Questões de Concurso Público Prefeitura de Americana - SP 2023 para Médico Gastroenterologista

Foram encontradas 20 questões

Q2078456 Medicina
Sobre a histoplasmose, é incorreto afirmar: 
Alternativas
Q2078457 Medicina
Imediatamente, após, a notificação de um ou mais casos suspeitos de febre amarela, deve-se iniciar a investigação epidemiológica, pois um caso pode significar a existência de um surto, o que impõe a adoção de medidas de controle em tempo oportuno. Sobre a investigação epidemiológica da febre amarela, não é correto afirmar: 
Alternativas
Q2078458 Medicina
Sangramentos em pele e mucosas são comuns (gengivorragia, equimoses a distância do local da picada); hematúria, hematêmese e hemorragia em outras cavidades. Hipotensão pode ser decorrente de sequestro de líquido no membro picado ou de hipovolemia consequente a sangramentos, que podem contribuir para o desenvolvimento de insuficiência renal aguda.
O texto, acima, apresenta manifestações clínicas referentes a qual acidente ofídico?
Alternativas
Q2078459 Medicina
Assinale a alternativa correspondente ao número de ampolas de soro antiescorpiônico ou antiaracnídico (Loxosceles, Phoneutria e Tityus) específico para acidentes considerados leves: 
Alternativas
Q2078460 Medicina
Sobre a Velocidade de Onda de Pulso (VOP), considere V para verdadeiro e F para falso. A seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(__) A VOP tem sido considerada padrão-ouro na avaliação da rigidez arterial, não apenas pela facilidade em sua obtenção, mas também devido ao grande corpo de evidências demonstrando sua associação a doenças CV, independentemente dos fatores de risco tradicionais. (__) Calcula-se a VOP carotídeo-femoral (VOPc-f) dividindo-se a distância percorrida pelo tempo (VOPc-f= distância/ tempo). O tempo pode ser medido, diretamente, na mesma onda de pulso ou, indiretamente, por meio da utilização do eletrocardiograma. (__) O aumento da rigidez arterial é um preditor de desfechos.
Alternativas
Q2078466 Medicina
No que se refere à doença do refluxo gastroesofágico, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Ocorre quando o conteúdo presente no estômago retorna inapropriadamente para o esôfago, de forma crônica e repetida, levando à lesão deste órgão por exposição a substâncias ácidas. II – Não está associada à hérnia de hiato. III – O refluxo gastroesofágico ocorre sempre que o esfíncter esofágico inferior apresenta defeito no seu funcionamento. 
Alternativas
Q2078467 Medicina
O teste da D-xilose é um exame no qual, após a ingestão de uma solução de d-xilose, são coletadas amostras de sangue ou urina num período de 5 horas para determinar a quantidade de xilose absorvida. Visa a avaliar intolerância ao glúten, espru tropical, doença celíaca, síndromes mal absortivas e função jejunal. A D-xilose é uma:
Alternativas
Q2078468 Medicina
No teste da D-xilose devido à dificuldade de coletar o exato volume urinário de 5 horas, em crianças que ainda não obedecem a ordens, deve-se dar preferência, nesses casos, ao teste feito no plasma. O plasma deve ser refrigerado e depois de separado armazenado a uma temperatura entre +2 a: 
Alternativas
Q2078469 Medicina
No teste de D-xilose Coleta-se sangue para tubo contendo fluoreto, 60 min, após a ingestão oral de DXilose. Embora não seja necessária, pois a xilosemia basal é, praticamente, ZERO mg/dl, há médicos que a pedem. Nesse caso, coletar também sangue para um tubo contendo fluoreto antes de ingerir a solução de xilose. Sob solicitação médica podem ser coletados tubos de hora em hora, até 5 horas, após a ingestão da D-Xilose. O valor considerado normal após 5h do exame deve ser superior a:
Alternativas
Q2078470 Medicina
A veia porta é formada pela junção das veias mesentérica superior e veia __________________, drena sangue do trato gastrintestinal, do baço e do pâncreas para o fígado. Nos sinusoidais, canais sanguíneos localizados no reticulo endotélio, o sangue das vênulas portais terminais mistura-se com o sangue proveniente das arteríolas hepáticas. Assinale a alternativa que completa, corretamente, a lacuna.
Alternativas
Q2078471 Medicina
A hipertensão portal resulta, principalmente, do aumento na resistência ao fluxo de sangue na veia porta. Uma causa comum dessa resistência é doença dentro do fígado; causas incomuns são obstrução da veia esplênica ou portal e fluxo venoso hepático prejudicado. A pressão portal normal é entre 5mmhg e: 
Alternativas
Q2078472 Medicina
A cirrose, fibrose tissular e regeneração causam aumento da resistência sinusoidal e das vênulas portais terminais. Entretanto, outros fatores, potencialmente, reversíveis também contribuem, como contratilidade das células sinusoidais, produção de derivados vasoativos. Assinale a alternativa que apresenta um derivado de vasoativo:
Alternativas
Q2078473 Medicina
Varizes esofagogástricas e gastropatia hipertensiva portal são mais bem diagnosticadas por certo exame de imagem, que pode, inclusive, identificar achados preditores de sangramento por varizes esofagogástricas. O exame de imagem citado é:
Alternativas
Q2078474 Medicina
A síndrome neuropsiquiátrica que pode se desenvolver em pacientes com doença hepática, que, geralmente, resulta de elevadas taxas de absorção entérica proteica ou de estresses metabólicos agudos em pacientes com derivações portossistêmicas é denominada: 
Alternativas
Q2078475 Medicina
As hepatites virais são um grave problema de saúde pública, no Brasil e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, o tipo de hepatite, que é menos frequente, no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia é a:
Alternativas
Q2078476 Medicina
Com relação à gastrite, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: 
I – O tratamento nunca inclui antibióticos. II – Dor, desconforto abdominal, náuseas e vômitos são sintomas. III – Pode ser de dois tipos: erosiva e adjacente. 
Alternativas
Q2078477 Medicina
No que se refere à retocolite ulcerativa, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Provoca inflamação na parede externa do intestino grosso. II – Atinge preferencialmente as regiões finais do intestino do grosso, mas não alcança o reto. III - A modalidade pancolite envolve todo o cólon. 
Alternativas
Q2078478 Medicina
Com relação à Doença de Crohn, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:  
I – Afeta apenas a parte inferior do intestino delgado e do intestino grosso II – Pode causar diarreia, mas não cólica abdominal. III – Podem ocorrer perda de apetite e perda de peso. 
Alternativas
Q2078479 Medicina
No que se refere à constipação, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A constipação aguda sugere uma causa orgânica. II – A constipação crônica pode ser orgânica ou funcional. III – Em muitos pacientes, a constipação está associada a movimentos lentos das fezes pelo cólon. 
Alternativas
Q2078480 Medicina
No que se refere à má absorção intestinal, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Sua única causa é a doença celíaca. II – A insuficiência pancreática causa má absorção caso > 90% de sua função seja perdida. III – Infecções agudas por vírus podem causar má absorção temporária. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: A
5: A
6: D
7: C
8: C
9: A
10: D
11: A
12: A
13: C
14: C
15: E
16: B
17: C
18: C
19: E
20: D