Questões de Concurso Público TCE-PA 2012 para Analista de Controle Externo - Ciências Contábeis
Foram encontradas 11 questões
I. O objetivo da contabilidade consiste em gerar informações para o controle e a tomada de decisões.
II. As três finalidades básicas para as quais se usa informações contábeis são: planejamento, controle e auxílio no processo decisório.
III. O objeto de estudo da contabilidade, no seu sentido mais amplo da ciência social, é o registro contábil e a transferência de propriedades.
IV. A contabilidade pode ser conceituada como ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não.
( ) É elaborada com base no Regime de Competência.
( ) Não devemos contabilizar na DRE despesas que não foram pagas dentro do período em que foram consumidas.
( ) O IPI e o ICMS aparecem como deduções (ajustes) e não como Custos ou Despesas.
( ) Uma empresa com prejuízo contábil nunca poderá vir a pagar Imposto de Renda.
( ) Se as Receitas Financeiras forem maiores que as Despesas Financeiras, o montante de Despesas Operacionais irá diminuir.
( ) Lucro Contábil é a mesma coisa que Lucro Tributável.
I. A entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de um evento passado.
II. São obrigações possíveis, visto que ainda há de ser confirmado se a entidade tem ou não a obrigação presente.
III. Seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação.
IV. Possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.
I. Para o registro da depreciação, amortização e exaustão devem ser observados os seguintes aspectos: obrigatoriedade do seu reconhecimento; valor da parcela que deve ser reconhecida no resultado como decréscimo patrimonial, e, no balanço patrimonial, representada em conta redutora do respectivo ativo; circunstâncias que podem influenciar seu registro.
II. O valor residual e a vida útil econômica de um ativo devem ser revisados, pelo menos, no final de cada exercício. Quando as expectativas diferirem das estimativas anteriores, as alterações devem ser efetuadas.
III. A depreciação, a amortização e a exaustão devem ser reconhecidas até que o valor líquido contábil do ativo seja igual ao valor residual.
IV. Os seguintes fatores devem ser considerados ao se estimar a vida útil econômica de um ativo: capacidade de geração de benefícios futuros; o desgaste físico decorrente de fatores operacionais ou não; a obsolescência tecnológica; os limites legais ou contratuais sobre o uso ou a exploração do ativo.