Questões de Concurso Público DPE-PB 2021 para Arquiteto
Foram encontradas 14 questões
I. O CUB é calculado semestralmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil
II. Para o cálculo do CUB, uma residência unifamiliar de padrão baixo é composta de dois dormitórios, sala, banheiro, cozinha e área para tanque
III. Os valores do CUB devem ser atualizados mensalmente e amplamente divulgados até o dia 5 do mês subsequente.
IV. Custos de urbanização, ajardinamento e calefação só fazem parte do cálculo para construções de padrão alto
V. O projeto-padrão de um galpão industrial mede 1.000m², composto de área administrativa, dois banheiros, um vestiário e um depósito.
Estão corretas:
O Plano Diretor é o instrumento básico da política urbana no Brasil, estabelecida pelo Estatuto da Cidade. A esse respeito, analise as afirmações abaixo.
I. O plano diretor é obrigatório para cidades com mais de 25 mil habitantes.
II. Para cidades com mais de 250 mil habitantes, exige-se um plano de transporte urbano integrado que pode ser parte do plano diretor municipal.
III. A lei municipal que instituir o plano diretor deverá ser revista a cada dez anos
Estão corretas:
Abaixo estão indicadas algumas proposições sobre as atribuições do arquiteto e urbanista, conforme a legislação vigente que regula o exercício desse profissional. Considere-as e, na sequência, indique a alternativa apropriada.
I. Levantamentos topográficos cadastrais não podem ser elaborados por arquitetos e urbanistas.
II. O arquiteto pode ser responsável por execução, fiscalização e condução de obra.
III. Licenciamentos Ambientais e Estudos e Avaliação dos Impactos Ambientais não podem ser desenvolvidos por arquitetos e urbanistas.
IV. Arquitetos podem elaborar orçamentos
V. Vistoria, perícia, avaliação, monitoramento e auditoria são atividades que podem ser desenvolvidas por arquitetos e urbanistas em seus campos de atuação.
Uma rede predial de distribuição de água fria é constituída por um conjunto de tubulações que costumam ter nomenclaturas diferenciadas de acordo com sua função e localização na rede. Relacione abaixo o nome dessas tubulações com suas definições.
I. Tubulação derivada da coluna de distribuição e destinada a alimentar os sub-ramais.
II. Tubulação com origem no reservatório.
III. Tubulação originada no barrilete, quando o tipo de abastecimento é indireto.
IV. Tubulação compreendida entre a rede pública de abastecimento de água e a extremidade a montante da rede predial.
V. Tubulação ligada ao ponto de utilização.
O decreto nº 7.983/2013 padroniza a metodologia para elaboração do orçamento de referência no âmbito de órgãos e entidades que fazem parte da administração pública. Para tanto, estabelece algumas definições, conforme as descritas abaixo. Assinale a alterativa que apresenta a nomenclatura correta para cada definição apresentada.
I. Valor unitário para execução de uma unidade de medida do serviço previsto no orçamento de referência e obtido com base nos sistemas de referência de custos ou pesquisa de mercado.
II. Negócio jurídico por meio do qual a administração pública atribui a um contratado a obrigação de cumprir a execução de uma obra ou serviço.
III. Valor resultante da multiplicação do quantitativo do serviço previsto no orçamento de referência por seu custo unitário de referência.
IV. Regime no qual se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas.
V. Regime no qual se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo ou total.
“Considera-se BIM ou __________ o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de ______ de uma construção, de modo colaborativo, de forma a servir a todos os participantes do empreendimento, potencialmente durante todo o ciclo de vida da construção”.
O trecho acima foi retirado da Estratégia BIM, publicada em 2019, por meio de Decreto Federal nº 9.983. Os termos que preenchem, respectivamente, as lacunas são: