Questões de Concurso Público FUNDASUS 2015 para Médico - Pneumologia
Foram encontradas 15 questões
( ) A dispneia se relaciona inversamente com a capacidade vital forçada (CVF), a qualidade de vida e o prognóstico do paciente.
( ) As pneumoconioses mais comuns no Brasil são a silicose, a pneumoconiose de mineiros de carvão, a pneumoconiose por poeiras mistas e a asbestose.
( ) Algumas DPIs são mais prevalentes em fumantes, como a pneumonite de hipersensibilidade e a sarcoidose.
( ) As DPIs associadas às doenças do tecido conjuntivo predominam em homens, enquanto a fibrose pulmonar idiopática predomina no sexo feminino.
( ) As doenças difusas por uso de drogas podem ser agudas, subagudas ou crônicas.
( ) O pneumotórax espontâneo primário é uma condição clínica frequente e compromete predominantemente a população jovem.
( ) O pneumotórax espontâneo secundário à doença pulmonar nodular reumatoide é uma complicação frequente da artrite reumatoide.
( ) A doença incide predominantemente em homens, mais altos e mais magros, com idade entre 20 e 40 anos. ( ) A possibilidade de recidiva a partir do primeiro episódio fica em torno de 30% e a partir do segundo, 60% a 80% em média, com período de latência cada vez menor.
( ) Como consequência ao pneumotórax, ocorre desvio do mediastino para o lado ipsilateral, pinçamento das veias cavas com obstrução do retorno venoso ao coração, hipoxemia e choque circulatório. Uma frequente complicação deste quadro é a Síndrome de Horner.
De acordo com as repercussões do trauma cirúrgico no aparelho respiratório, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Redução da capacidade residual funcional.
( ) Falta de uniformidade na relação ventilação-perfusão.
( ) Aumento da resistência ao fluxo aéreo.
( ) Aumento do volume corrente e diminuição da frequência respiratória.
( ) Prejuízo dos mecanismos de defesa.