Questões de Concurso Público EBSERH 2015 para Médico - Geriatria

Foram encontradas 25 questões

Q530094 Medicina

Nos últimos dias, o Sr. Osmar, 62 anos, mostra-se mais preocupado com os seguintes fatos:


I. aumento do plano de saúde baseado em sua idade.


II. dificuldades de entender a realização das operações bancárias mesmo quando recebe auxílio.


III. custos das medicações que faz uso.


IV. o reajuste de sua previdência não foi vinculado ao reajuste do salário mínimo.


Das suas preocupações, assinale a alternativa que apresenta os direitos, descritos no Estatuto do Idoso, que foram violados:

Alternativas
Q530095 Medicina
A Sra. Lourdes de 74 anos apresenta perdas urinárias de moderado volume após sensação de micção, enquanto se esforça a chegar ao banheiro, porém sem tempo hábil. Traz consigo exame recente de parcial de urina, urocultura, eletrólitos e função renal normais, além de ultrassonografia de vias urinárias com resíduo pós-miccional normal. Diante do caso, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico e a terapia farmacológica ou cirúrgica adequada para o caso.
Alternativas
Q530096 Medicina
Os critérios de Beers-Fick foram inicialmente descritos em 1991. Desde então, houve diversas revisões e a sua última atualização foi publicada pela Sociedade Americana de Geriatria em 2012. Esses critérios foram criados para evitar iatrogenia medicamentosa, pois descreve fármacos potencialmente deletérios para a população idosa. Assinale a alternativa que apresenta uma medicação que NÃO consta nesses critérios.
Alternativas
Q530097 Medicina
Paciente masculino, 68 anos, diabético em uso de glicazida e metformina, apresenta níveis tensionais elevados durante 2 consultas espaçadas por 4 semanas. Na primeira consulta, a média da segunda e terceira aferições pressóricas foi de 164/100 mmHg e, na segunda consulta, de 160/102 mmHg. Depois de descartadas causas secundárias, assinale a alternativa que apresenta a decisão terapêutica e a meta adequada segundo a VI Diretriz Brasileira de Hipertensão.
Alternativas
Q530098 Medicina
Sr. Hercílio, 67 anos, apresentou em consulta prévia bradicinesia, rigidez em roda denteada e tremor de repouso mais intenso que o postural ou de intenção, sem instabilidade postural, sem disautonomia e sem hipofonia. Foi medicado com levodopa/benserazida 200/50 mg, um quarto de comprimido, às 08 horas, 14 horas e 20 horas. Permaneceu bem até o retorno em que referiu rigidez e tremor após 4 horas da tomada da medicação. Assinale qual conduta NÃO é aceita para o caso.
Alternativas
Q530099 Medicina
Paciente masculino de 63 anos queixa-se de plenitude epigástrica pós-prandial, náuseas eventuais e desconforto epigástrico em queimação (azia) que piora à alimentação ou ao uso de antiácidos há 3 meses. Não apresenta perda de peso, melena, hematoquezia ou alteração do hábito intestinal. Em relação ao caso, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q530100 Medicina
A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma das doenças mais prevalentes do idoso. Estima-se que cerca de 90% dos homens maiores de 80 anos apresentam essa condição. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q530101 Medicina
Sr. Manoel, 79 anos, apresenta na consulta exames realizados há 1 semana com os seguintes resultados: Hemácias= 3,7 milhões/mm3 ; Hb= 9,8 g/dL; Ht= 29,8%; VCM= 80,5; CHCM= 32,8; RDW= 15,4%; leucograma e plaquetograma normais; contagem de reticulócitos corrigida: 0,8%; vitamina B12= 490 pg/ml; ácido fólico= 10 ng/ml; ferritina= 10 ng/ml; ferro sérico= 38 mcg/dL; CTLF= 480 mcg/dL; IS= 7,9%. Qual é o diagnóstico mais provável e a conduta mais indicada na sequência?
Alternativas
Q530102 Medicina
Na primeira colonoscopia realizada com o intuito de rastreio na Sra. Jussara, 61 anos, observou-se e foram retirados para análise 4 pólipos, que, ao exame anatomopatológico, demonstraram ser adenomas tubulares de baixo grau. A respeito do caso, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q530103 Medicina
A osteoporose é uma das principais doenças descritas na Geriatria, não somente pela elevada prevalência, mas também pelo impacto que a fratura de colo de fêmur traz ao idoso. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q530104 Medicina
Sra. Marlene, 82 anos, 3 anos de escolaridade, vem acompanhada da filha à consulta. Relata quadro de declínio cognitivo lento e gradual afetando sua função executiva, seu comportamento e sua memória. A filha, preocupada com o quadro da mãe, refere que não a deixa sair de casa sozinha, realizar compras ou atividades financeiras, pois apresenta maior dificuldade em realizar contas e certo dia se perdeu na rua e foi levada para casa por uma vizinha que a achou “zanzando” na rua. Atividades básicas de vida diária (AVD’s) = 6/6 e atividades instrumentais de vida diária (AIVD’s) = 2/8. Mini exame do estado mental resultou em 18 pontos. O diagnóstico mais provável e o tratamento indicado são, respectivamente:
Alternativas
Q530105 Medicina
A Sra. Marlene, 2 meses após a consulta, apresentou confusão mental, flutuação do nível de consciência, dificuldade de manter a atenção, agitação psicomotora, alucinações visuais e, por vezes, agressividade. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma opção de tratamento farmacológico para o quadro
Alternativas
Q530106 Medicina
Paciente do sexo feminino, 70 anos, queixa-se de perda de peso e palpitações. Mostra exames realizados há 3 dias atrás solicitados pelo médico da UBS. Ao ECG, apresenta frequência de 148bpm, intervalo R-R irregular, QRS estreito, sem infra ou supradesnivelamento de ST, sem inversão de onda T, bloqueio divisional antero-superior de ramo esquerdo. Ecocardiograma com Fração de ejeção= 66% (VR: > 58%), átrio esquerdo= 5,5cm (VR: 1,9-4,0), hipertrofia concêntrica de ventrículo esquerdo, disfunção diastólica, restante do exame sem alterações dignas de nota. Exames laboratoriais: Troponina I= 0,020 ng/ml (VR=0- 0,16), CK-MB massa= 3,2 ng/ml (VR= 0-3,6), TSH= 0,08 mU/L (VR= 0,4-4,0), T4 livre= 1,2 ng/dL (VR= 0,7-1,5), T3 total= 160 ng/dL (VR= 70-204 ng/dL), Albumina= 3,8 g/dL (VR= 3,5-5,2). CHA2 DS2 VASC= 2. Assinale a conduta adequada para o quadro cardiológico.
Alternativas
Q530107 Medicina
Ainda em relação ao caso clínico da questão anterior nº 38, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico endocrinológico mais provável e a conduta mais adequada para este diagnóstico.
Alternativas
Q530108 Medicina

