Questões de Concurso Público Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC 2021 para Médico Veterinário

Foram encontradas 14 questões

Q1744273 Veterinária
O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) emprega as definições técnicas e científicas estabelecidas por órgãos e instituições internacionais dos quais o País é membro signatário, em especial a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A definição dos seus limites geográficos é de responsabilidade do serviço veterinário oficial, levando em consideração as características epidemiológicas da doença, os sistemas de produção pecuária predominantes, a estrutura de comunicação e de rede viária disponível e a presença de barreiras naturais capazes de impedir a disseminação da doença. A área de proteção sanitária é a área geográfica estabelecida em torno dos focos de febre aftosa, de acordo com a estratégia para contenção e eliminação do agente infeccioso que deverá abranger:
Alternativas
Q1744274 Veterinária
As leishmanioses são doenças parasitárias causadas por algumas espécies do gênero Leishmania, diferenciadas apenas por meio de características bioquímicas, imunológicas ou mesmo patológicas. As espécies estão reunidas em três complexos: Leishmania brasiliensis, Leishmania mexicana e Leishmania donovani. Quanto a sua classificação e forma infectante nos mamíferos é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1744275 Veterinária
A orientação ao uso responsável e prudente de agentes antimicrobianos em medicina veterinária, tem como objetivo:
Alternativas
Q1744276 Veterinária
No Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017 que Regulamenta a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e a Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal do âmbito de atuação, pode-se afirmar:
Alternativas
Q1744277 Veterinária
A alimentação higiênica é uma das condições essenciais para a promoção e a manutenção da saúde e deve ser assegurada pelo controle eficiente da qualidade sanitária do alimento em todas as etapas da cadeia alimentar. A deficiência nesse controle é um dos fatores responsáveis pela ocorrência de surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA). A higiene dos alimentos consiste, portanto, na adoção de medidas preventivas e de controle para a remoção de agentes causadores de doenças. A Escherichia coli é um agente causador de DTA e seu fator determinante na ocorrência da doença e o que ela causa são:
Alternativas
Q1744278 Veterinária
Em relação ao bem-estar animal, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) por meio da Resolução CFMV no 1138 de dezembro de 2016, em conjunto com os Conselhos Regionais de Medicina Veteriinária (CRMV), aprovou o novo Código de Ética do Médico Veterinário que entrou em vigor no dia 09 de setembro de 2017 e introduziu, em seu teor, artigos voltados ao tema, suprindo a omissão existente e promovendo um relevante avanço em relação ao código anterior (CFMV, 2017). Nesse documento, o artigo 3º dos Princípios Fundamentais traz como um dever do médico veterinário:
Alternativas
Q1744279 Veterinária
As Hantaviroses são antropozoonoses virais agudas, cujas infecções em humanos podem se manifestar sob várias formas clínicas, desde o modo inaparente ou como enfermidade subclínica, cuja suspeita diagnóstica fundamenta-se nos antecedentes epidemiológicos, tendo como agente etiológico:
Alternativas
Q1744280 Veterinária
Os coronavírus têm uma ampla gama de hospedeiros animais, várias espécies animais abrigam esses patógenos e apenas algumas delas contraem uma infecção grave (Cui et al. 2019; Andersen et al. 2020). Entre os animais de grande porte, os coronavírus bovinos (BoCoVs) possuem potencial zoonótico por serem isolados de crianças assintomáticas e também afetando diversos ruminantes domésticos e silvestres. Quais são as manifestações clínicas causadas nesses animais?
Alternativas
Q1744281 Veterinária
O Sporothrix sp. pode acometer espécies como os equinos, felinos e caninos, além do homem. Sobre a classificação desse microorganismo e entre as manifestações clínica em felinos, podemos afirmar que:
Alternativas
Q1744282 Veterinária
Sabe-se que é uma infração ao código de ética médica veterinária:
Alternativas
Q1744283 Veterinária
Na inspeção sanitária de produtos de origem animal o sistema que identifica, avalia e controla perigos que são significativos para a inocuidade dos produtos de origem animal é o:
Alternativas
Q1744284 Veterinária
Entende-se por vigilância sanitária:
Alternativas
Q1744285 Veterinária
A homeostase é uma das características fundamentais dos seres vivos que permite a manutenção do ambiente interno dentro de limites toleráveis. Como base para a adaptação, os organismos mais evoluídos farão uso principalmente de dois recursos básicos: o sistema nervoso, atuando basicamente no controle, e o sistema endócrino, atuando principalmente na sinalização. Entre eles temos a regulação térmica que:
Alternativas
Q1744286 Veterinária
A raiva é uma zoonose de grande importância na saúde pública, o paciente com quadro neurológico agudo (encefalite), que apresente formas de hiperatividade, seguido de síndrome paralítica com progressão para coma, sem possibilidade de diagnóstico laboratorial, mas com antecedente de exposição à provável fonte de infecção é tomado incluído como suspeito por critério clínico-epidemiológico. Em termos de prevenção da disseminação e controle da raiva é CORRETO afirmar que faz parte dessa ação:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: D
5: D
6: C
7: A
8: A
9: D
10: B
11: B
12: C
13: B
14: D