Questões de Concurso Público Prefeitura de Palminópolis - GO 2018 para Nutricionista

Foram encontradas 9 questões

Q2002343 Nutrição
Os sistemas alimentares envolvem diversos atores, etapas e processos. Eles são formados pelo meio ambiente, pelas pessoas, pelas instituições de processos por meio dos quais os produtos alimentícios são produzidos, processados e levados até o consumidor. Os dados recentes divulgados pela FAO em seu relatório anual sobre a situação de insegurança alimentar no mundo deixam claro que há um desequilíbrio no nosso sistema alimentar global. Analise as afirmações abaixo e marque a alternativa que mais convém:
I - Existem cifras alarmantes sobre desperdício alimentar no mundo: 1/3 do alimento produzido é perdido ou desperdiçado.
II - Há produção de alimentos suficientes para alimentar a população mundial de forma saudável e nutritiva, mas não há distribuição justa e adequada.
III - Os modelos de sustentabilidade degradam o meio ambiente e ameaçam ecossistemas e a biodiversidade, colocando em risco a população mundial.
IV - A previsão é de que em 2050 não teremos no mundo recursos naturais necessários para garantir a segurança alimentar e nutricional, para os 9 bilhões de pessoas estimadas.
Marcar a alternativa que contempla o contexto:
Alternativas
Q2002344 Nutrição
No Brasil, o Ministério da Saúde tem se preocupado em normalizar a Assistência Pré-Natal (APN), visando melhorar o resultado obstétrico em relação ao peso ao nascer, assim como à idade gestacional ao nascer, além de reduzir a incidência de complicações maternas e dos recém-nascidos. Diversos fatores contribuíram na inadequação do sucesso da APN, entre eles:
I - A escolaridade é a variável que mais se associa à inadequação do pré-natal.
II - A cor da pele e consequente desigualdade racial também influenciam na inadequação da APN.
III - A gravidez na adolescência apresenta risco de receber APN inadequado cerca de 40% maior que mães adultas.
IV - Mães solteiras possuem 60% mais risco de receber pré-natal inadequado que aquelas casadas.
Marcar a alternativa que contempla o contexto: 
Alternativas
Q2002345 Nutrição
O mecanismo de alergia alimentar se inicia na barreira da mucosa intestinal quando esta, por imaturidade (nos bebês até 6 meses de idade), ou quando agredida (crianças maiores que sofrem alguma virose ou infecção bacteriana), sofre algumas alterações. A mucosa conta tanto com mecanismo de defesa imunológicos como não imunológicos. Assim podemos afirmar que:
I - A permeabilidade intestinal seletiva e a flora local são mecanismos de defesa não imunológicos.
II - O resultado da interação do GALT (Gut associated lymphoi tissues) com o antígeno resulta na formação de anticorpos, sendo um mecanismo de defesa imunológico estimulado e mediado por células.
III - As enzimas proteolíticas, o movimento peristáltico e a digestão intracelular são mecanismos de defesa imunológicos.
IV - A imunidade celular local: mucinas e controle do antígeno são mecanismos de defesa não imunológicos.
Marcar a alternativa que contempla o contexto:
Alternativas
Q2002346 Nutrição
Existem muitos compromissos éticos na atenção à saúde, objetivando fazer o bem às pessoas, evitando causar danos, respeitando a autonomia do paciente e buscando uma distribuição justa dos recursos da saúde. Dentre as alternativas abaixo, marque aquela cuja atitude ou decisão contempla a responsabilidade ética do profissional de saúde:
Alternativas
Q2002347 Nutrição
A verificação do peso e de outros parâmetros antropométricos ainda é essencial à avaliação nutricional das crianças. Muitos pais não reconhecem o sobrepeso em si mesmos ou nas crianças, enquanto profissionais de saúde frequentemente não reconhecem o peso abaixo do ideal no exame superficial. O ganho de peso e de altura na infância e adolescência é fundamental para um crescimento e desenvolvimento normal. Analise as assertivas abaixo e depois marque a alternativa que confirma aquelas que são verdadeiras:
I - A constituição genética e função endócrina são aspectos importantes que influenciam o crescimento da criança.
II - O peso ao nascer influencia o crescimento durante o primeiro ano de vida, sendo que desde o nascimento até os 18 anos de idade, o peso corporal aumenta cerca de 20 vezes.
III - As moléstias infecciosas recorrentes ou doenças crônicas não afetam o crescimento da criança.
IV - O ambiente global da criança, inclusive uma vida familiar estável, uma comunidade pacífica e uma boa educação, são aspectos importantes que promovem o crescimento saudável da mesma.
Alternativas
Q2002349 Nutrição
Sobre o planejamento de refeições em UAN, analise as afirmativas.
I - O receituário padrão ou ficha técnica de preparação garante o fornecimento das necessidades nutricionais e energéticas dos clientes.
II - O cardápio é uma ferramenta que inicia o processo produtivo e serve como instrumento gerencial para a administração da unidade.
III - A partir da elaboração do cardápio, podem ser dimensionados os recursos humanos e materiais, o controle de custos e o planejamento de compras.
IV - A ficha técnica de preparação permite padronização da qualidade e planejamento das operações e custos da unidade.
Marcar a alternativa que contempla o contexto:
Alternativas
Q2002350 Nutrição
Sobre a estrutura física e edificação de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2002351 Nutrição
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou a Resolução RDC nº 216, em setembro de 2004, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Esta resolução aplica-se aos serviços de alimentação que realizam as atividades de manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo (http://e-legis.bvs.br/leisref/public/home.php). Esta Resolução prevê a aplicação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) em serviços de alimentação, a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. Considerando as definições descritas nessa lei, julgue as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:
Alternativas
Q2002352 Nutrição
O incentivo ao aleitamento materno tem-se tornado cada vez mais importante. A Agenda de Compromissos para a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil do Ministério da Saúde recomenda a amamentação exclusiva para a criança até a idade de 6 meses, de forma que as equipes de atenção básica devem estar capacitadas para acolher precocemente a gestante, garantindo orientação apropriada quanto aos benefícios da amamentação para mãe, a criança, a família e a sociedade. Além de promover o aleitamento exclusivo até 6 primeiros meses, é primordial que incentive o aleitamento materno até:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: B
5: B
6: D
7: A
8: D
9: C