Questões de Concurso Público Prefeitura de Palma Sola - SC 2022 para Médico Veterinário

Foram encontradas 14 questões

Q1910330 Veterinária
Os procedimentos de inspeção ante e post mortem com base em risco se aplicam exclusivamente aos estabelecimentos de abate de suínos registrados no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária (DIPOA/SDA). Os procedimentos de inspeção ante e post mortem com base em risco não se aplicam:
Alternativas
Q1910331 Veterinária
A Leishmaniose é uma doença de regiões tropicais e subtropicais transmitida para o homem e outros mamíferos pela picada de mosquito. Esta doença potencialmente fatal pode estar localizada na pele ao redor da picada do mosquito ou pode infectar o baço e o fígado e causar uma infecção sistêmica. A Leishmaniose Canina (LC) é classificada como uma Leishmaniose Visceral (LV), dado que o agente provoca a LV em humanos, contudo a síndrome observada em cães combina quase sempre a doença visceral e a cutânea em simultâneo. Os parasitas do gênero Leishmania:
Alternativas
Q1910332 Veterinária
Intoxicações por plantas são importante causa de morte de bovinos e de perdas diretas e indiretas no rebanho brasileiro. Embora a importância das intoxicações por planta possa variar de região para região, muitas plantas tóxicas causam prejuízos consideráveis em várias regiões em virtude da existência dessas espécies difundidas no Brasil (RISSI et al., 2007; TOKARNIA et al., 2012). Nas intoxicações por Brachiaria sp. temos como sinais clínicos e achados de necropsia:
Alternativas
Q1910333 Veterinária

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Microbiologia de Brock [recurso eletrônico] / Michael T. Madigan ... [et al.]; [tradução: Alice Freitas Versiani ... [et al.]; revisão técnica: Flávio Guimarães da Fonseca]. - 14. ed. - Porto Alegre : Artmed, 2016.



A peste silvestre é enzoótica em diversos roedores, incluindo esquilos da terra, cães de pradaria, tâmias e camundongos. Os ratos são os hospedeiros primários em comunidades urbanas e normalmente eram hospedeiros associados a episódios de peste silvestre que desencadearam pandemias humanas durante a Idade Média. As pulgas no ciclo pode ser consideradas: 

Alternativas
Q1910334 Veterinária
Ameaças globais necessitam de uma resposta global, e novas doenças ou emergentes devem ser contidas assim que surgem. A detecção precoce e a notificação de doenças, bem como o compartilhamento de informações e de agentes patogênicos entre países, são o segredo para uma pronta resposta no âmbito nacional e global. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (WHO), a Organização da Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o termo zoonose emergente é definido como: 
Alternativas
Q1910335 Veterinária
A inspeção e a fiscalização a que se refere este artigo abrangem, sob o ponto de vista industrial e sanitário, a inspeção ante mortem e post mortem dos animais, a recepção, a manipulação, o beneficiamento, a industrialização, o fracionamento, a conservação, o acondicionamento, a embalagem, a rotulagem, o armazenamento, a expedição e o trânsito de quaisquer matérias-primas e produtos de origem animal. A inspeção e a fiscalização de que trata o DECRETO Nº 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017, serão realizadas: 
Alternativas
Q1910336 Veterinária
Carcinomas adrenais são tumores malignos do córtex adrenal, funcionalmente autônomos. Muitos dos tumores adrenais são não funcionais, e sintomas clínicos são causados por invasão local do tumor para o interior dos tecidos ao redor, metástases a distância ou ambas. Os tumores funcionais secretam quantidades excessivas de cortisol, o qual inibe a secreção do ACTH hipofisário e causa atrofia da adrenal contralateral. Com base na classificação adenomas adrenais são:
Alternativas
Q1910337 Veterinária
Segundo o Código de Ética do Médico Veterinário, quanto ao seu comportamento profissional, é vedado ao médico veterinário:
Alternativas
Q1910338 Veterinária
A Aglepristona (Alizin - nome comercial), é um hormônio esteroide antiprogestágeno sintético. Tem alta afinidade por receptores da progesterona, 3 vezes mais do que a própria progesterona, sem produzir os efeitos desse hormônio. Liga-se aos receptores da progesterona. Suas indicações clínicas para cadelas e gatas, incluem:
Alternativas
Q1910339 Veterinária
O tétano é uma doença grave, que traz risco à vida. Encontrada na forma esporulada nas fezes dos animais e no ambiente. É uma doença tóxico-infecciosa que acomete animais domésticos e o homem, considerada de extrema gravidade e, na maioria das vezes, evolui para óbito. Embora o tétano seja uma doença que pode ser prevenida por imunização no homem. A gangrena gasosa é provocada pelo crescimento em tecido mortos de bactérias relacionadas com o patógeno do tétano, que conduzem a uma putrefação gasosa e perda do membro infectado, ou ainda morte em detrimento do choque sistêmico. Ambas as doenças são causadas por uma bactéria chamada:
Alternativas
Q1910340 Veterinária
Bem-estar animal indica como um animal está lidando com as condições em que vive. Um animal está em bom estado de bem-estar (quando indicado por evidência científica) se estiversaudável, confortável, bem nutrido, seguro, for capaz de expressar seu comportamento inato, e se não está sofrendo com estados desagradáveis, tais como dor, medo e angústia. E requer prevenção de doenças e tratamento veterinário apropriados, abrigo, manejo e nutrição apropriados, manipulação e abate ou sacrifício humanitários. Referindo-se ao estado do animal, o tratamento que o animal recebe é coberto por outros termos, tais como cuidado animal, criação e tratamento humanitário. Dentre os princípios gerais para o bem-estar dos animais em sistemas de produção, podemos afirmar que:
Alternativas
Q1910341 Veterinária
Um surto epidêmico é caracterizado pela ocorrência epidêmica de determinada doença em um espaço extremamente delimitado. Nos surtos epidêmicos explosivos a manifestação da doença ocorre:
Alternativas
Q1910342 Veterinária
O Cryptosporidium parvum infecta diversos animais de sangue quente, em particular o gado bovino. O C. parvum produz cistos de parede espessa, altamente resistentes, chamados de oocistos, os quais alcançam a água por meio das fezes de animais infectados. A infecção é, então, transmitida a outros animais e a seres humanos quando estes bebem a água contaminada com fezes. 
Imagem associada para resolução da questão Oocistos de parede espes- sa do C. parvum, nesta amostra de fezes, possuem cerca de 3 mm de diâmetro (Microbiologia de Brock, 2016).
A criptosporidiose tem como sintomatologia nos bovinos: 
Alternativas
Q1910343 Veterinária
As micoses em animais, como em cães e gatos, são infecções fúngicas mais comuns apresentam-se como lesões na pele do animal, seguidas de coceiras e falhas na pelagem. Outras dermatomicoses são assintomáticas, exigindo diagnósticos precisos para cada caso, além de protocolos terapêuticos que vão além de medicações. Sabe que os fungos causam doenças por meio de três mecanismos principais:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: D
5: A
6: D
7: C
8: D
9: C
10: D
11: A
12: A
13: C
14: A