Questões de Concurso Público Prefeitura de Piracanjuba - GO 2023 para Nutricionista
Foram encontradas 17 questões
Coluna 1 – Hipovitaminose:
(1) Retinol (2) Cianocobalamina (3) Ácido ascórbico (4) Calciferol (5) Niacina
Coluna 2 - Manifestação Clínica
(A) Pelagra. (B) Cegueira noturna, Xeroftalmia, ulceração de córnea, manchas de Bitot. (C) Raquitismo, osteomalácia, osteoporose. (D) Escorbuto. (E) Anemia megaloblástica ou macrocítica.
Assinale a alternativa correta:
I. A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) é padrão alimentar capaz de reduzir a pressão arterial. Ela enfatiza o aumento do consumo de frutas, vegetais, alimentos integrais, laticínios com baixo teor de gorduras, além do consumo moderado de oleaginosas e redução no consumo de gorduras, doces e bebidas com açúcar e carnes vermelhas.
NO ENTANTO,
II. Para o efeito hipotensor advindo da dieta DASH é mais importante o padrão da dieta (alto teor de potássio, cálcio, magnésio e fibras, com quantidades reduzidas de colesterol e gordura total e saturada) do que o consumo individual dos alimentos componentes da dieta.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
I. A sarcopenia é considerada primária ou relacionada à idade quando nenhuma outra causa específica é evidenciada e secundária quando está associada ao comportamento sedentário, inatividade física, doenças como câncer e doenças neurológicas e alterações alimentares como baixa ingesta energética ou de proteica, deficiência de micronutrientes.
II. A avaliação do perímetro da panturrilha é um dos critérios utilizados para qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas no Sistema Único de Saúde. A medida do perímetro da panturrilha esquerda é um bom parâmetro de avaliação da distribuição de gordura corporal no idoso. Medidas menores do que 31 cm estão associadas a maior risco de quedas, diminuição da força muscular e dependência funcional.
III. Entre os idosos, a escolha dos métodos para a avaliação do consumo alimentar precisa considerar as características associadas ao processo de envelhecimento, como dificuldades de cognição, concentração, memória, visão ou audição. Ainda neste contexto informações associadas a escolaridade, o arranjo domiciliar e o acesso aos alimentos, devem ser inqueridos, pois, influenciam a ingesta alimentar.
IV. O índice de massa corporal (IMC) preconizado para classificar o estado nutricional em idosos é um importante preditor de morbimortalidade por apresentar boa correlação com a massa corporal e gordura corporal nos indivíduos. Mas considerando as modificações físicas e de composição corporal a Dual-energy X-ray Absorptiometry (DEXA) é um método considerado padrão ouro para estimar a composição corporal total e a sua distribuição no corpo humano.
É correto o que se afirma em:
Coluna 1:
(1) Sistema Alimentar e sua integralidade. (2) Valorização da culinária enquanto prática emancipatória. (3) Participação ativa e informada dos sujeitos. (4) Valorização da cultura alimentar local.
Coluna 2:
(A) Oficina de receitas básicas da alimentação brasileira para adolescentes. (B) Horta escolar com produtos locais. (C) Livro de receitas regionais para população. (D) Oficina de receitas de produtos locais ministrada por agricultores familiares locais.
Assinale a alternativa correta:
I. Limite o uso de alimentos ultraprocessados, consumindo-os, em pequenas quantidades, como ingredientes de preparações culinárias ou como parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados
POIS,
II. Devido a seus ingredientes, alimentos ultraprocessados – como biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote”, refrigerantes e “macarrão instantâneo” – são nutricionalmente desbalanceados. Por conta de sua formulação e apresentação, tendem a ser consumidos em excesso e a substituir alimentos in natura ou minimamente processados. Suas formas de produção, distribuição, comercialização e consumo afetam de modo desfavorável a cultura, a vida social e o meio ambiente.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
I. Todo leite materno é adequado. Cada mãe produz o leite necessário com calorias, nutrientes, vitaminas, sais minerais, anticorpos, água e todos os outros componentes em quantidades adequadas para o seu bebê. Sendo assim, amamentar até 2 anos ou mais, oferecendo somente o leite materno até 6 meses.
II. Oferecer alimentos in natura ou minimamente processados, além do leite materno, a partir dos 6 meses, caso a criança apresente déficit de crescimento poderá ser feita introdução mais cedo.
III. É desaconselhável que ela seja alimentada enquanto anda e brinca pela casa. Outros atrativos, como televisão, celular, computador ou tablet podem distraí-la, gerando desinteresse pela comida.
IV. No início, a criança deverá receber a comida amassada com garfo. Em seguida, deve-se evoluir para alimentos picados em pedaços pequenos, raspados ou desfiados, para que a criança aprenda a mastigá-los.
É correto apenas o que se afirma em:
I. Para o cálculo da necessidade energética é preciso algumas informações, como o sexo, a idade em meses, a altura em centímetros e o peso em quilogramas e o nível de atividade física.
