Questões de Concurso Público Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC 2022 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 20 questões

Q1922791 Fonoaudiologia
Se tomarmos a linguagem como objeto formal, podemos analisar a morfologia do significante ao menos em níveis de segmentação diferentes, dependendo do tamanho da unidade de análise escolhida, tais como:
I.Alfabéticos (fonemas ou letras).
II.Lexical (palavras).
III.Sintático (orações).
IV.Discursivo (períodos completos com unidade temática).
V.Signo (significante e significado).
Marque a série CORRETA para o conteúdo enunciado.
Alternativas
Q1922792 Fonoaudiologia
Fonética e Fonologia centram-se no estudo dos sons da fala, os Fonemas são as menores unidades sonoras da fala, Letra é o sinal gráfico que representa o som.
Nesse contexto, marque a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1922793 Fonoaudiologia
Os problemas das etiologias das alterações da linguagem, da fala e da comunicação deve ser tratado de acordo com a forma clínica específica de cada uma. Em geral, as etiologia podem ser classificadas em: genéticas, evolutivas, lesionais, ambientais e emocionais.
Nessa dimensão científica, marque a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1922794 Fonoaudiologia
Sobre "Desenvolvimento e aquisição de linguagem", podemos dizer que: Um consenso de vários autores é a existência de duas regiões no córtex cerebral envolvidas com a contextualização da linguagem.
Nessa dimensão científica, temos a considerar que:
I.A primeira, mais anterior, é denominada área de Broca; a segunda, de localização posterior, é denominada Área de Wernicke.
II.O fascículo arqueado (fascículo longitudinal superior) é responsável pela transmissão de mensagem da Área de Wernicke para a Área de Broca.
III.A localização da Área de Broca está no lobo frontal do cérebro cuja função é atuar como centro do discurso.
IV.Embora existam outras áreas do cérebro que também influenciam a fala (área de Wernicke e o córtex motor), Área de Broca é considerada o componente central.
Marque a alternativa com a série CORRETA. 
Alternativas
Q1922795 Fonoaudiologia
Sabendo-se que os Fonoaudiólogos dispõem de "Técnicas para vocalizar com facilidade", marque a alternativa com informação INCORRETA. 
Alternativas
Q1922796 Fonoaudiologia
Analise as assertivas:
I.A geração de laudos é um avanço em todas as áreas da medicina, no caso da fonoaudiologia a situação não é diferente.
II.As vantagens do uso de software médico para auxiliar os fonoaudiólogos são evidentes. Um desses benefícios é o fato de que as informações acerca do paciente ficam vinculadas e relacionadas aos laudos, isso agiliza o processo de acompanhamento e consulta.
III.No âmbito hospitalar, o fonoaudiólogo intervém principalmente, na (Re)habilitação da deglutição e da comunicação.
IV.Os recursos proporcionados pela Comunicação Suplementar Aumentativa tem significativa importância no tratamento fonoaudiológico hospitalar, essencialmente para facilitar a sintonia com os familiares.
V.Os pacientes que estão hospitalizados em diversos setores do hospital podem evoluir com alterações da expressão verbal de grau leve a severo decorrentes de comprometimentos motores, sensoriais e linguístico - cognitivo.
Marque a alternativa com a série CORRETA.
Alternativas
Q1922797 Fonoaudiologia
No momento de iniciar a reeducação de uma disfonia, o fonoaudiólogo não precisa dispor de:
Alternativas
Q1922798 Fonoaudiologia
A linguagem do meio social é um fator de indubitável importância na evolução da capacidade linguística. (...) As diferenças entre contexto interativos costumam traduzir-se em diferentes estilos e modos da linguagem. Assim, dois grupos sociais podem compartilhar as generalidades do código (por ex: ser falante de francês) e oferecer diferentes: ______________.
Marque a denominação coerente para completar a ideia do enunciado.
Alternativas
Q1922799 Fonoaudiologia
Percebe-se, na Linguagem Falada, a ocorrência de Atraso de Linguagem (aquisição tardia da linguagem em cuja evolução podem persistir dificuldades na organização fonológica, morfológica, sintática e semântica).
Sobre os "Distúrbios mais comuns da Linguagem e da Comunicação", tem-se que:
I."Distúrbio de articulação da linguagem devido a alterações do controle muscular dos mecanismos da fala provocadas por lesões do sistema nervoso central e/ou do periférico, nesse tipo de distúrbio a alteração de expressão é permanente e uniforme, não existe dissociação automático - voluntária".
II."É a perda da capacidade de compreender e/ou expressar-se pela linguagem oral em consequência de lesão neurológica central específica".
III."Distúrbio da expressão da fala devido a alterações anatômicas dos órgãos fonoarticulatórios (Ex: fissura palatina)".
Os elementos das informações identificam, respectivamente: 
Alternativas
Q1922800 Fonoaudiologia
O Processamento Auditivo Central (PAC) avalia uma série de operações mentais que o indivíduo realiza ao lidar com informações recebidas via o sentido da audição, ou seja, avalia como o cérebro processa (analisa e interpreta) às informações que o indivíduo escutou. Dessa forma, existem habilidades que se desenvolvem ao longo do tempo como, por exemplo, localização sonora, discriminar e reconhecer sons memorizá-los em sequências, são algumas das habilidades que estão envolvidas nesse processo. Alterações de processamento auditivo central podem ocorrer mesmo em pessoas com audição normal.
Nessa dimensão científica, analise as assertivas com V, para verdadeiro, ou F, para falso: 
(__)A avaliação do processamento auditivo (PA) é um procedimento de grande valia na clínica fonoaudiológica, porque, pela precoce detecção e caracterização de alteração na capacidade de manipulação da mensagem sonora, é possível nortear a conduta terapêutica fonoaudiológica para maximizar a eficiência da comunicação oral.
(__)Na fonoaudiologia, preconiza-se uma avaliação composta de testes comportamentais e/ou eletrofisiológicos, que devem ser interpretados de forma conjunta e integrada.
(__)O principal objeto da avaliação do processamento auditivo central em crianças é verificar a integridade e o estado de neuromaturação da via auditiva.
(__)O exame é realizado em uma única etapa feito dentro de uma cabine acústica.
Marque a alternativa com a série CORRETA.
Alternativas
Q1922801 Fonoaudiologia
A linguagem oral começa a se manifestar por volta do segundo ano de vida. A maioria das crianças começa a produzir os primeiros vocábulos dotados de significado nesta fase.
Nessa perspectiva, tem-se que, inicialmente, as emissões da criança são associadas: __________.
Marque a alternativa com expressão que completa coerentemente o enunciado:
Alternativas
Q1922802 Fonoaudiologia
De acordo com a classificação das Disartrofonias, elas se classificam em: flácida, espástica, atáxica, hipocinética, hipercinética e mista.
Considerando os "Distúrbios do movimento", marque o único tipo de desartrofonia que não é observada. 
Alternativas
Q1922803 Fonoaudiologia
Oralidade é a prática de uso da língua natural por meio da produção sonora, em diversos gêneros de textos orais, nos mais diferentes contextos e níveis de formalidade. Na oralidade, temos a fala (forma de produção textual por meio de sons articulados e de significados), acompanhada de outros aspectos, entre os quais, temos:
I.A Prosódia.
II.A entonação ou entoação.
III.As expressões faciais e os gestos.
IV.Os movimentos corporais.
Marque a alternativa com a série CORRETA.
Alternativas
Q1922804 Fonoaudiologia
Os pacientes com Paralisia Cerebral (PC) internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) infantil, em apartamentos individuais ou coletivos, são encaminhados para o Fonoaudiólogo através da conduta do Médico Pediatra ou Neonatologista responsável pela UTI e pelo Médico (Clínico Geral ou Neurologista), responsável pelos leitos hospitalares. Após este encaminhamento, o paciente é avaliado pelo Fonoaudiólogo.
Nessa perspectiva, analise as assertivas:
I.Geralmente, as crianças, encaminhadas para a reabilitação fonoaudiológica, possuem um grande tempo de internação, ou internações frequentes de curtos períodos por problemas clínicos diversos, entre eles está a dificuldade de alimentação.
II.Nas crianças com PC as dificuldades para alimentação podem prejudicar o quadro clínico global e vice versa, como ocorre em casos de doença de refluxo gastroesofágico (DRGE), patologia que está frequentemente associada à PC.
III.Também são encaminhados os recém-nascidos (RN) e bebês com perda ou nenhum ganho de peso em razão das dificuldades na execução das funções de deglutição e sucção e que apresentam histórico indicativo de PC.

Estão CORRETAS:
Alternativas
Q1922805 Fonoaudiologia
A sintomatologia da Paralisia Cerebral (PC) indica a persistência de reflexos primitivos demonstrados muitas vezes pelas reações exacerbadas, alterações nos planos de movimentos e da integridade do sistema sensorial acarretando disfunções alimentares de maior ou menor relevância no quadro clínico global do paciente. O sistema sensório-motor oral poderá se apresentar de diferentes formas dependendo do tipo da Paralisia Cerebelar (PC): PC Espástico, PC Atetoide, PC Atáxico. (...)
Fonte: (RIOS, Jacintho de Azevedo. Fonoaudiologia Hospitalar. Coleção CEFAC. S. Paulo. Cap. X. p. 100/1.)
Com base nos tipos da PC (Relação dos sintomas e o comportamento global da criança), analisando as características da "PC Atáxico", analise as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso).
(__)Tônus bem aumentado.
(__)Padrão respiratório inconsistente.
(__)Tremores de movimento e déficits perceptuais.
(__)Coordenação e balanço pobres.
Marque a alternativa com a série CORRETA.
Alternativas
Q1922806 Fonoaudiologia
O Fonoaudiólogo pode planejar as sessões de terapia com exercícios em níveis de prevenção e/ou intervenção precoce, para cuidar do paciente. Nessa vertente terapêutica, ele dispõe de "Exercícios Gerais para a Colocação da Voz", entre os quais, temos:
I-IA- IE- II- IO- IU (subindo e descendo) - (tornar voz aguda).
II-UA- UE- UI- UO- UU (subindo e descendo) - (tornar voz grave).
III-MI NI - MI NI - MI NI - MI NI (subindo) - (ressoante).
IV-UI-UI-UI-UI-UI-UI (desembutir a voz).
V-L-U-O-A - L-U-O-A - L-U-O-A - L-U-O-A (trazer a voz para os lábios).
Marque a alternativa com a série CORRETA. 
Alternativas
Q1922807 Fonoaudiologia
Estudos teóricos já comprovaram que a comunicação antecede a linguagem, sendo que o desenvolvimento desta depende essencialmente do desenvolvimento dos processos comunicativos estabelecidos pela criança nos primeiros meses de vida.
Nessa perspectiva, analise as assertivas:
I.No período de oito aos doze meses surgem condutas comunicativas novas que revelam a intenção comunicativa da criança seja como procedimento de iniciar um comportamento comunicativo interativo ou de responder às tentativas do adulto.
II.Seja intencionalmente, ou motivada por alguma razão, a criança busca meios de comunicar algo a alguém, utilizando-se de recursos elementares para agir sobre o outro como, por exemplo, olhar alternado entre o adulto e o objeto, esticar o braço, alternar o olhar, e manipular o adulto: pegar sua mão e levar ao objeto.
III.Os componentes caracterizados por atos motores, olhares e gestos são, normalmente, acompanhados de vocalizações.
Sobre o "Desenvolvimento e aquisição de linguagem", marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1922808 Fonoaudiologia
Considerando-se as "Bases para a Reeducação da Voz e da Fala", os Fonoaudiólogos podem trabalhar com elementos básicos para a aquisição de uma bela voz, tais sejam: relaxamento, respiração, ressonância, articulação, postura corporal e propriocepção.
Entre os "Exercícios iniciais para respiração", marque a alternativa com orientação INCORRETA.
Alternativas
Q1922809 Fonoaudiologia
A Disartrofonia acomete todos os sistemas da fonação, entre os quais não se inclui apenas:
Alternativas
Q1922810 Fonoaudiologia
A laringe é um curto canal que se encontra no pescoço adiante do esôfago. O comprimento no adulto é de 4 a 5 centímetros. Começa em cima na faringe e continua até embaixo pela traqueia.
Sobre a "Laringe e as Cordas Vocais", marque a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: D
5: D
6: A
7: C
8: C
9: A
10: B
11: D
12: A
13: A
14: A
15: B
16: C
17: C
18: D
19: A
20: D