Questões de Concurso Público Prefeitura de São João do Oeste - SC 2022 para Médico da Estratégia de Saúde da Família

Foram encontradas 20 questões

Q1947841 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA que tem padrão de herança autossômico dominante, caracteriza-se por hemangioblastomas do sistema nervoso central, angiomas de cerebelo e retina, carcinomas e cistos renais, cistadenoma de epidídimo, cistos viscerais, feocromocitomas e tumores de ilhotas pancreáticas.
Alternativas
Q1947842 Medicina
Com base nos princípios do SUS, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1947843 Medicina
Com base nos fármacos e agentes que podem induzir hipertensão arterial, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a uma anorexígenos / sacietógenos.
Alternativas
Q1947844 Medicina
Em relação a micoses pulmonares primárias, analise as afirmativas abaixo:

I.A coccidioidomicose está associada a indivíduos imunocompetentes que têm massas inflamatórias significativas e comumente produz sequela neurológica que exige cirurgia e terapia antifúngica prolongada.
II.A criptococose gattii tem amplo espectro de manifestações clínicas, variando desde síndrome tipo influenza até quadro típico de pneumonia, com escarro purulento, e às vezes com raias de sangue.
III.Na blastomicose, a infecção pulmonar primária tem curso assintomático/sintomático autolimitado. A doença pulmonar crônica pode evoluir insidiosamente com ou sem manifestações extrapulmonares.
IV.Na paracoccidioidomicose, o quadro clínico é insidioso e progressivo, podendo observar-se quatro formas clínicas: pulmonar aguda, pulmonar crônica, disseminada aguda/subaguda e disseminada crônica.

Qual(is) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?
Alternativas
Q1947845 Medicina
Com base no Código de Ética Médica, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1947846 Medicina
Em relação aos sinais e sintomas de maior interesse nas doenças cardiovasculares, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q1947847 Medicina
Com base nos estalidos, registre V, para verdadeiro, ou F, para falso, nos itens abaixo:

( )Os estalidos meso e telessistólicos, únicos ou múltiplos são atualmente admitidos como simples acentuação do componente da primeira bulha, originando-se na via de saída dos ventrículos.
(  )Os estalidos protossistólicos ou de ejeção, são originados, em geral, pela tensão de aderências pericárdicas ou pleuropericárdicas resultantes de inflamação prévia desses folhetos.
( )Estalidos diastólicos ocorrem somente na protodiástole, e sua gênese está relacionada à abertura das valvas atrioventriculares.
(  )Os estalidos protodiastólicos são melhor audíveis na margem direita do esterno.

Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo:
Alternativas
Q1947848 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA que é caracterizada por cornos cutâneos na metade lateral da margem supraorbital, cutis verticis gyrata e opacidade da córnea. Não apresenta nenhuma alteração endócrina nem de sela túrcica.
Alternativas
Q1947849 Medicina
Há diversos modos de se classificar as bronquiectasias. De acordo com a apresentação radiológico-patológica, elas são classificadas. Assinale a alternativa CORRETA relacionada a varicosas.
Alternativas
Q1947850 Medicina
Com base na Lei do Ato Médico, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1947851 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA que é responsável pela síndrome de Zollinger-Ellison, provocada pela secreção ectópica de gastrina, resultando em hipercloridria. Incide mais comumente em homens em torno de 40 anos, e é frequente o atraso no diagnóstico. 
Alternativas
Q1947852 Medicina
Com base nos sinais e sintomas que sugerem determinado tipo de tumor do intestino delgado, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a um tumor mais provável com sinais/sintomas de intussuscepção + pigmentação.
Alternativas
Q1947853 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA que é uma importante complicação na imunossupressão, sobretudo na granulocitopenia.
Alternativas
Q1947854 Medicina
Com base na doença hepática gordurosa não alcoólica e suas definições relacionadas, assinale a alternativa CORRETA relacionada a presença de esteatose hepática, sem evidência de lesão hepatocelular na forma de degeneração balônica ("balonização") dos hepatócitos ou evidência de fibrose. O risco de progressão para cirrose e insuficiência hepática é mínimo.
Alternativas
Q1947855 Medicina
Com base no câncer de pâncreas, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a um tumor que, em geral, é grandes dimensões, mais frequentes em mulheres jovens, de aspecto sólido cístico à tomografia computadorizada. Com o advento e a utilização cada vez mais frequente dos métodos de imagem, esses tumores têm sido diagnosticados mais precocemente e, portanto, com menores dimensões. 
Alternativas
Q1947856 Medicina
Em relação aos distúrbios do potássio, analise as afirmativas abaixo:

I.Distúrbios na regulação ácido-base levam a alterações plasmáticas de potássio.
II.A alcalemia induzida na bulimia é a principal causa da hipercalemia.
III.A lesão renal aguda e a doença renal crônica são causas de hipercalemia.
IV.Drogas como anfotericina, cisplatina, tenofovir, aminoglicosídeos, diuréticos de alça e inibidores da NaCI do túbulo distal, como os tiazídicos, podem induzir à hipercalemia.

Qual(is) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)? 
Alternativas
Q1947857 Medicina
Em relação a síndrome de Nelson (SN), é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q1947858 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a uma manifestação clínica da cirrose que possui a seguinte fisiopatologia: sobrecarga de volume por maior retenção de sódio e água e consequente acúmulo de líquido na cavidade peritoneal pelo regime de hipertensão portal e hipertensão linfática secundária às alterações estruturais hepáticas.
Alternativas
Q1947859 Medicina
Há alguns anos, estão disponíveis exames de troponina cardíaca de alta sensibilidade, que possuem características em relação ao exame convencional de troponina (Sayão, 2019). Com base nas características em relação ao exame convencional de troponina, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1947860 Medicina
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a uma infecção reconhecida predominantemente em indivíduos imunocomprometidos pela AIDS determinada por parasitas intestinais pertencentes principalmente às espécies Enterocytozoon bieneusi e Encephalitozoon intestinalis. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: D
5: D
6: D
7: B
8: D
9: A
10: C
11: D
12: D
13: C
14: A
15: D
16: A
17: C
18: D
19: C
20: D