Questões de Concurso Público Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC 2023 para Agente Comunitário de Saúde - Controle de Endemias (Dengue)

Foram encontradas 14 questões

Q2195319 Enfermagem
A doença de Chagas é uma protozoose primária de animais silvestres que posteriormente se transmitiu ao homem devido à domiciliação das espécies vetores do parasito.
Fonte: https://antigo.uab.ufsc.br/biologia//files/2020/08/Parasitologia.pdf
No que se refere aos aspectos biológicos do vetor da doença de Chagas, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2195320 Enfermagem
Epidemiologicamente, a Febre Amarela pode se apresentar sob duas formas distintas: Febre Amarela Urbana e Febre Amarela Silvestre, diferenciando-se uma da outra pela localização geográfica, espécie vetorial e tipo de hospedeiro. No caso da Febre Amarela Urbana a transmissão se faz através da picada do mosquito Ae. aegypti , no ciclo:
Alternativas
Q2195321 Enfermagem
Em relação aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2195322 Enfermagem
A filariose linfática, ou elefantíase, como é conhecida na sua fase avançada por causar aumento e deformação dos membros inferiores, dentre outras regiões do corpo, é uma parasitose que atinge somente o homem. A transmissão da filariose linfática para o homem ocorre pela deposição de larvas L3, infectivas, na pele da pessoa picada pelo vetor (mosquito), fêmea do:
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ doencas_infecciosas
Alternativas
Q2195323 Enfermagem
A toxoplasmose é protozoose de distribuição mundial e de alta prevalência. Apresenta maior gravidade nas gestantes, devido à transmissão para o feto com consequências danosas, e também nos pacientes imunossuprimidos. A transmissão pode ocorrer de duas formas distintas: a toxoplasmose congênita ou a toxoplasmose adquirida.
Fonte: https://antigo.uab.ufsc.br/biologia
Nesse contexto, analise as assertivas e identifique as CORRETAS.
I.A toxoplasmose congênita é uma condição em que o parasita Toxoplasma gondii é transmitido da mãe infectada para o feto durante a gravidez.
II.A toxoplasmose adquirida, que ocorre pela ingestão de alimentos mal cozidos ou crus contaminados.
III.Os hábitos de higiene de felídeos domésticos e a grande proximidade de seres humanos com estes animais podem facilitar a ingestão de oocistos, também considerada como forma de transmissão congênita.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2195324 Enfermagem
Sobre a Vigilância Sanitária na área de alimentos, registe V para Verdadeiro, e F, para falso.
(__)A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa desempenha o papel de coordenação, supervisão e controle das atividades de registro, inspeção, fiscalização e gerenciamento de riscos na área de alimentos.
(__)A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa é responsável por estabelecer diretrizes e critérios de qualidade e identidade a serem seguidos.
(__)A Vigilância Sanitária assegura a segurança e a excelência dos alimentos, abrangendo bebidas, águas envasadas, ingredientes, matérias-primas, aditivos alimentares, coadjuvantes de tecnologia, materiais em contato com alimentos, contaminantes, resíduos de medicamentos veterinários, rotulagem e avanços tecnológicos nos produtos alimentícios.
Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
Alternativas
Q2195325 Enfermagem
Em relação ao exercício das atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias, previstos na Lei nº 13.708, de 14 de agosto de 2018, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2195326 Enfermagem
No que se refere a contratação de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias, previsto na Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2195327 Enfermagem
O controle de vetores da dengue compreende duas atividades básicas: vigilância entomológica e combate ao vetor. Geralmente, essas atividades são realizadas por ciclos de trabalho com periodicidade bimestral, o que equivale a seis visitas anuais ao mesmo imóvel.
Fonte: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes _nacionais_prevencao_controle_dengue
Nesse contexto, analise as assertivas e identifique as CORRETAS.
I.O reconhecimento geográfico é o primeiro passo para o planejamento das atividades de controle vetorial e consiste na identificação e numeração de quarteirões, bem como na localização e especificação do tipo de imóvel dentro de cada quarteirão.
II.A visita domiciliar, realizada pelo agente e pelo supervisor, é fundamental para verificar a presença de criadouros, orientar os residentes sobre a eliminação dos mesmos e sobre medidas preventivas, identificação de foco e tratamento (biológico, químico, mecânico etc.).
III.Nas localidades não infestadas, quando for detectada a presença do vetor, deverá ser realizada a "delimitação de foco", ou seja, a partir do foco encontrado, serão realizados a pesquisa larvária e o tratamento focal em 80% dos imóveis incluídos em um raio de 1000m, abrindo-se novos raios a cada foco detectado.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2195328 Enfermagem
No que se refere aos Métodos de controle vetorial da dengue, a adoção de práticas capazes de impedir a procriação do Aedes, tendo como principais atividades a proteção, a destruição ou a destinação adequada de criadouros, que devem ser executadas sob a supervisão do Agente de Controle de Endemias - ACE ou o Agente Comunitário de Saúde- ACS, prioritariamente pelo próprio morador/proprietário, consiste no controle do tipo:
Fonte: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes _nacionais_prevencao_controle_dengue
Alternativas
Q2195329 Enfermagem
A Tuberculose é um problema de saúde prioritário no Brasil. O agravo atinge a todos os grupos etários, com maior predomínio nos indivíduos economicamente ativos (15 - 54 anos) e do sexo masculino.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs
Sobre a tuberculose, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2195330 Enfermagem
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Dentre as opções citadas abaixo, assinale a alternativa que corresponde ao principal vetor de Malária no Brasil, popularmente, conhecidos como "carapanã", "muriçoca", "sovela", "mosquito-prego" e "bicuda".
Alternativas
Q2195331 Enfermagem
Dentre as opções citadas abaixo, assinale a alternativa que corresponde ao conteúdo do Caderno de Atenção básica do Ministério da Saúde n°22.
Alternativas
Q2195332 Enfermagem
No que diz respeito ao Caderno de Atenção básica do Ministério da Saúde n°21, registre V para Verdadeiro, e F, para falso.
(__)Foi elaborado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e pela Secretaria de Atenção à Saúde.
(__)Reflete os preceitos do Pacto pela Saúde: o fortalecimento da Atenção Básica e da capacidade de respostas às doenças emergentes e às endemias, reforçando o compromisso em torno de ações que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.
(__)Aborda sobre a integração de ações relativas às seguintes doenças: dengue, esquistossomose, hanseníase, malária, tracoma e tuberculose.
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: A
5: D
6: A
7: C
8: A
9: A
10: D
11: A
12: D
13: D
14: D