Questões de Concurso Público Prefeitura de Tangará - SC 2019 para Médico Clínico Geral

Foram encontradas 21 questões

Q1734971 Medicina
Em qualquer uma das formas, primária ou secundária, a lesão ao glomérulo se manifesta por meio de alguns sintomas e sinais clínicos. Decorrente do aumento de permeabilidade glomerular observa-se:
Alternativas
Q1734972 Medicina
Hematúria macroscópica recorrente pode estar associada às seguintes síndromes clínicas, exceto:
Alternativas
Q1734973 Medicina
Os conselhos de saúde e as conferências de saúde se constituem, atualmente, nos principais espaços para o exercício da participação e do controle social na implantação e na implementação das políticas de saúde em todas as esferas de governo. Sobre os meios de controle social é incorreto afirmar:
Alternativas
Q1734974 Medicina
Sobre a Coccidioidomicose, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
( )- Micose sistêmica, predominantemente pulmonar, podendo, também, comprometer pele, laringe, ossos, articulação e meninges, entre outros. Após a infecção, 60% dos indivíduos apresentam infecção primária inaparente; os demais, geralmente, cursam com uma infecção moderada ou levemente grave; ( )- São sinais mais frequentes: comprometimento respiratório baixo, febre, sudorese noturna, dor pleural, dispneia, tosse produtiva, artralgia, anorexia. Eritema nodoso, polimorfo e reações exantemáticas podem ocorrer em até um quinto dos casos; ( )- A imagem radiológica revela adenomegalia hilar, infiltração pulmonar sem derrame pleural.
Alternativas
Q1734975 Medicina
A Atenção Primária à Saúde ou Cuidados Primários de Saúde consistem em um conjunto de estratégias formuladas na:
Alternativas
Q1734976 Medicina
São temas prioritários da Política Nacional de Promoção da Saúde, evidenciados pelas ações de promoção da saúde realizadas e compatíveis com o Plano Nacional de Saúde, pactos interfederativos e planejamento estratégico do Ministério da Saúde, bem como acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro, em permanente diálogo com as demais políticas, com os outros setores e com as especificidades sanitárias, exceto:
Alternativas
Q1734978 Medicina
Com relação ao estadiamento do adenocarcinoma colorretal, T1 indica:
Alternativas
Q1734979 Medicina
Na coqueluche, os paroxismos de tosse desaparecem e dão lugar a episódios de tosse comum; esta fase pode persistir por mais 2 a 6 semanas e, em alguns casos, pode se prolongar por até 3 meses. Trata-se da fase:
Alternativas
Q1734980 Medicina
Nas formas laringoamigdalianas ou mistas o soro antidiftérico deve ser administrado na seguinte dosagem:
Alternativas
Q1734981 Medicina
A Lei n. 8.080/1990 estabelece que o SUS deve executar ações de assistência terapêutica integral, até mesmo farmacêutica, e na regulamentação da lei foi dado destaque ao acesso universal e igualitário à assistência farmacêutica, que pressupõe, cumulativamente, seguir os seguintes critérios, exceto:
Alternativas
Q1734982 Medicina
Sobre os Conselhos de Saúde analise as afirmativas abaixo:
I. Os Conselhos de Saúde são constituídos por conselheiros, que se responsabilizam pela proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação da política de saúde, inclusive em seus aspectos econômicos e financeiros. II. O número de conselheiros é definido pelos governos. III. O número de conselheiros que representam os usuários dos serviços de saúde (50%) deve ser igual ao número de conselheiros que representam outros segmentos da sociedade (50%). IV. 25% dos conselheiros devem representar prestadores de serviços de saúde do governo. V. A duração do mandato de conselheiro deve obrigatoriamente coincidir com a do gestor da esfera de governo (municipal, estadual ou federal), a qual o Conselho de Saúde esteja vinculado. VI. A cada três meses, deverá constar nos itens da pauta de reunião do Conselho o pronunciamento do gestor de saúde, para que ele preste contas, em relação a temas como por exemplos, andamento do plano de saúde e agenda de saúde pactuada.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q1734983 Medicina
A característica fundamental desta forma de esquistossomose é a presença de hipertensão portal, levando à esplenomegalia e ao aparecimento de varizes no esôfago. Trata-se da forma:
Alternativas
Q1734984 Medicina
Sobre a tuberculose (TB) pulmonar, considere os itens a seguir:
I. TB pulmonar primária – É mais comum em crianças e clinicamente apresenta-se, na maior parte das vezes, de forma insidiosa. O paciente apresenta-se irritadiço, com febre baixa, sudorese noturna, inapetência e o exame físico pode ser inexpressivo; II. TB pulmonar pós-primária – Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum no adolescente e no adulto jovem. A expectoração pode ser purulenta ou mucoide, com ou sem sangue. A febre vespertina, sem calafrios, não costuma ultrapassar os 38,5º C. A sudorese noturna e a anorexia são comuns. O exame físico geralmente mostra fácies de doença crônica e emagrecimento; III. TB miliar – A denominação é vinculada ao aspecto radiológico pulmonar. É uma forma grave de doença e ocorre em 1% dos casos de TB em pacientes HIV soronegativos, e em até 10% dos casos em pacientes HIV soropositivos, em fase avançada de imunossupressão. A apresentação clínica clássica é a aguda, mais comum em crianças e em adultos jovens. Os sintomas são febre, astenia e emagrecimento, que, em associação com tosse, ocorrem em 80% dos casos.
