Questões de Concurso Público Prefeitura de Taquaral de Goiás - GO 2019 para Biomédico
Foram encontradas 5 questões
A Proteína C-Reativa (PCR) é uma proteína de fase aguda, cujos níveis séricos aumentam acentuadamente logo após ocorrer uma agressão tecidual ao organismo. A dosagem sérica da PCR constitui uma prova de atividade inflamatória. A respeito das características dessa proteína plasmática e do significado clínico da dosagem da PCR, assinale a alternativa CORRETA:
A doença isquêmica do coração representa uma das principais causas de óbito em homens e mulheres acima de trinta anos de idade. O diagnóstico é feito com base no quadro clínico, nas alterações eletrocardiográficas e na elevação dos marcadores bioquímicos de necrose. A avaliação laboratorial baseia-se na determinação de macromoléculas intracelulares na circulação, especialmente de proteínas e enzimas, que extravasam das células miocárdicas fatalmente lesadas através de uma membrana sarcolemal comprometida. As proteínas e enzimas mais utilizadas e mais específicas para o diagnóstico laboratorial do infarto agudo do miocárdio (IAM) são:
A determinação de grupos sanguíneos do sistema ABO/Rh realiza-se confrontando os glóbulos vermelhos do paciente com anticorpos monoclonais específicos para antígenos desses grupos sanguíneos. A presença ou ausência de aglutinação dos eritrócitos confrontados com cada um dos reagentes indica a presença ou ausência dos correspondentes antígenos. Sobre o teste de tipagem sanguínea ABO/Rh em lâminas ou tubos, assinale a afirmativa CORRETA:
A leucemia mieloide crônica (LMC) é uma neoplasia hematológica caracterizada como uma doença proliferativa do sistema hematopoiético, na qual ocorre expansão clonal de uma célula-tronco pluripotente ou stem cell. A respeito das características da LMC e seu diagnóstico laboratorial, assinale a alternativa CORRETA:
A cultura de urina quantitativa (urocultura), avaliada em amostra de urina colhida assepticamente, jato médio, poderá fornecer, na maioria dos casos, o agente etiológico causador de eventual infecção e trazer subsídio para a conduta terapêutica. Amostras de urina para urocultura, transportadas em temperatura ambiente (20ºC a 2 5ºC), devem ser processadas, no máximo, em até: