Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio Claro - SP 2021 para Professor de Educação Básica II - História

Foram encontradas 15 questões

Q2100067 História
As potências europeias, para garantir matéria-prima, ocuparam os territórios contidos no continente africano. Logo depois, promoveram a partilha do continente entre os principais países europeus da época, dando direito de explorar a parte que coube a cada nação. A divisão do continente africano foi consolidada através de um acordo realizado em 1885. Esse evento contou com a participação da Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Portugal e Espanha e foi executado na:
Alternativas
Q2100068 História
As formas pelas quais as sociedades têm se relacionado com o passado variam de acordo com a sua organização social e com o desenvolvimento dos seus processos históricos. Sobre a relação da História com o conceito de temporalidade, assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q2100069 História
Leia as afirmativas, abaixo, sobre o processo de construção do saber histórico escolar e a seguir assinale a alternativa correta:
I - O conhecimento histórico é a principal ferramenta na construção de uma consciência histórica, que articula o passado com as orientações do presente e com as determinações do sentido com as quais o agir humano organiza suas intenções e expectativas, no fluxo do tempo.
II - O surgimento de uma produção histórica que se pautava por críticas às formas então consideradas tradicionais e pela introdução de conceitos e categorias explicativas que até então eram desconsideradas forneceram o embasamento necessário para que os novos currículos e propostas orientassem-se pela negação ao etnocentrismo, pela valorização do cotidiano como categoria explicativa e pela rejeição ao quadripartismo da História.
III - Cabe à interação entre as duas formas de conhecimento histórico - o acadêmico e o escolar - auxiliar o aluno na transformação das representações sociais e na formação histórica para a construção da consciência histórica.
Alternativas
Q2100070 História
Imagine que você se encontra em um corredor com quatro salas, representando as idades da divisão quadripartite (quatro partes) da História. Acondicionados em cada uma das salas estão todos os acontecimentos do mundo, separados em uma ordem lógica que se inicia com a sala da Idade Antiga, passa pelas salas da Idade Média e da Idade Moderna, e segue até a sala da Idade Contemporânea. Todos os acontecimentos da História humana estão, perfeitamente, ordenados e guardados em seu devido lugar, marcando uma sequência perfeita de acontecimentos, contando a História desde o início até os dias de hoje. A divisão quadripartite, como classificação ordenadora das épocas históricas:
Alternativas
Q2100071 História
Examine o conceito de Idade Média, observando as diferentes formas de ver o período, desde o seu encerramento, até os dias atuais a assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2100072 História
Sobre o trabalho com documentos iconográficos, no ensino de História, considere os itens abaixo e a seguir assinale a alternativa correta:
I – Imagens não podem ser equiparadas a textos e testemunhos orais, logo não se constituem numa forma de evidência histórica.
II - As imagens deixaram de ser meras ilustrações e se tornaram documentos históricos tão importantes quanto os textos escritos.
III - Independentemente da origem da imagem, o problema central que se apresenta para os professores é o tratamento metodológico que esse acervo iconográfico exige, para que não se limite a ser usado apenas como ilustração para um tema ou como recurso para seduzir um aluno acostumado com a profusão de imagens e sons do mundo audiovisual.
Alternativas
Q2100073 História
Sobre as práticas pedagógicas e metodológicas, no ensino de História, considere os itens, abaixo, e a seguir assinale a alternativa correta:
I – É fundamental que o professor seja preparado para reconhecer as diferentes concepções de História em disputa, na atualidade, pois elas revelam a luta social pelo domínio do passado na qual o docente participa, diretamente.
II - A competência do professor de História se mede mais pela consciência que ele tem de seu vínculo com a concepção de História que adota, do que pelo domínio das técnicas de ensino desvinculadas do saber que transmite.
III - O uso de um único livro, única fonte, acaba por diversificar a forma do currículo e do conhecimento da História, em sala de aula. 
Alternativas
Q2100074 História
Em 2003, foi sancionada a Lei 10639/03 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e incluiu: 
Alternativas
Q2100075 História
Leia o texto abaixo:
“Roger Chartier é um autor ligado à chamada Escola dos Annales. É o último representante da linhagem analista, iniciada em 1929. Faz parte da “4ª Geração”. Figura, dentre os autores atuais, como historiador muito influente, marcante. É o formulador principal da denominada ________________, última fase do movimento analista, surgida nas últimas décadas do século XX.”
FONTE: ROJAS, Carlos Antônio A. Uma história dos Annales. Maringá: Ed. da Universidade Estadual de Maringá, 2004

