Questões de Concurso Público DPE-PB 2021 para Psicólogo
Foram encontradas 15 questões
Conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é obrigatória a presença de psicólogos e assistentes sociais nas Varas de Infância e Juventude e de Família, estes profissionais são essenciais na emissão de parecer técnico, para ofertar ao magistrado subsídio para decisão. Considerando a função do psicólogo no judiciário em casos que envolvem abuso sexual infantil assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas que seguem:
( ) A realização de avaliação psicológica restrita à entrevista, a falta de adoção de um protocolo adequado e o pouco conhecimento técnico do psicólogo para a identificação do abuso sexual infantil, podem resultar na produção de um laudo inconclusivo.
( ) No ordenamento brasileiro, a oitiva da criança e adolescente não pode ser realizada por psicólogo do judiciário.
( ) O advento do Novo Código de Processo Civil (NCPC) prescindiu a presença de um especialista para o acompanhamento do depoimento da criança e adolescente em situações de abuso ou alienação parental.
( ) A perícia psicológica é utilizada como meio de prova, em que se pode inserir aos autos informações técnicas fundamentais sobre o ponto controvertido, de tal forma que seja utilizado como subsídio em sua decisão.
( ) Em casos de abuso sexual sem comprovação da conjunção carnal, o psicólogo deve lançar mão de técnicas para obter o relato fidedigno do ocorrido e buscar levantar os elementos que evidenciam a ocorrência ou não do abuso sexual.
Marque a alternativa que corresponde à sequência correta:
O divórcio destrutivo envolve complexas decisões e exige uma interlocução dos operadores da Psicologia e do Direito em meio às possibilidades de acordo no contexto judicial. Para tanto, alguns conhecimentos são essenciais na condução das intervenções junto à família e ao casal em conflito, em que se destaca os modos de comunicação. O Modelo da Pragmática da Comunicação Humana, descrito por Watzlawick, Beavin e Jackson, auxilia na compreensão sistêmica dos processos de comunicação presentes na relação conjugal. A respeito desse modelo e das intervenções no campo da Psicologia, analise os itens a seguir:
I. No divórcio destrutivo, encontramos casais com uma comunicação simétrica, isto é, apresentam um comportamento no qual cada um reflete a ação do outro.
II. Os casais podem apresentar dois tipos de comunicação: simétrica e complementar.
III. A escalada simétrica, no divórcio destrutivo, leva a eventos muito violentos e confunde os trâmites do processo, pois os profissionais do setor psicossocial são chamados a atuarem como verdadeiros "bombeiros".
IV. A observação do psicólogo deve se debruçar sobre a simetria como a conduta mais comumente presente, sendo que pode chegar até a escalada simétrica, quando se aproxima de um padrão mais patológico de comunicação.
V. A comunicação que acontece especialmente nas relações familiares, pode favorecer ou prejudicar o desenvolvimento sadio das pessoas; desse modo, constitui um elemento delineador da identidade e da realidade familiar, mas também das relações que se estabelecem nesse sistema.
Estão corretas:
A Psicologia Social Crítica compreendeu um movimento de compromisso da psicologia com a realidade brasileira. Tal empreitada reuniu um conjunto de movimentos que tinham como foco a implicação da proposta da psicologia com a práxis cotidiana, com os problemas sociais e com os contextos histórico-sociais. Para tanto, foi necessário encarar a dimensão política presente nas práticas psicológicas vigentes. Sobre o desenvolvimento da Psicologia Social Crítica analise os itens a seguir:
I. A proposta de uma Psicologia Social Crítica se desenvolveu como uma resposta teórico epistemológica de intelectuais e pesquisadores que estavam envolvidos com os movimentos sociais e políticos das décadas de 80 e 90.
II. A experiência da implantação de regimes socialistas na Europa e na América-Latina colocava em pauta a questão da revolução como solução dos problemas existentes.
III. No Brasil, a exigência de uma atuação mais concreta dos intelectuais na organização social e política ficou mais evidente no início da década de 1970, período em que, sob o regime militar, os psicólogos envolvidos com a psicologia na comunidade passaram a atuar junto aos setores populares.
Estão corretas as afirmações contidas nos itens:
A Resolução Nº 6, de 29 de março de 2019 instituiu as regras para elaboração de documentos escritos produzidos pela/a psicóloga/a em exercício profissional. Neste documento são descritas as diretrizes para elaboração do relatório multiprofissional. A respeito deste ponto considere as afirmações a seguir:
I. A descrição dos procedimentos e/ou técnicas privativas da Psicologia deve vir separada das descritas pelos demais profissionais.
II. O relatório multiprofissional isenta a/o psicóloga/o de realizar o registro documental, conforme Resolução CFP nº 01/2009 ou outras que venham a alterá-la ou substituí-la.
III. Na elaboração da análise orienta-se que cada profissional faça sua análise separadamente, identificando, com subtítulo, o nome e a categoria profissional.
IV. A conclusão do relatório multiprofissional impreterivelmente deve ser realizada em conjunto.
Com base nas assertivas, pode-se afirmar que:
As implicações das desigualdades sociais na saúde da população tem sido tema de investigação pela pesquisadora em saúde coletiva Rita Barata. Segundo a pesquisadora, é possível identificar quatro teorias principais para a compreensão das desigualdades sociais em saúde. Sobre tais teorias, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas que seguem:
( ) A teoria mais antiga e mais facilmente aceita é a estruturalista e materialista, que confere maior importância à estrutura econômica da sociedade.
( ) Na Améria Latina a discussão sobre as desigualdades sociais vem sendo feita principalmente à luz da teoria da determinação social do processo saúde-doença. Nessa teoria a posição de classe e a reprodução social passam a ser vistas como secundárias na determinação do perfil de saúde e doença.
( ) A teoria psicossocial oferece mais importância à percepção da desvantagem social como fonte de estresse e desencadeador de doença. Diferentemente da teoria estruturalista, predomina a privação relativa, ou seja, as diferenças entre os grupos sociais no interior de cada população passam a ser um determinante fundamental.
( ) A teoria ecossocial chama a atenção para os processos lineares que articula processos distais, intermediários e proximais a partir da concepção entre os fatores biológico, social e psíquico.
( ) Apenas a teoria da determinação social do processo saúde-doença, a psicossocial e a ecossocial compreendem o processo saúde-doença como intrinsecamente histórico, isto é, determinado pelas condições estruturais e conjunturais em que vivem as populações humanas.
Marque a alternativa que corresponde à sequência correta:
O trabalho, além de ser fonte de remuneração, exerce uma função psíquica como um dos alicerces responsáveis pela constituição do sujeito e da sua rede de sentidos e significados. Nesse contexto, a Psicodinâmica do Trabalho corroborou para uma melhor compreensão da subjetividade do trabalho. A respeito desta teoria analise os itens a seguir:
I. A alienação se constrói quando as defesas, aos poucos, vão se transformando em ideologia defensiva.
II. Dejours defendia a necessidade de conhecer as formas de sofrimento no trabalho para então eliminá-las, uma vez que o sofrimento era um impeditivo para a vivência de prezar no trabalho e um bloqueio para a criatividade do trabalhador.
III. Segundo Dejours, o prazer do trabalhador resulta da descarga de energia psíquica que a tarefa autoriza.
IV. As estratégias defensivas que o trabalhador efetua revelam uma forma salutar deste enfrentar o sofrimento proveniente da realidade do trabalho e por isso devem ser estimuladas.
V. A sublimação corresponde na psicodinâmica do trabalho ao trabalho de reconciliação entre o inconsciente e os objetivos da produção.
Estão corretas: