Questões de Concurso Público Prefeitura de Pereiras - SP 2019 para Assistente Social
Foram encontradas 20 questões
No que se refere ao planejamento de uma pesquisa, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Trata-se da etapa de um projeto que decide, com clareza e objetividade, o que se pretende pesquisar.
II – Trata-se de um cronograma que estabelece as ações e as etapas a serem realizadas por meio de uma planilha detalhada do orçamento.
III – Trata-se de um processo de reflexão e tomada de decisão no que se refere aos procedimentos e objetos a serem adotados.
No que se refere ao plano de assistência social, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – As esferas político-administrativas da Federação deliberam sobre suas competências.
II – A elaboração do plano pressupõe a articulação com as demais políticas setoriais.
III – Os objetivos do plano de assistência social devem considerar os princípios da LOAS e as normas das políticas correlatas.
IV – A assistência social moderna despreza a elaboração de planos.
Como se sabe, o Assistente Social atua em diferentes espaços ocupacionais e, muitas vezes, em conjunto com profissionais de diferentes formações. No que se refere aos desafios de um trabalho interdisciplinar, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Deve o Assistente Social, sempre que possível, fazer parte de equipes multiprofissionais, bem como estimular o trabalho interdisciplinar, mas, em matéria de Serviço Social, a elaboração ou subscrição de pareceres é de sua exclusiva competência.
II – A interdisciplinaridade, como resultado da atuação multiprofissional, só se mostra viável como método de trabalho, já que as especificidades e a autonomia de cada área do conhecimento são indissociáveis da identidade profissional.
III – A interdisciplinaridade é um processo de interação entre diferentes tipos de conhecimento, no qual o trabalho multiprofissional ocorre de forma interdependente, geralmente com troca e cooperação residual.
Analise a seguinte situação hipotética:
Maria, 76 anos de idade, sofre frequentes maus tratos praticados por seu filho. Os vizinhos, preocupados com a situação, procuraram o órgão do Ministério Público para relatar o caso, o qual designou um Assistente Social para avaliar a situação.
Ao receber a denúncia, o Assistente Social elaborou um plano de intervenção que tinha como primeiro passo clarificar a situação, considerando o caso na particularidade de seu contexto sociocultural, objetivando complementar dados, observar relações sociais em sua particularidade, no ambiente familiar de Maria.
Baseado nessa descrição, assinale a alternativa que apresenta a ação realizada:
Como se sabe, o estudo social, realizado em diferentes espaços profissionais, está vinculado ao acesso aos direitos sociais. No que se refere a esse instrumento de trabalho profissional, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Substitui a perícia social no caso de arbítrio de diligências e situações de conflito entre indivíduos.
II – É realizado especificamente no campo material e financeiro, em face de seu caráter averiguador.
III – Assume finalidades e características que estão condicionadas às particularidades dos espaços sociocupacionais.
Como se sabe, a Lei Orgânica de Assistência Social criou uma nova matriz para a Assistência Social no Brasil. Sobre o tema, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Atribui à Assistência Social a centralidade sobre as demais políticas sociais.
II – Insere-a no campo da Seguridade Social, juntamente com a Saúde e a Previdência.
III – Implementa o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
No que se refere ao afastamento da criança ou adolescente do convívio familiar, sabe-se que um dos instrumentos que irá fundamentar a decisão deste afastamento é o Estudo Diagnóstico. Nesse sentido, pode-se afirmar que tal estudo deve contemplar, dentre outros, os seguintes aspectos.
I – Se a família depende desta criança ou adolescente para receber algum tipo de benefício socioassistencial; ouvir os vizinhos para descobrir se há ou não histórico de maus tratos.
II – Grau de risco e desproteção ao qual a criança ou adolescente estará exposto em caso de não afastamento do ambiente familiar; histórico familiar, se há padrões transgeracionais de relacionamento com abuso e violações de direitos.
III – recursos financeiros disponíveis na família de origem; e permanência da criança ou adolescente em local o mais próximo possível de sua residência, a fim de manter amigos e escola.
No que se refere ao trabalho do Assistente Social, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O produto do trabalho do Assistente Social deve ser compreendido também como produto das relações dos demais agentes institucionais.
II – O objeto da atuação profissional é definido por suas instâncias políticas e estão isentas da influência institucional.
III – O Assistente Social, como integrante do conjunto de atores institucionais, participa da instituição através de seu trabalho.
Analise a seguinte situação hipotética:
Carolina tornou-se assistente social na Secretaria competente de seu município. No primeiro dia de trabalho, descobre que outros profissionais, como pedagogos e psicólogos, exercerão atividades junto com ela, constituindo, assim, uma equipe multiprofissional.
Diante dessa situação, assinale a alternativa que indica a melhor conduta a ser exercida por Carolina:
No que se refere aos benefícios eventuais previstos pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Constituem-se em um direito social legalmente assegurado aos cidadãos brasileiros na esfera da proteção social básica.
II – Têm natureza emergencial e deverão ser mantidos mesmo quando cessarem as causas que lhes deram ensejo.
III – Estão à disposição de todos os interessados.
Analise a seguinte situação hipotética:
Rosana, assistente social, no exercício de suas atribuições, informou ao Ministério Público, por meio de relatório, situação de vulnerabilidade social e abandono no qual se encontrava Luzia. Depois da abertura do processo, o Ministério Público decidiu nomear outro assistente social para avaliar o problema.
Tendo por base o Código de Ética Profissional do Assistente Social, assinale a alternativa que indica a melhor alternativa a ser tomada por Rosana: