Questões de Concurso Público Prefeitura de Tangará - SC 2019 para Nutricionista (NASF)

Foram encontradas 40 questões

Q1734403 Saúde Pública
A Gestão da Clínica é a ampliação de tecnologias de microgestão dos serviços de saúde com a finalidade de assegurar padrões clínicos ótimos e melhorar a qualidade da atenção a saúde. São tecnologia de gestão da clínica muito utilizadas, exceto:
Alternativas
Q1735469 Saúde Pública
Atendendo ao disposto na Constituição Brasileira de 1988 sobre saúde, e aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a Estratégia Saúde da Família (ESF) representa uma alternativa significativa e estruturante para a política de saúde brasileira. Sobre a ESF assinale a alternativa incorrera:
Alternativas
Q1735470 Enfermagem
A Atenção Primária em Saúde (APS) é reconhecidamente um componente-chave dos sistemas de saúde. Esse reconhecimento fundamenta-se nas evidências de seu impacto na saúde e no desenvolvimento da população nos países que a adotaram como base para seus sistemas de saúde, melhores indicadores de saúde, maior eficiência no fluxo dos usuários dentro do sistema, tratamento mais efetivo de condições crônicas e maior eficiência do cuidado. São atributos essenciais da APS, exceto:
Alternativas
Q1735472 Enfermagem
São atividades básicas de uma equipe de Estratégia de Saúde da família, exceto:
Alternativas
Q1735591 Enfermagem
Constituído por uma equipe na qual profissionais de diferentes áreas de conhecimento atuam em conjunto com as equipes de Saúde da Família, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) contam com trabalhadores que realizam o apoio matricial. É incorreto afirmar que o apoio matricial:
Alternativas
Q1735592 Enfermagem
De acordo com a Portaria nº 3.124, de 28 de dezembro de 2012, ficam criados, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, NASF 3, deve: I. Estar vinculado no mínimo uma e no máximo duas Equipes Saúde da Família e/ou Equipes de Atenção Básica. II. Acumular uma soma de cargas horárias de 120 horas semanais. III. Concentrar um somatório de 200 horas semanais dos profissionais da equipe. IV. Atender as populações específicas, consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais. Estão corretas apenas:
Alternativas
Q1735593 Enfermagem
Em 2017, para fortalecimento e ampliação da Atenção Básica, o Ministério da Saúde liberou mais 4.384 credenciamentos, totalizando em 2018 um acréscimo financeiro de mais de R$ 360 milhões, para a implantação das equipes. Em relação à Atenção Básica, analise as afirmativas abaixo. I. É desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada. II. É ofertada a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas do território. III. É a porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde. IV. É uma ação de saúde coletiva que envolve a prevenção, e não o diagnóstico e o tratamento. Estão corretas apenas:
Alternativas
Q1735594 Enfermagem
O novo texto da Política Nacional de Atenção Básica, aprovado pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em 2017, traz mudanças importantes, que não contemplam:
Alternativas
Q1735595 Enfermagem
O Núcleo de Apoio a Saúde da Família atua dentro de algumas diretrizes relativas à Atenção Primária à Saúde. A integralidade é a principal diretriz a ser praticada no Núcleo de Apoio a Saúde da Família e deve:
Alternativas
Q1735596 Enfermagem
De acordo com as funções e responsabilidades da Equipe de Referência e da Equipe de Apoio, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.
1ª coluna: 1- Equipe de Apoio. 2- Equipe de Referência.
2ª coluna: ( )- Oferece retaguarda especializada às Equipes de Saúde da Família. ( )- Têm a responsabilidade pela condução de um caso individual, familiar ou comunitário. ( )- Abrange desde a promoção e a proteção da saúde até a prevenção de agravos, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. ( )- Objetiva ampliar as possibilidades de construção de vínculo entre profissionais e usuários. ( )- Busca deslocar o poder das profissões e corporações de especialistas, reforçando o poder de gestão da equipe interdisciplinar. ( )- Ampliam as ações desenvolvidas na Atenção Primária em Saúde. A sequência correta de cima para baixo é:
Alternativas
Q1735597 Saúde Pública
Uma das intervenções mais frequentes na rotina de trabalho de um profissional do NASF é o atendimento ou consulta compartilhada. O atendimento individual compartilhado tem como objetivo:
Alternativas
Q1735598 Saúde Pública
Para implantar os NASF, os Municípios e o Distrito Federal devem elaborar o Projeto de Implantação, contemplando, exceto:
Alternativas
Q1735599 Saúde Pública
Os conselhos de saúde e as conferências de saúde se constituem, atualmente, nos principais espaços para o exercício da participação e do controle social na implantação e na implementação das políticas de saúde em todas as esferas de governo. Sobre os meios de controle social é incorreto afirmar:
Alternativas
Q1735600 Saúde Pública
Sobre os Conselhos de Saúde analise as afirmativas abaixo: I. Os Conselhos de Saúde são constituídos por conselheiros, que se responsabilizam pela proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação da política de saúde, inclusive em seus aspectos econômicos e financeiros. II. O número de conselheiros é definido pelos governos. III. O número de conselheiros que representam os usuários dos serviços de saúde (50%) deve ser igual ao número de conselheiros que representam outros segmentos da sociedade (50%). IV. 25% dos conselheiros devem representar prestadores de serviços de saúde do governo. V. A duração do mandato de conselheiro deve obrigatoriamente coincidir com a do gestor da esfera de governo (municipal, estadual ou federal), a qual o Conselho de Saúde esteja vinculado. VI. A cada três meses, deverá constar nos itens da pauta de reunião do Conselho o pronunciamento do gestor de saúde, para que ele preste contas, em relação a temas como por exemplos, andamento do plano de saúde e agenda de saúde pactuada. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q1735601 Nutrição
A deterioração dos alimentos pode ser provocada por micro-organismos ou por reações enzimáticas e não enzimáticas. Sobre a Reação de Maillard, conhecida como uma reação de escurecimento não enzimática e considerada, dependendo de sua aplicação, como uma causa desejável ou não desejável de deterioração de alimentos, é correto afirmar:
Alternativas
Q1735602 Nutrição
As diretrizes que integram a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) indicam as linhas de ações para modificar os determinantes de saúde e promover a saúde da população. Observe as ações a seguir: I. Melhoria da saúde e nutrição das famílias beneficiárias de programas de transferência de renda, implicando ampliação do acesso aos serviços de saúde;
II. Interlocução com os setores responsáveis pela produção agrícola, distribuição, abastecimento e comércio local de alimentos visando o aumento do acesso a alimentos saudáveis; III. Promoção da alimentação adequada e saudável em ambientes institucionais como escolas, creches, presídios, albergues, locais de trabalho, hospitais, restaurantes comunitários, entre outros; IV. Articulação com as redes de educação e socioassistencial para a promoção da educação alimentar e nutricional; V. Articulação com a vigilância sanitária para a regulação da qualidade dos alimentos processados e o apoio à produção de alimentos advindos da agricultura familiar, dos assentamentos da reforma agrária e de comunidades tradicionais, integradas à dinâmica da produção de alimentos do país. Estas ações se referem a qual diretriz da PNAN?
Alternativas
Q1735603 Nutrição
Sabe-se que, devido às alterações histológicas do intestino, mudanças na taxa de diferenciação e de proliferação de enterócitos podem refletir em menor ou maior capacidade absortiva em idosos. Tendo em vista a susceptibilidade do idoso às deficiências nutricionais, é necessário identificar os nutrientes que podem ter, ou não, a sua absorção comprometida neste estágio de vida. Assinale a alternativa que apresenta o efeito do envelhecimento sobre a absorção de proteínas, vitamina A e magnésio, respectivamente:
Alternativas
Q1735604 Nutrição
A desnutrição ocorre frequentemente em pacientes com câncer e é um dos indicadores de pior prognóstico. Sendo assim, prevenir e tratar a desnutrição são objetivos terapêuticos para o tratamento dietoterápico de pacientes com câncer. Com este propósito, quais as recomendações diárias de energia, de proteínas e hídricas para pacientes em tratamento quimioterápico que estão com estresse metabólico moderado e que necessitam ganhar peso?
Alternativas
Q1735605 Nutrição
A avaliação do consumo alimentar, em especial a ingestão proteica, é um fator determinante na conduta nutricional a ser adotada para pacientes com doença renal crônica. A ingestão de proteínas pode ser estimada a partir de equações que envolvem a geração de nitrogênio, em qualquer fase da doença, independente do relato do paciente sobre o consumo deste nutriente. Para utilização do Equivalente Proteico do Aparecimento de Nitrogênio (Protein Equivalent of Nitrogen Appearance – PNA), marcador recomendado para verificar a adesão do paciente à quantidade de proteína prescrita, é necessário considerar:
Alternativas
Q1735606 Nutrição
A deficiência de vitamina D é a principal causa de raquitismo na infância e de osteopenia em adolescentes. É consenso que a concentração sérica de 25(OH)D é o melhor indicador de suficiência de vitamina D, porém vários elementos podem influenciar nesta concentração, tornando-se necessária a observação de outras alterações bioquímicas. Qual destas alterações, além da redução das concentrações séricas de 25(OH)D, está associada ao estágio moderado da deficiência da vitamina D em crianças e adolescentes?
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: A
5: C
6: B
7: A
8: D
9: B
10: D
11: D
12: A
13: D
14: C
15: B
16: D
17: A
18: B
19: C
20: B