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna apresentada, no texto:
Alternativas
Q2100076 História
Na década de 30 do século XIX, inúmeros africanos e seus descendentes que foram escravizados, no Brasil, retornaram para a África. Sobre os retornados, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2100077 História
Analise algumas afirmações sobre o processo de Independência no continente africano e a seguir assinale a alternativa correta:
I – Em 1940, no continente africano, apenas a Libéria não era colônia de um país europeu e, em 1963, vinte e noves estados africanos estavam independentes.
II - Muitos africanos resistiram a colonização, mas faltava unidade, organização e objetivos estratégicos. Um dos exemplos foi a resistência sanori aos franceses, no Níger.
III - Nas cidades angolanas havia uma grande movimentação de resistência, com panfletagens e criação de organizações como a organização das mulheres angolanas, criada por Deolinda Rodrigues.
Alternativas
Q2100078 História
A Grécia Antiga tornou-se um dos símbolos da humanidade. Encontramos nela as primeiras manifestações de muitas das práticas que hoje são consideradas como marcas da identidade do chamado mundo ocidental. Assinale a alternativa que apresenta legados culturais da antiguidade grega:
Alternativas
Q2100079 História
O direito romano difundiu-se pelo mundo ocidental e foi uma importante base para o desenvolvimento do direito moderno em diversas sociedades. Surgido da necessidade de mediar as relações entre os diferentes grupos sociais, o direito romano iniciou-se a partir:
Alternativas
Q2100080 História
O estudo das relações entre a Europa e a África mostra que o ponto de vista europeu prevaleceu sempre sobre o africano. Na verdade, durante o período colonial, esta relação nunca foi entre iguais e, no presente, a situação não é muito diferente. Sobre a História africana e suas relações com a Europa, leia as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I – As colônias constituíam zonas atrativas para o povoamento dos brancos, atendendo a que, até meados do século XIX, os brancos que viviam, na África, tinham, em média, uma esperança de vida dez anos mais alta do que na Europa.
II - Se for tida em conta a expansão portuguesa, entre a chegada ou a descoberta de Angola, em 1482, e a fundação de Luanda, primeiro estabelecimento português permanente, no litoral angolano, em 1576, decorreu quase um século, mais precisamente, 94 anos.
III – A África integrou-se, ou melhor, foi integrada, na economia mundial como fornecedora das matérias-primas necessárias para fazer florescer as indústrias metropolitanas ou europeias.
Alternativas
Q2100081 História
A obra A Corrida Para o Século XXI: no Loop da Montanha Russa, do autor Nicolau Sevcenko (1952-2014), trata sobre o entendimento perturbador sobre a passagem do século XIX para o século XXI. O autor, desde o início, faz uma reflexão sobre a montanha-russa, em que na terceira fase acontece o loop: depois de subir lentamente e haver uma queda vertiginosa, inicia-se um período de transformações. Nesta fase os acontecimentos são muito acelerados, com mudanças no curto espaço de tempo e com mais qualidade, tornando as ações “imprevisíveis, irresistíveis e incompreensíveis”. Sobre essa importante obra da historiografia brasileira, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: B
5: D
6: D
7: D
8: A
9: A
10: A
11: E
12: B
13: A
14: E
15: B