Questões de Concurso Público Prefeitura de Louveira - SP 2020 para Professor de Artes
Foram encontradas 11 questões
I – História da Arte é a história de qualquer atividade ou produto realizado pelo Homem com propósito estético ou comunicativo, enquanto expressão de ideias, emoções ou formas de ver o mundo. II – A História da Arte é uma ciência multidisciplinar que procura estudar de modo objetivo a arte através do tempo, classificando as diferentes formas de cultura, estabelecendo a sua periodização e salientando as características artísticas distintivas e influentes. III – Durante o século XX assistiu-se à proliferação de instituições, fundações, museus e galerias, tanto no setor público quanto no privado.
I – Teve destaque na Europa no início da Idade Média.
II – Nasceu com o objetivo de resgatar a cultura clássica na Europa Ocidental.
III – Antecedeu à arquitetura barroca.
I – Uso da proporção e simetria. II – Sistemas construtivos simples. III – Frontões triangulares.
I – O surgimento do Barroco está fortemente relacionado com a Igreja Católica.
II – Extravagância e exagero não são características do Barroco.
III – Surgiu na Idade Média, como resposta à arquitetura gótica.
I – Efeitos teatrais e dramaticidade.
II – Afrescos de teto usados em larga escala.
III – Grande uso de ornamentos dourados e acobreados.
I – Vitrais e iluminação.
II – Escultura e decoração.
III– Surgimento simultâneo ao Protestantismo.
I – O conhecimento é construído a partir da interação dos educandos com o meio ambiente, e o ritmo não é parte primordial do mundo que os cerca. II – Cabe ao educador fazer com que a criança descubra, analise e compreenda os ritmos do mundo por meio da observação e do contato com os instrumentos musicais. III – A educação musical exige um trabalho simples quando envolve formação de grupos (corais, bandas etc.).
I – As atividades musicais contribuem para que o educando aprenda a viver na sociedade, abrangendo aspectos comportamentais como disciplina, respeito, gentileza e polidez.
II – As datas comemorativas constituem situações aproveitáveis nas escolas para atividades musicais que deverão ser planejadas e analisadas.
III – A musicalidade comemorativa constitui um recurso didático interessante e dinâmico, podendo ser trabalhados os conteúdos interdisciplinares.
I – O universo da arte caracteriza um tipo particular de conhecimento que o ser humano produz a partir das perguntas fundamentais que desde sempre se fez com relação ao seu lugar no mundo.
II – O ser humano sempre organizou e classificou os fenômenos da natureza, o ciclo das estações, os astros no céu etc., para compreender seu lugar no universo.
III – O conhecimento da arte abre perspectiva para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente.
I – O fenômeno artístico está presente em diferentes manifestações que compõem os acervos da cultura popular, erudita, modernos meios de comunicação e novas tecnologias.
II – O ensino da Arte deve ser consolidado como parte constitutiva do currículo nacional, não necessitando, assim, de capacitação dos professores. III – Um dos objetivos das Artes no ensino fundamental é que os alunos sejam capazes de interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes, experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais.
I – Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
II – Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista.
III – Expressar-se e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.