Questões de Concurso Público Prefeitura de São José do Cedro - SC 2023 para Professor de História - 1

Foram encontradas 13 questões

Q2244336 História
Por volta de 6 mil anos atrás, parte do litoral brasileiro atual (Sul e Sudeste) era habitada por povos seminômades que compartilhavam características culturais ligadas ao ambiente litorâneo. Algumas comunidades de caçadores-coletores do litoral ficaram conhecidas pelo costume de acumular conchas de moluscos ou ossos de animais em determinados locais. Essas comunidades, são chamadas de:
Alternativas
Q2244337 História
Apesar do feudalismo ter sido um sistema que caracterizou diversas regiões da Europa Ocidental por volta dos séculos IX ao XV, podemos afirmar que suas instituições são resultado de um longo processo histórico, mesclando elementos romanos e germânicos. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2244338 História
Portugal foi o primeiro país a empreender as Grandes Navegações no século XV. Dentre os motivos do pioneirismo português apontados pelos historiadores pode-se citar, EXCETO:
Alternativas
Q2244339 História
Considere o excerto abaixo:
"A amigável celebração da colheita de 1621 foi seguida por uma relação longa e dolorosa entre nativos americanos e colonos europeus. Muitos nativos americanos nos Estados Unidos veem o dia de Ação de Graças como um 'dia de luto nacional'".
Fonte: Departamento de Estado dos EUA/Embaixada dos Estados Unidos. "Dia de Ação de Graças". Publicado em novembro de 2011.
A interpretação do Dia de Ação de Graças como um dia de luto nacional se dá em razão:
Alternativas
Q2244340 História
Para R. Koselleck, a história dos conceitos pressupõe uma interação entre a linguística e a realidade. Para isso, é preciso diferenciar a palavra do conceito, haja vista que em todo conceito habita uma palavra. Assim, pode-se dizer que os conceitos se diferenciam das palavras na medida que são:
Alternativas
Q2244341 História
O conceito de história (Geschichte), como mostra R. Koselleck, sofre mutações definitivas no espaço de língua alemã a partir de meados do século XVIII. A partir da mudança de paradigma, a história passa a ser entendida como:
Alternativas
Q2244342 História
Considere o poema escrito por Estêvão de Fougères, religioso francês que viveu no século XII.
Os clérigos devem por todos orar Os cavaleiros sem demora Devem defender e honrar E os camponeses sofrer Cavaleiros e clero sem falha Vivem de quem trabalha Têm grande canseira e dor Pagam primícias, corveias, orações ou talha E cem coisas costumeiras E quanto mais pobre viver Mais mérito terá Das faltas que cometeu Se paga a todos o que deve Se cumpre com lealdade a sua fé Se suporta paciente o que lhe cabe: Angústias e sofrimento.
Fonte: FOUGÈRES, Estêvão de. In: DUBY, Georges. As três ordens ou o imaginário do feudalismo. Lisboa: Estampa, 1982. p. 309-311.
A partir da leitura do poema, é possível afirmar que:
Alternativas
Q2244343 História
Sobre as condições que levaram à instituição da República no Brasil, julgue os itens a seguir:
I.Os proprietários de terras tiveram posicionamento contrário à instituição da República, pois eram a favor da manutenção da escravidão.
II.Com a abolição da escravidão, houve o rompimento das alianças estabelecidas entre os senhores de escravizados e o governo do Império.
III.A frase "Somos da América e queremos ser americanos" era uma referência ao fato de o Brasil ser o único país que mantinha o regime monárquico no continente americano.
IV.As únicas instituições que permaneceram favoráveis à manutenção da monarquia no Brasil foram a igreja e o exército.
Está (ão) correta (s) apenas a (s) seguinte (s) proposição (ões):
Alternativas
Q2244344 História
O neocolonialismo é um fenômeno que ocorre quando países ou poderes econômicos exploram regiões ou nações independentes de maneiras sutis, como controle econômico e influência política, em busca de seus próprios interesses, sem a necessidade de uma ocupação territorial direta. Nesse sentido, o neocolonialismo do século XIX foi marcado pelo(a):
Alternativas
Q2244345 História
Segundo RUSEN (2015, p. 53) narrar é um procedimento mental próprio à constituição humana de sentido. Nesse sentido, pode-se dizer que narrar é um ato: 
Alternativas
Q2244347 História
Segundo o historiador Marc Bloch, é errado dizer que a história é uma ciência do passado. Para ele, por trás dos grandes vestígios sensíveis da paisagem e dos escritos, são os homens que a história quer capturar. Diante disso, pode-se afirmar que o objeto do estudo da história é:
Fonte: BLOCH, Marc. Apologia da História. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2002, p. 51.
Alternativas
Q2244348 História
Os registros portuários, enquanto fonte para o historiador, apresentam tanto possibilidades para análises seriais, como apresentam informações particulares sobre casos, embarcações, pessoas e produtos específicos. Pode-se dizer que o uso dos registros portuários pode ser fruto do(a): 
Alternativas
Q2244349 História
Sobre os tratados fronteiriços do século XVIII, relacione as colunas a seguir:
Coluna 1 1.Tratado de Santo Ildefonso (1777). 2.Tratado de Badajós (1801). 3.Tratados de Utrecht (1713 e 1715). 4.Tratado de Madri (1750).
Coluna 2 (__)Assinado entre representantes de Portugal e da França, estabelecia que o rio Oiapoque, no extremo norte da colônia, seria o limite de fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa.
(__)Estabeleceu que a região dos Sete Povos das Missões ficaria com os portugueses e a Colônia do Sacramento com os espanhóis.
(__)Estabelecido entre representantes dos reis da Espanha e de Portugal, determinava que a cada uma dessas nações caberia a posse das terras que ocupavam.
(__)Assinado por representantes de Portugal e Espanha, estabelecia que os espanhóis ficariam com a Colônia do Sacramento e a região dos Sete Povos das Missões.
A sequência correta é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: A
5: D
6: B
7: A
8: B
9: D
10: D
11: D
12: A
13: B