II. Considerando a crescente prevalência das doenças crônicas estas equações são voltadas para a população geral, saudável ou não.
III. Para as gestantes algumas calorias extras são adicionadas para formação de novos tecidos. Esse valor pode variar de 50 a 300 kcal/dia de acordo com o IMC.
IV. Para crianças e adolescentes é previsto na fórmula a adição de um valor para garantir a energia para crescimento, esse valor varia conforme idade e sexo.
É correto apenas o que se afirma em:
I. O Ministério da Saúde orienta que aleitamento materno deva ser mantido até 2 anos ou mais.
PORQUE
II. O leite materno é uma ótima fonte de vitamina A. Como a hipovitaminose A é um problema de saúde pública incentivar o aleitamento materno é uma forma de reduzir esse quadro.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Coluna 1 - classificação nutricional:
(1) Baixo peso (2) Eutrofia (3) Sobrepeso (4) Obesidade
Coluna 2 - ganho de peso recomendado:
(A) 5 – 7,2kg (B) 7 – 9kg (C) 9,7 – 12,2kg (D) 8 – 12kg
Assinale a alternativa correta:
I. O nutricionista foi contratado por um salário de R$ 2.500 para cumprir 20 horas semanais, sendo 4 horas por dia, totalizando 100 horas por mês. O custo de mão-de- -obra deve ser acrescido de 102,83% de encargos totais (socias, provisões, rescisões e outros custos salariais), assim, o valor diário pago pelo serviço do nutricionista é de R$ 202,84.
II. Os custos, diretos e variáveis, levantados por meio das fichas técnicas de preparações correspondem ao gasto com matérias-primas, ou seja, produtos alimentícios, que representam o maior item dentro do custo total de produção de refeições, correspondendo a cerca de 50%.
III. Para calcular o preço de venda dos pratos do cardápio do restaurante não são necessários incluir os custos fixos e indiretos (aluguel, impostos, salários, telefone, energia, água etc.), pois eles são constantes e não variam em função da produção dos pratos, não sendo apropriados diretamente ao produto.
IV. Um salmão inteiro pesa em média 6Kg e apresenta fator de correção igual a 1,60. A porção de sashimi vendida ao cliente tem 5 fatias de peixe, com peso médio de 100g. Sendo assim, uma unidade de salmão rende 60 porções de sashimi. A partir desses dados, aproveita-se 75% de uma peça de salmão.
Após o julgamento das assertivas, assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Coluna 1:
(1) Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).
(2) Checklist ou Lista de Verificação.
(3) Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action).
(4) 5W2H (What, Who, Where, When, Why, How, How Much).
(5) Procedimento Operacional Padronizado (POP).
Coluna 2:
(A) Consiste num plano de ação para atividades pré-estabelecidas que precisem ser desenvolvidas com a maior clareza possível, além de funcionar como um mapeamento dessas atividades.
(B) Forma escrita e organizada para reunir informações que podem ser obtidas por questionários, formulários ou tabelas, chamadas de folhas de verificação que, registradas, fornecem base para o estudo de problemas.
(C) Procedimento escrito de forma objetiva que estabelece instruções sequenciais para realização de operações rotineiras e específicas na manipulação, produção, armazenamento e transporte de alimentos.
(D) Sistema planejado para proporcionar a produção de alimentos microbiologicamente seguros, com o objetivo de prevenir ou manter em níveis aceitáveis a contaminação química, física e biológica dos alimentos, desde a matéria-prima até o consumo.
(E) Método gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance de metas necessárias à sobrevivência de uma organização, indica o caminho a ser seguido para que as metas estipuladas possam ser alcançadas.
Assinale a alternativa que faz a associação correta entre as colunas:
I. Uma das bactérias patogênicas mais comumente encontradas em comida japonesa (pescados crus) é a Escherichia coli, esse conjunto de bactérias é comumente utilizado como indicador higiênico-sanitário, pois compõem cerca de 10% da microbiota intestinal, assim, a inserção dessa bactéria nos alimentos é simples e derivada de maus hábitos higiênicos.
POR ISSO,
II. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) por meio da Instrução Normativa – IN nº. 161, de 1º de julho de 2022, que estabelece os padrões microbiológicos dos alimentos, substituiu a pesquisa de coliformes pela de Escherichia coli ou Enterobacteriaceae, pois estas fornecem mais informações de segurança sobre a qualidade microbiológica do produto, além dos coliformes não constituírem um grupo taxonômico definido e suas determinações analíticas não serem mais usadas internacionalmente.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Associe o prato, a sua origem e nutriente:
(1) Maniçoba
(2) Tacacá
(3) Cuca
(4) Acarajé
(5) Virado à paulista
(A) monossacarídeo - origem alemã
(B) amido - origem indígena
(C) proteína - origem indígena
(D) proteína - origem portuguesa
(E) lipídio – origem africana
Assinale a alternativa correta: