Questões de Concurso Público Prefeitura de Palma Sola - SC 2023 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 14 questões

Q2231277 Fonoaudiologia
Qual é a diferença entre fonética articulatória e fonética acústica? 
Alternativas
Q2231278 Fonoaudiologia
Considerando as etapas do desenvolvimento da linguagem, julgue os itens a seguir em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(__)Na comunicação não verbal observamos a comunicação não verbal nos bebês desde o nascimento, através das contrações musculares, olhares e expressões faciais. Aos 11 meses, o apontar é um marco do desenvolvimento - o bebê começa apontando para algo que quer e depois com a intenção de compartilhar a atenção com outra pessoa.
(__)Na produção de sons os primeiros sons emitidos pelos bebês são labiais. À medida que se desenvolvem as crianças aprendem a produzir sons mais elaborados até que aprendem a combinar fonemas nas sílabas.
(__)Na estrutura das sílabas a formação silábica consoante vogal é a mais simples e quanto maiores, mais fáceis.
(__)Na estrutura das frases as crianças aprendem uma única palavra e a usam como frase. Com o tempo, aprendem a combinar duas palavras até que as frases vão ganhando mais elementos.
(__)No diálogo, até conseguir estabelecer um diálogo, a criança depende do adulto para adivinhar o que ela quer dizer com sua fala ainda pouco compreensível, com sons e sílabas soltas. À medida que aprendem a falar mais e o vocabulário aumenta, a fala fica mais fácil de ser compreendida.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo: 
Alternativas
Q2231279 Fonoaudiologia
A linguagem é primordial para a comunicação e ocorre por meio de conexões entre os sistemas visual e auditivo, ao mesmo tempo em que o sistema motor produz o discurso e a fala. Estudos demonstram que diferentes áreas corticais têm funções distintas e que o córtex cerebral se encontra dividido em regiões motoras e sensoriais primárias e secundárias responsáveis pelo processamento da informação somestésica e também por áreas de associação, secundárias e terciárias (GOMES, 2009). Considerando o contexto, analise as proposições abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:
I.As áreas sensoriais sensórias primárias recebem informações por meio dos órgãos sensoriais periféricos, permitindo sensações específicas. As áreas motoras primárias conectam-se diretamente com os músculos promovendo movimentos.
II.As áreas terciárias interpretam a informação das áreas secundárias, promovendo respostas mais complexas. As áreas de associação recebem e analisam informações, ao mesmo tempo, dos córtices motor e sensorial, bem como informações provindas de estruturas subcorticais e límbicas.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2231280 Fonoaudiologia
O Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) ocorre quando o indivíduo tem dificuldade em compreender as informações apresentadas, mesmo que tenha o aparelho auditivo dentro da normalidade (ASHA, 2005). Considerando o TPAC, analise as afirmativas abaixo:
I.Se o indivíduo for diagnosticado somente com o TPAC não é necessária medicação, somente estimulação nas habilidades auditivas alteradas.
II.No TPAC a audição periférica captura o som, como audição normal, mas não processa a informação, função da audição central. Outra alteração é a dificuldade em ouvir e interpretar em ambientes silenciosos, dificultando a comunicação diária.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2231281 Fonoaudiologia
Considerando a classificação das dislexias de acordo com a abordagem cognitiva, Qual alternativa apresenta os principais estímulos psicolinguísticos em que pacientes com Dislexia semântica apresentam erros?
Alternativas
Q2231282 Fonoaudiologia
Emissões otoacústicas (EOA) são sons produzidos pelo ouvido interno em resposta a um estímulo sonoro. Esses sons podem ser medidos com equipamentos específicos, chamados de sondas de EOA, e fornecem informações sobre a integridade das células ciliadas externas da cóclea e do sistema coclear em geral. Considerando os tipos de emissões, são as energias acústicas de banda estreita, provenientes da cóclea, sem que haja estimulação específica:
Alternativas
Q2231283 Fonoaudiologia
Descrever o aparelho fonador tem o objetivo de compreendermos o mecanismo de produção da fala e da articulação dos sons. Os órgãos da fonação podem ser divididos em três conjuntos de órgãos: o conjunto respiratório propriamente dito; o conjunto energético e o conjunto articulatório. Neste sentido, qual dos seguintes órgãos é parte do conjunto energético da fonação? 
Fonte:https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/15 201416022012Fonologia_da_Lingua_Portuguesa_aula_ 2.pdf
Alternativas
Q2231284 Fonoaudiologia
Considerando a laringe e as cordas ou pregas vocais, assinale a alternativa que apresenta o modo de vibração quando as pregas vocais se abrem e se fecham completamente durante o ciclo, gerando pulsos (sopros) de ar, que quando observados ao longo do tempo apresentam uma forma razoavelmente triangular:
Alternativas
Q2231285 Fonoaudiologia
 A avaliação audiológica é um conjunto de procedimentos e técnicas que têm como objetivo avaliar a audição do paciente, identificando possíveis alterações e deficiências auditivas. Quanto à audiometria tonal liminar, fundamental para o processo diagnóstico audiológico, ela determina:
Alternativas
Q2231286 Fonoaudiologia
As disfonias são distúrbios da voz que afetam a qualidade, a intensidade, a duração, a tonalidade e a estabilidade da voz humana. Considerando a classificação das disfonias, assinale a alternativa que melhor se refere à Disfonia organofuncional. 
Alternativas
Q2231287 Fonoaudiologia
A boca é responsável pelas funções de mastigação, deglutição, gustação e fonoarticulação, funções de grande importância nas relações interpessoais, enquanto a orofaringe é responsável pela função de deglutição. Tanto a boca quanto a orofaringe são regiões topográficas compostas por vários subsítios anatômicos diferentes, com especialização estrutural e funcional distinta. Considerando tais regiões, analise as proposições abaixo e em seguida assinale a alternativa CORRETA:
I.A boca é dividida em duas cavidades. O vestíbulo, limitado posterolateralmente pelos lábios e bochechas, e anterolateralmente pelos rebordos gengivais e trígono retromolar. A cavidade oral propriamente dita é o espaço entre os arcos dentais superior e inferior, anteriormente é limitada pelos rebordos gengivais e, posteriormente, é delimitada por uma linha vertical imaginária separando o palato duro do mole, os pilares amigdalianos anteriores e o "V" lingual.
II.A língua é a principal estrutura da boca. Suas funções estão relacionadas a fonoarticulação, formação e movimentação do bolo alimentar durante a mastigação e sua ejeção para a orofaringe, iniciando a fase faríngea da deglutição, auxílio na limpeza da boca e tem importante papel na gustação. Os 2/3 anteriores formam a língua oral enquanto o terço posterior, a base da língua, e faz parte da orofaringe.
É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q2231288 Fonoaudiologia
Qual é o resultado da ausência virtual do estímulo hipercápnico no sono REM? 
Alternativas
Q2231289 Fonoaudiologia
As submodalidades auditivas são as variáveis subjetivas que influenciam a forma como uma pessoa percebe um som. Essas submodalidades são importantes porque podem afetar a forma como uma pessoa processa e reage aos estímulos sonoros, incluindo a fala. Neste sentido que submodalidade auditiva se refere à localização espacial vertical dos sons? 
Alternativas
Q2231290 Fonoaudiologia
As dislexias e disgrafias podem ser classificadas de acordo com o critério neurológico e conforme modelos cognitivos. Considerando a classificação clássica das dislexias, assinale a alternativa que trata da dislexia decorrente de lesão no giro angular esquerdo:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: A
5: B
6: A
7: D
8: B
9: C
10: D
11: C
12: D
13: C
14: B