Questões de Concurso Público Prefeitura de Salgado de São Félix - PB 2024 para Fonoaudiólogo - NASF

Foram encontradas 15 questões

Q2503801 Fonoaudiologia
A dislexia abrange diferenças de processamentos individuais, frequentemente caracterizados pelas dificuldades apresentadas no início da alfabetização, comprometendo a aquisição da leitura, da escrita e da ortografia. Deste modo, podem ocorrer falhas nos processos cognitivos, fonológicos e visuais. Na avaliação baseada em habilidades referentes ao processamento fonológico e processamento ortográfico, o profissional fonoaudiólogo considerará, respectivamente:
Alternativas
Q2503802 Fonoaudiologia
Segundo a resolução do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CRFa), Nº 604 de março de 2021, no artigo 3º, o profissional especialista em Fonoaudiologia Hospitalar está apto, EXCETO:
Alternativas
Q2503803 Fonoaudiologia

A disfunção do processamento sensorial na criança com Transtorno do Espectro Autista provoca a dificuldade para lidar com as sensações advindas da textura do alimento, do sabor, do cheiro, do aspecto visual e do barulho dos ruídos alimentares. Esses desafios geram comportamentos de resistência para aceitar a quantidade adequada de alimentos, tolerar a textura, a consistência e temperatura variadas dos alimentos. Assim, o caráter prazeroso e social pode ser perdido, com impacto sobre o processo de desenvolvimento nutricional da criança. Classifique abaixo, na ordem correta, os conceitos relacionados ao transtorno sensorial que conduz a dificuldade alimentar:


(1) Seletividade alimentar severa


(2) Distúrbio alimentar


(3) Seletividade alimentar


(4) Recusa alimentar


( ) resistência persistente a maioria dos alimentos; comprometimento do aporte calórico e necessidades nutricionais; perda de peso importante para o crescimento; necessita de suporte nutricional e até outra via de alimentação, em alguns casos.


( ) quando apresenta dificuldade motora oral, como sugar, mastigar ou deglutir.


( ) participa da refeição em família; variedade e quantidade de alimentação reduzidos; consome um alimento de cada categoria – textura ou grupo alimentar; sem padrão, consome e depois enjoa. Mesmo resistindo, aceita outros alimentos no prato.


( ) come quase sempre alimentos diferentes da sua família; tempo e locais diferentes aceita ou recusa; não aceita a variação de marcas de alimento, utensílios usados e texturas; recusa a classe inteira – sabor, temperatura, valor nutricional; comportamento de fuga, luta e medo, consome menos de 20 tipos de alimentos.


A sequência correta é:

Alternativas
Q2503804 Fonoaudiologia
Sobre a Afasia Progressiva Primária é INCORRETO afirmar: 
Alternativas
Q2503805 Fonoaudiologia
A audiometria tonal liminar é fundamental para o processo diagnóstico audiológico e determina os limiares auditivos tendo como referência o tom puro. Sobre o diagnóstico audiológico é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2503806 Fonoaudiologia
Sobre a atuação fonoaudiológica no desenvolvimento do neonato e a amamentação, é possível afirmar: 
Alternativas
Q2503807 Fonoaudiologia
Problemas de comunicação transitórias, como o atraso de linguagem, se distinguem de transtornos persistentes devido à natureza de sua manifestação, pois demonstra: 
Alternativas
Q2503808 Fonoaudiologia

O Distúrbio de Voz relacionado ao Trabalho (DVRT) é denominado como qualquer forma de desvio vocal relacionado à atividade profissional que diminua, comprometa ou impeça, a atuação ou comunicação do trabalhador, com ou sem alteração laríngea. No que diz respeito a DVRT, responda verdadeiro ou falso em cada uma das seguintes afirmações:


( ) O início dos sintomas geralmente é insidioso, com predominância nos finais de jornada de trabalho e diminuição destes após repouso noturno ou nos finais de semana.


( ) O quadro de DVRT é multifatorial e pode estar associado a sintomas de sofrimento psíquico em relação as exigências e demandas do trabalho, em que deve ser considerado na anamnese á identificação de fatores psicoemocionais ou psicossomáticos.


( ) Durante o tratamento ou reabilitação fonoaudiológica o trabalhador não pode permanecer em sua função devido a possibilidade do agravamento do quadro vocal ou reincidência do problema, tendo em vista o prejuízo no exercício da sua função.


( ) Na investigação dos aspectos clínicos da doença, as disfonias orgânicas são consideradas independentes do uso da voz, e não devem ser relacionadas ao trabalho, uma vez que, sua manifestação inicial não é consequência direta de atividade laborativa.


( ) O reconhecimento do distúrbio vocal relacionado ao trabalho como um problema de saúde pública/saúde do trabalhador não recebeu ênfase ao longo do tempo, devido a sua baixa frequência entre categorias de trabalhadores e o impacto discreto sobre a qualidade de vida.


Alternativas
Q2503809 Fonoaudiologia
Quanto a deglutição, estão corretas, EXCETO:
Alternativas
Q2503810 Fonoaudiologia
A apraxia é a incapacidade de executar uma sequência de movimentos complexos, apesar de haver preservação da sensibilidade, da motricidade automática e da compreensão da tarefa. Sobre a classificação da Apraxia é CORRETO afirmar:  
Alternativas
Q2503811 Fonoaudiologia
De acordo com as Diretrizes de Atenção da Triagem Auditiva Neonatal (TAN), que oferece orientação às equipes multiprofissionais para o cuidado da saúde auditiva na infância, assinale a afirmativa CORRETA:
Alternativas
Q2503812 Fonoaudiologia
Corresponde à histopatologia das lesões benignas da mucosa da prega vocal, EXCETO:
Alternativas
Q2503813 Fonoaudiologia
Sobre o Transtorno de Desenvolvimento de Linguagem (TDL) podemos afirmar, EXCETO:
Alternativas
Q2503814 Fonoaudiologia
Assinale a alternativa CORRETA sobre a Otosclerose: 
Alternativas
Q2503815 Fonoaudiologia
Os músculos dos lábios que participam ativamente das funções estomatognáticas na mastigação correspondem:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: C
5: E
6: B
7: B
8: A
9: C
10: E
11: D
12: E
13: A
14: B
15: A