Questões de Concurso Público Prefeitura de Bandeirante - SC 2024 para Professor de História

Foram encontradas 20 questões

Q3186110 Não definido
Leia e responda:
Leopold von Ranke autor muitíssimo famoso é um dos "pais fundadores" da historiografia científica, no século 19. Foi um autor prolífero, pois até no leito de morte ainda ditava sua última obra. Foi um dos primeiros professores universitários de história e um dos responsáveis pela profissionalização do ofício de historiógrafo na Alemanha. Ranke é classificado de modo diversificado pelos seus comentadores ou intérpretes.

Na Escola Metódica, Ranke propõem: 
Alternativas
Q3186111 Não definido
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
A garantia de prioridade compreende para criança e adolescente quando ocorre: 
Alternativas
Q3186112 Não definido
Os povos pré-colombianos são povos que habitaram as Américas antes da chegada dos conquistadores espanhóis e desenvolveram grandes civilizações nas diferentes regiões do continente.
Os povos pré-colombianos foram alvo de extermínio dos colonizadores espanhóis. Marque a alternativa que apresente civilizações organizadas em imponentes impérios no México e América do sul respectivamente. 
Alternativas
Q3186113 Não definido
"Atualmente as comunidades quilombolas estão presentes em todo o território brasileiro, e nelas se encontra uma rica cultura, baseada na ancestralidade negra, indígena e branca. No entanto, os quilombolas sofrem com a dificuldade no acesso à saúde, educação e saneamento básico."
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia /quilombolas.htm

A origem dos quilombos está relacionado com: 
Alternativas
Q3186114 Não definido
A Reforma Protestante ocorreu no XVI e resultou na divisão do Cristianismo no Ocidente. Esse movimento foi liderado por Martinho Lutero e outros reformadores, que questionaram e criticaram práticas e doutrinas da Igreja Católica.
Assim, surgiram novas ramificações do cristianismo, tais como o luteranismo, o calvinismo e o anglicanismo, que se separaram da autoridade papal e adotaram uma abordagem mais aprofundada na Bíblia.
Disponível em:https://www.todamateria.com.br/reforma-protestante/
As reformas religiosas estabeleceram uma nova configuração no contexto político e religioso no continente europeu.

Quando se refere as reformas religiosas é possível configurar que: 
Alternativas
Q3186115 Não definido
O processo de independência do Brasil em 2022 completou 200 anos.
Marque a alternativa que estabeleça características socioeconômicas após à independência do país. 
Alternativas
Q3186116 Não definido
"A partir do século XV, sob a liderança de portugueses e espanhóis, os europeus começam um processo de intensa globalização, a chamada Expansão Marítima. Este fato também ficou conhecido como as Grandes Navegações e tinha como principais objetivos: a obtenção de riquezas (atividades comerciais) tanto pela exploração da terra (minerais e vegetais) quanto pela submissão de outros seres humanos ao trabalho escravo (indígenas e africanos), pela pretensão de expansão territorial, pela difusão do cristianismo (catolicismo) para outras civilizações e também pelo desejo de aventura e pela tentativa de superar os perigos do mar (real e imaginário)."
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/expansao-maritima-europeia.htm

A expansão marítima foi financiada: 
Alternativas
Q3186117 Não definido
"A Segunda Revolução Industrial iniciou-se na segunda metade do século XIX, entre 1850 e 1870, e finalizou-se no fim do Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945. Essa fase da Revolução Industrial representa o início de um novo período da industrialização, vivida inicialmente na Inglaterra, mas que se expandiu para outros países.
As fases da Revolução Industrial simbolizam um novo patamar alcançado no desenvolvimento da civilização humana, no que diz respeito aos avanços tecnológicos, ao surgimento de novas indústrias, bem como à capacidade produtiva de cada uma delas. Sendo assim, não se pode considerar que houve rupturas ao longo da Revolução Industrial, mas sim o alcance de novos níveis de industrialização."
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/segunda-revolucao-industrial.htm

Marque a alternativa que apresente os modos de organização da produção industrial que se preocupavam com racionalização do trabalho no momento histórico apresentado na questão. 
Alternativas
Q3186118 Não definido
Leia e responda:

Paulo Freire foi um filósofo, educador, pesquisador e escritor brasileiro. Autor de quase 40 livros, além de artigos acadêmicos e jornalísticos, Paulo Freire, com o seu livro Pedagogia do Oprimido, é o terceiro autor mais citado em trabalhos acadêmicos na área de humanidades no mundo, perdendo apenas para o filósofo da ciência estadunidense Thomas Kuhn e para o sociólogo estadunidense Everett Rogers.
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/filosofia/paulo-freire.htm

O método Paulo Freire de educação é centralizado: 
Alternativas
Q3186119 Não definido
Número de pessoas à beira da fome no Sahel aumenta 10 vezes
O número de pessoas à beira da fome na região africana da Sahel aumentou quase 10 vezes nos últimos três anos, sendo que no mesmo período, o total de deslocados subiu 400%.
Os dados foram apresentados pelo diretor-executivo do Programa Mundial de Alimentos, PMA. David Beasley visitou esta semana as operações da agência no Benin, Níger e Chade.
Disponível em:https://news.un.org/pt/story/2022/02/1780052

Podem ser apontado como causas para instabilidade política, econômica e social na região do Sahel: 
Alternativas
Q3186120 Não definido
Entre os séculos XVI e XIX, milhares de africanos foram feitos prisioneiros em suas terras natais e levados para servir como mão de obra escrava em diversas regiões do mundo, principalmente nas Américas. Tratados como uma mercadoria, negociados de feira em feira, aprisionados em barracões e em porões de navios negreiros, esses indivíduos sofriam com a fome, com a sede e com as inúmeras doenças que contraíam, devido à subnutrição e às péssimas condições de higiene nas quais eram obrigados a viver.
De acordo com o texto é possível afirmar que no Brasil houve: 
Alternativas
Q3186121 Não definido
Em 16 de junho de 1976, ocorreu o massacre de Soweto, na África do Sul quando tropas de choque disparam suas armas automáticas contra estudantes que faziam uma manifestação pacífica. O número de mortos é controvertido: oficialmente foram 95, mas há estatísticas que apontam 700.
Atentado ocorreu por que o governo sul-africano emitiu um decreto exigindo o estudo do africâner nas escolas do país no mesmo nível do inglês. O africâner era língua majoritária entre a minoria branca que controlava o país. Estudantes negros se opuseram. Eles queriam estudar em seu idioma nativo (zulu) e em inglês.
A África do Sul estava no regime de apartheid que foi instituído em 1948 pelo Partido Nacional que tinha conquistado o maior número de assentos no Parlamento.
Disponível em:https://ensinarhistoria.com.br/linha-do-tempo/massacre-de-soweto-africa-do-sul/ - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues

Marque a alternativa que caracterize a política segregacionista do Apartheid. 
Alternativas
Q3186122 Não definido
No decreto federal nº 4.887, de 20 de novembro de 2003 regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos.
A demarcação de terras quilombolas é uma prática governamental recente.

Um dos objetivos dessa política pública adotada seria: 
Alternativas
Q3186123 Não definido
"A palavra "história" tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo "hístor", que significa "aprendizado", "sábio". Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo."
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia

Marque a alternativa que represente o papel do historiador na sociedade: 
Alternativas
Q3186124 Não definido
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Por que o chocolate pode não ser o vilão que causa sua acne

O chocolate tem fama de longa data de causar acne. Há alguma verdade nisso?

Na década de 1960, vários estudos analisaram a relação entre chocolate e acne. O maior estudo — que recrutou apenas 65 participantes — não encontrou relação entre os dois. Mas esse estudo foi depois criticado por ter inúmeras falhas de design.

Estudos mais recentes sugerem que pode haver, de fato, muitas conexões entre dieta e acne — particularmente a dieta ocidental, que é rica em gordura saturada, açúcar e laticínios.

A acne é uma doença de pele comum em que os folículos capilares da pele ficam bloqueados por óleo e células da pele mortas, o que causa a formação de cravos e espinhas.

