Questões de Concurso Público Prefeitura de Tangará - SC 2019 para Médico PSF

Foram encontradas 40 questões

Q1733401 História e Geografia de Estados e Municípios
Qual o nome do tratado que tornou oficial a anexação do atual estado do Acre ao território brasileiro, assinado em 17 de novembro de 1903 entre os governos do Brasil e da Bolívia durante o ciclo da borracha?
Alternativas
Q1734410 Matemática
Seja R(x) o resto da divisão polinomial (4x4 − 3x3) ÷ (x2 + x). Então R(3) vale:
Alternativas
Q1734992 Medicina
A Gestão da Clínica é a ampliação de tecnologias de microgestão dos serviços de saúde com a finalidade de assegurar padrões clínicos ótimos e melhorar a qualidade da atenção a saúde. São tecnologia de gestão da clínica muito utilizadas, exceto:
Alternativas
Q1735027 Enfermagem
Para garantir humanização no atendimento na Urgência e Emergência, nos pronto-socorros, nos pronto-atendimentos, na Assistência Pré-Hospitalar e outros, é preciso cumprir as seguintes diretrizes exceto:
Alternativas
Q1735321 Medicina
Em qualquer uma das formas, primária ou secundária, a lesão ao glomérulo se manifesta por meio de alguns sintomas e sinais clínicos. Decorrente do aumento de permeabilidade glomerular observa-se:
Alternativas
Q1735322 Medicina
Hematúria macroscópica recorrente pode estar associada às seguintes síndromes clínicas, exceto:
Alternativas
Q1735323 Medicina
Os conselhos de saúde e as conferências de saúde se constituem, atualmente, nos principais espaços para o exercício da participação e do controle social na implantação e na implementação das políticas de saúde em todas as esferas de governo. Sobre os meios de controle social é incorreto afirmar:
Alternativas
Q1735324 Medicina
Sobre a Coccidioidomicose, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
( )- Micose sistêmica, predominantemente pulmonar, podendo, também, comprometer pele, laringe, ossos, articulação e meninges, entre outros. Após a infecção, 60% dos indivíduos apresentam infecção primária inaparente; os demais, geralmente, cursam com uma infecção moderada ou levemente grave; ( )- São sinais mais frequentes: comprometimento respiratório baixo, febre, sudorese noturna, dor pleural, dispneia, tosse produtiva, artralgia, anorexia. Eritema nodoso, polimorfo e reações exantemáticas podem ocorrer em até um quinto dos casos; ( )- A imagem radiológica revela adenomegalia hilar, infiltração pulmonar sem derrame pleural.
Alternativas
Q1735325 Enfermagem
A Atenção Primária à Saúde ou Cuidados Primários de Saúde consistem em um conjunto de estratégias formuladas na:
Alternativas
Q1735326 Enfermagem
São temas prioritários da Política Nacional de Promoção da Saúde, evidenciados pelas ações de promoção da saúde realizadas e compatíveis com o Plano Nacional de Saúde, pactos interfederativos e planejamento estratégico do Ministério da Saúde, bem como acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro, em permanente diálogo com as demais políticas, com os outros setores e com as especificidades sanitárias, exceto:
Alternativas
Q1735327 Medicina
O tratamento da cólera nas formas leves e moderadas, com soro de reidratação oral (SRO), já nas formas graves, com hidratação venosa e antibiótico. Para maiores de 8 anos o antibiótico de escolha e a posologia é:
Alternativas
Q1735328 Noções de Informática
Considerando recursos utilizados no Microsoft Word 2010, correlacione as colunas conforme seus graus de afinidade: I. Aplica as marcações de itens (bullets). II. Repete a última ação. III. Divide a janela de exibição do documento em duas. IV. Alinha texto a Esquerda.
( )- F4 ( )- CTRL + Q ( )- ALT + CTRL + S ( )- CTRL + SHIFT + L A sequencia que preenche de forma correta os espaços acima é:
Alternativas
Q1735329 Medicina
Na coqueluche, os paroxismos de tosse desaparecem e dão lugar a episódios de tosse comum; esta fase pode persistir por mais 2 a 6 semanas e, em alguns casos, pode se prolongar por até 3 meses. Trata-se da fase:
Alternativas
Q1735330 Medicina
Nas formas laringoamigdalianas ou mistas o soro antidiftérico deve ser administrado na seguinte dosagem:
Alternativas
Q1735331 Medicina
A Lei n. 8.080/1990 estabelece que o SUS deve executar ações de assistência terapêutica integral, até mesmo farmacêutica, e na regulamentação da lei foi dado destaque ao acesso universal e igualitário à assistência farmacêutica, que pressupõe, cumulativamente, seguir os seguintes critérios, exceto:
Alternativas
Q1735332 Medicina
Sobre os Conselhos de Saúde analise as afirmativas abaixo:
I. Os Conselhos de Saúde são constituídos por conselheiros, que se responsabilizam pela proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação da política de saúde, inclusive em seus aspectos econômicos e financeiros. II. O número de conselheiros é definido pelos governos. III. O número de conselheiros que representam os usuários dos serviços de saúde (50%) deve ser igual ao número de conselheiros que representam outros segmentos da sociedade (50%). IV. 25% dos conselheiros devem representar prestadores de serviços de saúde do governo. V. A duração do mandato de conselheiro deve obrigatoriamente coincidir com a do gestor da esfera de governo (municipal, estadual ou federal), a qual o Conselho de Saúde esteja vinculado. VI. A cada três meses, deverá constar nos itens da pauta de reunião do Conselho o pronunciamento do gestor de saúde, para que ele preste contas, em relação a temas como por exemplos, andamento do plano de saúde e agenda de saúde pactuada.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q1735333 Medicina
A característica fundamental desta forma de esquistossomose é a presença de hipertensão portal, levando à esplenomegalia e ao aparecimento de varizes no esôfago. Trata-se da forma:
Alternativas
Q1735334 Medicina
Sobre a tuberculose (TB) pulmonar, considere os itens a seguir:
I. TB pulmonar primária – É mais comum em crianças e clinicamente apresenta-se, na maior parte das vezes, de forma insidiosa. O paciente apresenta-se irritadiço, com febre baixa, sudorese noturna, inapetência e o exame físico pode ser inexpressivo; II. TB pulmonar pós-primária – Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum no adolescente e no adulto jovem. A expectoração pode ser purulenta ou mucoide, com ou sem sangue. A febre vespertina, sem calafrios, não costuma ultrapassar os 38,5º C. A sudorese noturna e a anorexia são comuns. O exame físico geralmente mostra fácies de doença crônica e emagrecimento; III. TB miliar – A denominação é vinculada ao aspecto radiológico pulmonar. É uma forma grave de doença e ocorre em 1% dos casos de TB em pacientes HIV soronegativos, e em até 10% dos casos em pacientes HIV soropositivos, em fase avançada de imunossupressão. A apresentação clínica clássica é a aguda, mais comum em crianças e em adultos jovens. Os sintomas são febre, astenia e emagrecimento, que, em associação com tosse, ocorrem em 80% dos casos.
Dos itens acima:
Alternativas
Q1735337 Enfermagem
O princípio da transversalidade da Política Nacional de humanização consiste em:
Alternativas
Q1735338 Medicina
São atividades básicas de uma equipe de Estratégia de Saúde da família, exceto:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: A
5: A
6: B
7: D
8: A
9: B
10: A
11: C
12: B
13: D
14: D
15: C
16: C
17: D
18: D
19: D
20: A