Dos itens acima:
Alternativas
Q1734988 Medicina
São atividades básicas de uma equipe de Estratégia de Saúde da família, exceto:
Alternativas
Q1734990 Medicina
Modelo de atenção que prevaleceu no Brasil e desenvolveu-se a partir das iniciativas desencadeadas com a intervenção do Estado sobre as condições de vida e saúde da população, em uma lógica extremamente diferente da procura individual por cuidados médicos, buscando atender às necessidades de saúde da população a partir de campanhas), adoção de programas especiais e ações de vigilância :
Alternativas
Q1734991 Medicina
A Atenção Primária em Saúde (APS) é reconhecidamente um componente-chave dos sistemas de saúde. Esse reconhecimento fundamenta-se nas evidências de seu impacto na saúde e no desenvolvimento da população nos países que a adotaram como base para seus sistemas de saúde, melhores indicadores de saúde, maior eficiência no fluxo dos usuários dentro do sistema, tratamento mais efetivo de condições crônicas e maior eficiência do cuidado. São atributos essenciais da APS, exceto:
Alternativas
Q1734992 Medicina
A Gestão da Clínica é a ampliação de tecnologias de microgestão dos serviços de saúde com a finalidade de assegurar padrões clínicos ótimos e melhorar a qualidade da atenção a saúde. São tecnologia de gestão da clínica muito utilizadas, exceto:
Alternativas
Q1734993 Medicina
A Atenção Básica em Saúde é um componente da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e tem como objetivos a ampliação do acesso, o fortalecimento do vínculo, a responsabilização e o primeiro atendimento às urgências e emergências, em ambiente adequado, até a transferência/encaminhamento dos pacientes a outros pontos de atenção, quando necessário, mediante implantação de acolhimento com avaliação de riscos e vulnerabilidades. Neste sentido, a Atenção Básica deve cumprir algumas funções para contribuir com o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde. São elas, exceto:
Alternativas
Q1734994 Medicina
A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia político pedagógica que toma como objeto os problemas e necessidades emanadas do processo de trabalho em saúde, e relaciona o ensino, a atenção à saúde, a gestão do sistema e a participação do controle social. A elaboração do Plano de Educação Permanente em Saúde (PEPS), deve ser compreendido como um instrumento de gestão da Política de Educação Permanente em Saúde no âmbito estadual, municipal e no Distrito Federal. Este Plano deve resultar de um processo político participativo, que envolva os distintos atores/sujeitos e organizações responsáveis pelas ações de Educação Permanente em Saúde dos profissionais e trabalhadores do SUS. As bases conceituais e metodológicas para elaboração do PEPS são, exceto:
Alternativas
Q1734995 Medicina
A taxa de mortalidade infantil é utilizada para analisar variações populacionais, geográficas e temporais da mortalidade infantil, identificando situações de desigualdade e tendências que demandem ações e estudos específicos bem como contribuir na avaliação dos níveis de saúde e de desenvolvimento socioeconômico da população, prestando-se para comparações nacionais e internacionais. A taxa de mortalidade infantil:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: A
5: B
6: A
7: C
8: D
9: D
10: C
11: C
12: D
13: D
14: A
15: B
16: B
17: D
18: C
19: A
20: C