A acne grave ou persistente da adolescência e da idade adulta é causada principalmente pela genética, diz a dermatologista Beibei Du-Harpur, professora do Kings College London. São nossos genes que determinam o tamanho das glândulas sebáceas da nossa pele, que produzem óleo.

Casos de acne adulta têm aumentado nos últimos anos, especialmente em mulheres, e não há uma única razão para isso, diz Du-Harpur. Mas certos fatores ambientais em nossas vidas diárias podem estar desempenhando um papel, segundo ela.

"Geralmente, nossos estilos de vida contemporâneos não são bons para o corpo humano, e talvez a acne seja uma manifestação disso", diz ela.

Em um estudo, os pesquisadores afirmam que a acne é agravada por estilos de vida contemporâneos − incluindo a dieta ocidental rica em açúcar e gordura − mas acrescentam que a interação entre saúde, sistema imunológico, dieta, inflamação, estresse e exposições ambientais precisam de mais pesquisas.

Alguns dos elementos críticos podem incluir estresse, combate a infecções ou ter TPM, diz Zainab Laftah, dermatologista consultora do Hospital Guy's and St Thomas' em Londres e porta-voz da British Skin Foundation.

(https://www.bbc.com/portuguese/articles/cp3wykv9qqko adaptado)
Quanto ao aspecto da concordância verbal e/ou nominal, identifique o trecho, retirado do texto, INCORRETO: 
Alternativas
Q3186125 Não definido
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Por que o chocolate pode não ser o vilão que causa sua acne

O chocolate tem fama de longa data de causar acne. Há alguma verdade nisso?

Na década de 1960, vários estudos analisaram a relação entre chocolate e acne. O maior estudo — que recrutou apenas 65 participantes — não encontrou relação entre os dois. Mas esse estudo foi depois criticado por ter inúmeras falhas de design.

Estudos mais recentes sugerem que pode haver, de fato, muitas conexões entre dieta e acne — particularmente a dieta ocidental, que é rica em gordura saturada, açúcar e laticínios.

A acne é uma doença de pele comum em que os folículos capilares da pele ficam bloqueados por óleo e células da pele mortas, o que causa a formação de cravos e espinhas.

A acne grave ou persistente da adolescência e da idade adulta é causada principalmente pela genética, diz a dermatologista Beibei Du-Harpur, professora do Kings College London. São nossos genes que determinam o tamanho das glândulas sebáceas da nossa pele, que produzem óleo.

Casos de acne adulta têm aumentado nos últimos anos, especialmente em mulheres, e não há uma única razão para isso, diz Du-Harpur. Mas certos fatores ambientais em nossas vidas diárias podem estar desempenhando um papel, segundo ela.

"Geralmente, nossos estilos de vida contemporâneos não são bons para o corpo humano, e talvez a acne seja uma manifestação disso", diz ela.

Em um estudo, os pesquisadores afirmam que a acne é agravada por estilos de vida contemporâneos − incluindo a dieta ocidental rica em açúcar e gordura − mas acrescentam que a interação entre saúde, sistema imunológico, dieta, inflamação, estresse e exposições ambientais precisam de mais pesquisas.

Alguns dos elementos críticos podem incluir estresse, combate a infecções ou ter TPM, diz Zainab Laftah, dermatologista consultora do Hospital Guy's and St Thomas' em Londres e porta-voz da British Skin Foundation.

(https://www.bbc.com/portuguese/articles/cp3wykv9qqko adaptado)
A alternativa abaixo que apresenta vocábulos, retirados do texto, acentuados pela mesma regra é: 
Alternativas
Q3186126 Não definido
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Por que o chocolate pode não ser o vilão que causa sua acne

O chocolate tem fama de longa data de causar acne. Há alguma verdade nisso?

Na década de 1960, vários estudos analisaram a relação entre chocolate e acne. O maior estudo — que recrutou apenas 65 participantes — não encontrou relação entre os dois. Mas esse estudo foi depois criticado por ter inúmeras falhas de design.

