Questões de Concurso Público COREN-SC 2013 para Enfermeiro
Foram encontradas 21 questões
( ) O exercício da atividade de Enfermagem é privativo de Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiro e só será permitido ao profissional inscrito no Conselho Regional de Enfermagem da respectiva região.
( ) O Técnico de Enfermagem exerce as atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de Enfermagem, cabendo-lhe a realização da consulta de Enfermagem.
( ) Uma das atribuições do auxiliar de enfermagem consiste em observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas, ao nível de sua qualificação.
( ) Não compete aos auxiliares de enfermagem a aplicação de oxigenoterapia, nebulização, enteroclisma, enema e calor ou frio.
1. Atividades privativas do enfermeiro.
2. Atividades pertencentes aos auxiliares e técnicos de enfermagem.
( ) Prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente. ( ) Prescrição da assistência de enfermagem. ( ) Prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida. ( ) Executar ações de tratamento simples.
1. Dimensão Financeira 2. Dimensão Organizacional 3. Dimensão Política 4. Dimensão Assistencial 5. Dimensão do Ensino
( ) Pode-se destacar a opção por uma dada direcionalidade, seja por privilegiar o modelo hospital o cêntrico como proposta hegemônica para a sociedade, seja inversamente, para fortalecer a atenção primária como vem sendo denominada no Brasil, aí incluídas as ações de promoção da saúde, prevenção de riscos e agravos e a assistência. ( ) Destacam-se aqui os aspectos relacionados com as opções em termos de mecanismos de custeio das unidades, bem como aspectos relacionados com a geração de investimentos necessários para a construção, ampliação e reforma das unidades existentes. ( ) A questão que se coloca é se a organização dessas redes leva ou não em conta o princípio da integralidade, que preconiza a implantação e articulação de serviços em vários níveis de complexidade, orientando, portanto, a constituição de sistemas de referência e contrarreferência de informações e pessoas, usuários, em algum momento, das diversas redes assistenciais. ( ) Nessa dimensão, situa-se o enorme desafio de mudança na formação do pessoal de saúde, que vem sendo problematizado de diversas formas, desde o debate sobre as reformas curriculares até a introdução de inovações pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem. ( ) O desafio desta dimensão é resgatar a integralidade do cuidado ao indivíduo, promovendo a rearticulação do trabalho parcelado, ao tempo em que se promove a humanização do cuidado, em verdade uma requalificação das relações entre equipe de saúde e usuários do sistema, com base em valores como respeito às singularidades e defesa dos direitos dos usuários.
Tipo de Assistência 1. Assistência mínima ou autocuidado 2. Assistência intermediária 3. Assistência semi-intensiva 4. Assistência intensiva
Horas de enfermagem ( ) 17,9 horas ( ) 9,4 horas ( ) 3,8 horas ( ) 5,6 horas
I. Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST). II. Realização da coleta da citologia oncótica. III. Cirurgia oncológica, radioterapia e quimioterapia. IV. Confirmação diagnóstica e tratamento ambulatorial das lesões precursoras do câncer do colo do útero.