alimentos que contenham micotoxinas, assim denominadas por serem produtos tóxicos de fungos ambientais que se desenvolvem em alimentos, pode causar graves efeitos sobre a saúde animal, não são contagiosas e tendem a ser esporádicas, sazonais e associadas a determinados lotes de alimentos. São conhecidas mais de 100 espécies de fungos que elaboram micotoxina, entre esses são gêneros de importância veterinária:
Alternativas
Q1850563 Veterinária
A leishmaniose visceral canina, doença relevante para a saúde pública no Brasil e endêmica em cães, é a forma grave de leishmaniose, podendo ser fatal em casos não diagnosticados precocemente e tratados adequadamente. Sobre a Leishmaiose visceral é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1850564 Veterinária
A giardíase é uma enfermidade que está ligada ao universo das zoonoses, o protozoário apresenta o potencial de parasitar castores, gatos e cães, os quais, por sua vez, excretam cistos pelas fezes, que poluem reservas hídricas e alimentos utilizados pelo ser humano. Sobre o seu agente etiológico é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1850565 Veterinária
A raiva é uma doença que se manifesta em animais de sangue quente - principalmente mamíferos. O vírus da raiva desencadeia uma encefalite aguda e pode eventualmente provocar a morte do animal. Mais de 55.000 pessoas, principalmente crianças, morrem todos os anos de raiva no mundo todo. A maioria das mortes por raiva está conectada a mordidas de cães raivosos. Os casos de raiva humana oriundos de mordidas de animais selvagens, como raposas, guaxinins ou gambás, são raros. Sobre a raiva é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1850566 Veterinária
A Inspeção de Produtos de Origem Animal no âmbito do Ministério da Agricultura é da competência do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal - DIPOA, subordinado à Secretaria de Defesa Agropecuária - SDA. As ações de Inspeção são desenvolvidas em todo o Brasil com respaldo na legislação que regula as atividades a ela relacionadas e cabe ao DIPOA a coordenação, em nível nacional, da aplicação das leis, normas regulamentadas e critérios para a garantia da qualidade e a da segurança dos produtos de origem animal. Sobre a atuação do DIPOA é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q1850567 Veterinária
Hospedeiros animais e vetores artrópodes são os reservatórios para a maioria das Rickettsia. Vários microorganismos produzem infecções latente incluindo a Erlichia canis, Anaplasma marginale e Hemobartonella felis. Sobre a epidemiologia e ciclo das Rickettsias nos artrópodes é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1850568 Veterinária
O protozoário Toxoplasma gondii, agente etiológico da toxoplasmose, é um parasito intracelular obrigatório que tem a capacidade de invadir e se replicar em toda célula nucleada até hoje investigada. Esse parasito é capaz de infectar uma ampla gama de hospedeiros, incluindo seres humanos, animais domésticos e aves, sendo essa infecção uma das causas mais frequentes de zoonoses parasitárias. Sobre seu ciclo biológico é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1850569 Veterinária
A actinobacilose bovina é geralmente uma doença esporádica, mas podem ocorrer surtos de extensão limitada em rebanhos, causada por bacilos gram negativos, anaeróbios facultativos. É uma doença que cursa com inflamação piogranulomatosa e é com mais frequência manifestada clinicamente em bovinos com um endurecimento da língua, denominado "língua-de-pau" e lesões potencialmente importantes ocorrem no tubo esofágico e nos linfonodos retrofaríngeos. Ao abate, se lesões com essas características forem encontradas, a conduta seria:
Alternativas
Q1850570 Veterinária
A Farmacodinâmica é o campo da farmacologia e medicina e medicina veterinária, que estuda os efeitos fisiológicos dos fármacos nos organismos vivos, seus mecanismos de ação e a relação entre concentração do fármaco e efeitos desejados e indesejados. Quando tratamos de medicamentos dizemos que a meia-vida de um medicamento é:
Alternativas
Q1850571 Veterinária
A Resolução CFMV nº 1138 de dezembro de 2016, aprova o Código de Ética do Médico Veterinário. O novo Código de Ética só entrou em vigor no dia 09 de setembro de 2017. O novo código visa mudanças estruturais no sentido da responsabilidade profissional, de forma a evitar a negligência, imprudência e imperícia no comportamento. No novo código:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: C
5: D
6: D
7: A
8: C
9: C
10: C
11: B
12: B
13: A
14: D