Estudos mais recentes sugerem que pode haver, de fato, muitas conexões entre dieta e acne — particularmente a dieta ocidental, que é rica em gordura saturada, açúcar e laticínios.

A acne é uma doença de pele comum em que os folículos capilares da pele ficam bloqueados por óleo e células da pele mortas, o que causa a formação de cravos e espinhas.

A acne grave ou persistente da adolescência e da idade adulta é causada principalmente pela genética, diz a dermatologista Beibei Du-Harpur, professora do Kings College London. São nossos genes que determinam o tamanho das glândulas sebáceas da nossa pele, que produzem óleo.

Casos de acne adulta têm aumentado nos últimos anos, especialmente em mulheres, e não há uma única razão para isso, diz Du-Harpur. Mas certos fatores ambientais em nossas vidas diárias podem estar desempenhando um papel, segundo ela.

"Geralmente, nossos estilos de vida contemporâneos não são bons para o corpo humano, e talvez a acne seja uma manifestação disso", diz ela.

Em um estudo, os pesquisadores afirmam que a acne é agravada por estilos de vida contemporâneos − incluindo a dieta ocidental rica em açúcar e gordura − mas acrescentam que a interação entre saúde, sistema imunológico, dieta, inflamação, estresse e exposições ambientais precisam de mais pesquisas.

Alguns dos elementos críticos podem incluir estresse, combate a infecções ou ter TPM, diz Zainab Laftah, dermatologista consultora do Hospital Guy's and St Thomas' em Londres e porta-voz da British Skin Foundation.

(https://www.bbc.com/portuguese/articles/cp3wykv9qqko adaptado)
"Estudos mais recentes sugerem que pode haver, de fato, muitas conexões entre dieta e acne."
Em relação à análise sintática do período acima, analise as afirmativas a seguir:

I.Há predicado verbal e nominal.
II.O núcleo do sujeito do verbo 'sugerir' é 'estudos'.
III.'recentes' tem valor de advérbio de tempo.
IV.'muitas conexões' é o sujeito de 'pode haver'.
V.Há sujeito simples e oração sem sujeito.

Estão corretas: 
Alternativas
Q3186127 Não definido
Conforme a Lei Orgânica do município de Bandeirante/SC, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

(__)Em caso de impedimento do Prefeito e do Vice-Prefeito ou vacância do cargo assumirá a administração municipal o Presidente do Executivo.
(__)A Câmara Municipal compõe-se de Vereadores eleitos pelo sistema proporcional de votos, como representantes do povo, com mandato para quatro anos.
(__)O processo legislativo municipal compreende a elaboração de Leis delegadas.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo. 
Alternativas
Q3186128 Não definido
O número de cursos de educação a distância no país cresceu 232% no período compreendido entre 2018 e 2023. O impulso da modalidade aconteceu com a pandemia de Covid-19, em 2020. As instituições privadas respondem pela ampla maioria dos inscritos nos cursos Educação à Distância (EADs): 79,3% no total. O crescimento da modalidade de 2022 a 2023 na rede particular ficou em 7,3%. As instituições públicas, por sua vez, assistiram a uma diminuição de 0,4% das vagas ocupadas na modalidade a distância, o que representa 20,7%, no mesmo período.
Fonte: Agência Brasil. 03/10/2024.

Segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), as projeções apontam que neste ano quais são às projeções dos cursos de educação à distância em relação à modalidade presencial? Marque a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3186129 Não definido
O Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, de acordo com a UNESCO, órgão das Nações Unidas, compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todo o mundo recebem de seus ancestrais e repassam a seus descendentes. No Brasil, 38 manifestações culturais imateriais já foram reconhecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Destas, cinco estão inscritas na UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Fonte: Conheça os 5 patrimônios culturais imateriais da humanidade no Brasil.
Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/conheca-os-05-patrimonios-imateriais-da-humanidade-no-brasil.

Abaixo estão citadas alguns desses 5 patrimônios culturais imateriais da humanidade no Brasil, EXCETO: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: C
5: A
6: C
7: B
8: C
9: D
10: A
11: B
12: D
13: D
14: D
15: C
16: A
17: C
18: A
19: C
20: A