Os Cuidados Paliativos são cada vez mais difundidos. O alívio do sofrimento do paciente pode ser feito através de tratamento farmacológico e não farmacológico. Quanto ao tratamento farmacológico, relacione as condições com as medicações utilizadas para seu alívio e assinale a alternativa com a sequência correta (de cima para baixo).


1. Delirium.

2. Anorexia.

3. Ronco da morte (Sororoca).

4. Dispneia.

5. Transtorno Depressivo.


( ) Acetato de Megestrol.

( ) Haloperidol.

( ) Morfina.

( ) Escopolamina.

( ) Sertralina.

Alternativas
Q530109 Medicina
Paciente masculino, 69 anos, carga tabágica de 40 anos/maço, espirometria com distúrbio ventilatório obstrutivo moderado, queixa-se de sibilos eventuais e dispneia ao apressar o passo e ao subir ladeiras e escadas, sem exacerbações nos últimos 12 meses. A respeito do caso, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q530110 Medicina
A chamada “Síndrome de Imobilização” é definida pela presença de 2 critérios maiores e 2 ou mais menores. Assinale a alternativa que apresenta critérios suficientes para o diagnóstico.
Alternativas
Q530111 Medicina
Sra. Maria Helena, 84 anos, vem à consulta de rotina com queixa de maior tempo para recordar fatos. Traz consigo ecocardiograma apresentando valva aórtica calcificada sem insuficiência ou estenose valvar. Ao exame físico, apresenta crepitações discretas em bases pulmonares que desaparecem à tosse, crepitações e aumento de volume de joelho esquerdo com dor à mobilização e lentigo senil distribuído em mãos e antebraços. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma alteração fisiológica do envelhecimento e portanto, demanda investigação e tratamento.
Alternativas
Q530112 Medicina
Sra. Marta, 65 anos, portadora de hipertensão arterial sistêmica com bom controle, DPOC com 2 exacerbações neste ano e osteopenia leve. Apresenta história pregressa de varicela na adolescência. Agendou consulta, pois quer saber quais são as vacinas recomendadas para ela. Assinale a seguir a alternativa que NÃO está indicada para Marta.
Alternativas
Q530113 Medicina
O diabetes mellitus é uma das doenças crônicas mais comuns que afetam os idosos, sendo sua prevalência estimada entre 15 e 20%. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: C
5: B
6: E
7: E
8: D
9: B
10: C
11: E
12: C
13: A
14: D
15: D
16: B
17: E
18: D
19: A
20: E