Questões de Concurso Público Prefeitura de São José do Cedro - SC 2021 para Professor de Geografia
Foram encontradas 11 questões
Observe o perfil de relevo a seguir.
A superfície terrestre é composta por diferentes tipos
de relevo: montanhas, planícies, planaltos e
depressões. O relevo corresponde às variações que
se apresentam sobre a camada superficial da Terra.
A análise da imagem permite afirmar que a forma de
relevo representada pelo número I é:
Observando a região onde está localizada a camada do Pré-Sal, considera-se que o petróleo brasileiro é encontrado na estrutura geológica conhecida como bacia sedimentar, que consiste em:
Há ou não montanhas no Brasil?
Alguns estudiosos consideram que no Brasil não há montanhas porque esse tipo de forma de relevo é originado por dobramentos modernos, que não existem no território brasileiro. Porém, de acordo com o Conselho Nacional de Meio Ambiente, a legislação brasileira considera que há sim esse tipo de formação no Brasil.
No Brasil, especificamente nos estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, localiza-se a Serra do Espinhaço, considerada uma das maiores montanhas do mundo.
Serra do Espinhaço
Segundo Jurandyr Ross, grande geógrafo brasileiro, as cadeias de montanhas no Brasil apresentam aspectos serranos em suas extensões.
Disponível em: udiosooss%20conideram%%200que%%200notppo%%22de%%%2 0ormma%CC33%%A7%%CC3%A3o%%20noo%%20rasl(Fragmmen/Adaptdo) o,tipo%20de%20forma%C3%A7%C3%A3o%20no%20Brasil.(Fragmento/Adaptado)
As baixas altitudes do relevo brasileiro, quando
comparadas às grandes cordilheiras do planeta, são
justificadas por:
Sismo aconteceu em Águia Branca e foi sentido no distrito de Lajinha, em Pancas.
Tremor foi registrado em por três estações da Rede Sismográfica Brasileira.
Tremor de terra foi registrado no Noroeste do ES
Um pequeno tremor de terra foi registrado no município de Águia Branca, no Noroeste do Espírito Santo, na manhã desta quarta-feira (12). O sismo não causou danos materiais e ninguém se feriu.
O evento de magnitude 1.3 (MLv), considerada baixa, foi registrado por três estações da Rede Sismográfica Brasileira e analisado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Unb).
Sem entender a causa do tremor de terra, os moradores acionaram a Defesa Civil do município. De acordo com o coordenador do órgão, Leandro Rocha, a suspeita era de que detonações de pedras estariam sendo feitas próximas a localidade.
"Mas aqui em volta de Lajinha não encontramos nenhum tipo de implosão de terra ou desplacamento de rocha", contou.
O professor do Observatório Sismológico da UnB George Sand explicou que os registros de tremores de terra na região são comuns. No entanto, a baixa magnitude dos sismos os tornam, na maior parte das vezes, imperceptíveis à população. https://www.agazeta.com.br/es/cotidiano/espirito-santo-ja-registrou-dois-tremores -de-terra-em-2020-0620
Por mais que muitos pensem o contrário, é comum a ocorrência de abalos sísmicos em território brasileiro. Isso ocorre uma vez que:
A estabilidade geológica do território brasileiro e a instabilidade geológica do território chileno são justificadas respectivamente pela:
CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO NÃO AMEAÇA PLANETA, CONSUMO SIM. ENTREVISTA COM ROBERTO LUIZ DO CARMO
Data: 28 de maio de 2020
Em 1798, um economista britânico chamado Thomas Malthus formulou uma teoria populacional que previa um apocalipse de fome e guerra se a população humana não parasse de crescer. Sua ideia era que a população cresceria em progressão geométrica, enquanto nossa capacidade de produzir alimentos só cresceria em progressão aritmética. Logo, em um futuro próximo, faltaria comida para alimentar tanta gente.
Hoje, mais de dois séculos depois, a previsão não se confirmou. A população não parou de crescer e estamos todos, bem ou mal, vivos. Mas a teoria malthusiana ainda ressoa entre os mais alarmistas - principalmente agora que atingimos mais de 7 bilhões de seres humanos. Como dar comida para essa multidão? Como impedir o colapso de nosso já desgastado meio ambiente?
https://www.ufjf.br/ladem/2020/05/28/crescimento-da-populacao-nao-ameaca-planeta-consumo-sim-entrevista-com-roberto-luiz-do-carmo/. (Fragmento)
De acordo com a reportagem, a Teoria Malthusiana
não se confirmou. Dentre os argumentos que
justificam a não concretização da teoria em questão,
assinala-se:
Um tremor de magnitude 6,1 ocorreu nesta quarta-feira (20) no Oceano Pacífico próximo à costa do Japão, informou o Serviço Geológico dos EUA (USGS). Segundo o órgão, o abalo aconteceu a 281 km a leste da cidade de Kamaishi.
Ainda não há informação se o terremoto foi sentido em território japonês.
O terremoto ocorreu menos de 24 horas depois de um outro poderoso tremor atingir Cidade do México, deixando centenas de mortos.
https://g1.globo.com/mundo/noticia/tremor-ocorre-no-mar-proximo-a-costa-dojapao.ghtml.
Entende-se que a melhor justificativa para a ocorrência de terremotos no Japão se dá pelo país possuir um território:
O geógrafo Milton Santos (1926 - 2001) em um de seus trabalhos expôs as consequências do rápido processo de industrialização e urbanização do Brasil. É possível inferir que as consequências desses processos são:
Observe um exemplo:
A partir da análise do climograma, verifica-se que o clima brasileiro representado é o:
Longo engarrafamento nos dois sentidos da via foi registrado no final da tarde desta quinta-feira (1°). A Rodosol informou a ocorrência de um veículo com pane
No final da tarde desta quinta-feira (1º), o trânsito na Terceira Ponte lembra para muitos motoristas uma cena cotidiana nos períodos anteriores ao isolamento social. Quem trafega pelo local deve ter muita paciência para o congestionamento que se forma nos dois sentidos da via.
A Rodosol informou que um veículo com pane no local foi registrado por volta das 17h10, no sentido Vila Velha. Equipes já atuam no local para realizar a remoção do veículo. Não há ocorrências no sentido Vitória, apenas o fluxo intenso, segundo a concessionária.
Em função do grande fluxo de veículos, um longo congestionamento se formou ao longo da Terceira Ponte. O motorista que trafega no sentido Vitória x Vila Velha encontra impactos desde a Reta da Penha. No sentido Vila Velha x Vitória o congestionamento tem início no vão central da ponte e se estende até o pedágio. https://www.agazeta.com.br/es/transito/motoristas-enfrentam-transito-intenso-na -terceira-ponte-1020
A notícia retrata uma situação bastante comum no cotidiano dos moradores da Grande Vitória, representada pelos constantes congestionamentos registrados em grande parte das cidades brasileiras. Além dos problemas de infraestrutura viária, uma das principais causas destes congestionamentos relaciona-se a ocorrência de um dos principais fluxos migratórios presentes nos espaços urbanos:
"SC teve 2,4 mil registros de meteoros em julho."
(www.nsctotal.com.br)
A estação Monte Castelo, localizada ao norte do estado, registrou o fenômeno. Mas, o que são meteoros?