Questões de Concurso Público Prefeitura de São João do Tigre - PB 2024 para Psicólogo Educacional

Foram encontradas 9 questões

Q2525806 Psicologia
Anna Freud é reconhecida não somente pelas suas contribuições teórico-clínicas na estruturação da psicanálise com crianças, como também é considerada uma desenvolvimentista que expandiu as concepções iniciais de seu pai, o fundador da Psicanálise, sobre a teoria do desenvolvimento psicossexual. Sobre as noções de desenvolvimento psíquico, segundo Anna Freud, assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso, de acordo com as afirmativas que seguem:
( ) Anna Freud conseguiu estipular cinco linhas de desenvolvimento em que são circunscritos todos os eventos que marcam o desenvolvimento infantil.
( ) Cada linha do desenvolvimento proposta representa um aspecto diferente observado na evolução da criança, como o desmame, a alimentação, a relação com os pares, a higiene, entre outros.
( ) Anna Freud se preocupava em não forçar as crianças a situações para as quais seu nível de desenvolvimento emocional ainda não fosse suficiente.
( ) Os mecanismos de defesa do ego atuam de forma independente sem afetar as linhas do desenvolvimento.
( ) Anna Freud especificou idades para os acontecimentos de cada linha do desenvolvimento, embora deixasse claro que não é possível fazer generalizações.

Marque a alternativa que corresponde à sequência correta:
Alternativas
Q2525807 Psicologia
Na célebre obra “Os seis estudos de Psicologia”, Jean Piaget se debruça na compreensão da formação dos mecanismos mentais da criança e na segunda parte do livro aborda os problemas centrais tais como o do pensamento, da linguagem, e da afetividade. Considerando os pressupostos de Piaget sobre o desenvolvimento do pensamento na criança, é incorreto afirmar:
Alternativas
Q2525808 Psicologia
No ano de 2023 o Conselho Federal de Psicologia divulgou a Nota Técnica nº 8/2023 que trata da ação da Psicologia na prevenção e enfrentamento à violência nas escolas. No documento são apresentadas as recomendações para o exercício profissional da Psicologia no ambiente escolar diante de um contexto inegável em que as situações de violência desafiam os diferentes atores do âmbito escolar no seu compromisso de colaborar com a proteção e segurança às crianças e jovens. Sobre a atuação da/o psicóloga/o escolar nesse contexto indique a opção incorreta. 
Alternativas
Q2525809 Psicologia
Contamos com pouco mais de 30 anos de existência no Brasil do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ao longo desses anos a Psicologia tem contribuído na luta pela implementação do ECA, trata-se de uma luta ainda presente nos movimentos atuais da Psicologia. Considere as afirmações que abordam temas atuais sobre o ECA e a participação da Psicologia no seu fortalecimento:
I) O ECA surgiu como um mecanismo de despenalizar a pobreza e de não culpabilizar as crianças sob a situação de abandono, de marginalização e de desassistência estatal vividas por elas.
II) O movimento da Psicologia brasileira, sob a representação do Conselho Federal de Psicologia (CFP), se mostra favorável às propostas de redução da maioridade penal pois a temática traduz um problema estrutural da sociedade brasileira que carece de medidas urgentes para o seu solucionamento.
III) As intervenções frente à violência sexual devem manter o foco principalmente nos arcos de ação junto a pessoas e famílias uma vez que é no contexto familiar que ocorrem os maiores números de violência sexual contra crianças e adolescentes.
IV) A psicologia contém na sua literatura uma extensa gama de protocolos de orientação parental e educação de habilidades socioemocionais para crianças e adolescentes baseados em evidências que apontam para a efetividade de práticas educativas não-violentas.
Estão corretas: 
Alternativas
Q2525812 Psicologia
O cotidiano escolar é repleto de desafios e convoca a/o psicóloga/o a ultrapassar as contradições que permeiam os processos de ensino e aprendizagem e que interferem nos modos como a/o profissional de psicologia desenvolve o seu trabalho. Leias as afirmativas abaixo conforme discutido na edição revisada de Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas/os na Educação Básica (2019):
I) A formação e o exercício profissional da/o psicóloga/o escolar e educacional que trabalhe a favor de uma participação democrática junto à comunidade escolar dele levar em consideração a polêmica que permeia a questão da diferença.
II) A quantidade de respostas bem-sucedidas que a/o psicóloga/o escolar e educacional deve oferecer no âmbito dos problemas enfrentados no cotidiano de uma escola constitui uma tarefa árdua que desafia a formação e a prática em psicologia educacional no Brasil.
III) A escola traz as noções de estrutura, previsibilidade e organograma que estabelecem como deve ser o processo de ensino, portanto, a escola cria padrões, hábitos e papéis a desempenhar que são imparciais em busca de uma boa qualidade do ensino.
IV) A medicalização tem sido um procedimento generalizado utilizado para manter a ordem produtora de exclusões e violação do direito à educação como resposta a um sistema gerador de medos, indecisão e agitação imbuídos na noção de escola “mercado”.
Estão corretas:
Alternativas
Q2525814 Psicologia
As chamadas desordens do desenvolvimento neurológico incluem os transtornos que afetam o comportamento e a cognição e surgem durante o período de desenvolvimento. A presença de algum transtorno oferece desafios significativos quanto à aquisição e à realização de funções específicas que podem resultar em problemas de aprendizagem. Assinale o transtorno que não preenche adequadamente a lista de transtornos do neurodesenvolvimento mais comuns:
Alternativas
Q2525816 Psicologia
Os sintomas da dislexia podem variar entre os sujeitos, mas estão listados abaixo os sintomas mais comuns desse transtorno, exceto na alternativa:
Alternativas
Q2525817 Psicologia
Desde o final dos anos 1980 temos percebido o surgimento de um novo objeto de estudo que centraliza discussões sobre a escola tanto no campo da Psicologia quanto no campo da Educação. Trata-se do objeto denominado: 
Alternativas
Q2525820 Psicologia
O processo de individuação do ser humano se dá a partir do vínculo com o coletivo, em meio a esse processo a transmissão do conteúdo cultural entre as gerações familiares não se restringe apenas ao mecanismo da descendência e da herança genética. Trata-se, pois, de uma acumulação contínua das produções realizadas na prática societária. A família, por sua vez, representa uma unidade das relações micro e macrossociais e adquire funções culturais como reprodução e transformação das formas de sociabilidade. Essa exposição é produto de um autor e de uma perspectiva teórica assimilada na formação em psicologia educacional e escolar, respectivamente:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: C
5: D
6: C
7: E
8: B
9: C