Questões de Concurso Público Prefeitura de Americana - SP 2023 para Médico Infectologista

Foram encontradas 20 questões

Q2079386 Medicina
Sobre a histoplasmose, é incorreto afirmar:
Alternativas
Q2079387 Medicina
Imediatamente, após, a notificação de um ou mais casos suspeitos de febre amarela, deve-se iniciar a investigação epidemiológica, pois um caso pode significar a existência de um surto, o que impõe a adoção de medidas de controle em tempo oportuno. Sobre a investigação epidemiológica da febre amarela, não é correto afirmar: 
Alternativas
Q2079388 Medicina
Sangramentos em pele e mucosas são comuns (gengivorragia, equimoses a distância do local da picada); hematúria, hematêmese e hemorragia em outras cavidades. Hipotensão pode ser decorrente de sequestro de líquido no membro picado ou de hipovolemia consequente a sangramentos, que podem contribuir para o desenvolvimento de insuficiência renal aguda.
O texto, acima, apresenta manifestações clínicas referentes a qual acidente ofídico?
Alternativas
Q2079389 Medicina
Assinale a alternativa correspondente ao número de ampolas de soro antiescorpiônico ou antiaracnídico (Loxosceles, Phoneutria e Tityus) específico para acidentes considerados leves: 
Alternativas
Q2079390 Medicina
Sobre a Velocidade de Onda de Pulso (VOP), considere V para verdadeiro e F para falso. A seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(__) A VOP tem sido considerada padrão-ouro na avaliação da rigidez arterial, não apenas pela facilidade em sua obtenção, mas também devido ao grande corpo de evidências demonstrando sua associação a doenças CV, independentemente dos fatores de risco tradicionais. (__) Calcula-se a VOP carotídeo-femoral (VOPc-f) dividindo-se a distância percorrida pelo tempo (VOPc-f= distância/ tempo). O tempo pode ser medido, diretamente, na mesma onda de pulso ou, indiretamente, por meio da utilização do eletrocardiograma. (__) O aumento da rigidez arterial é um preditor de desfechos. 
Alternativas
Q2079396 Medicina
Sobre aparecimento de infecções oportunistas e a aids, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q2079397 Medicina
Para a investigação inicial da infecção pelo HIV considera-se adequado trabalhar com o período médio de janela imunológica de quantas dias?
Alternativas
Q2079398 Medicina
Para o diagnóstico da infecção pelo HIV, é importante compreender detalhadamente o tempo de curso da viremia e da soroconversão durante a infecção recente pelo vírus. Nesse sentido, Fiebig et al. (2003) propuseram um sistema de estagiamento laboratorial da infecção recente pelo HIV-1, conforme detecção dos marcadores RNA viral, antígenos (exemplo: p24) e anticorpos anti-HIV (IgM e IgG). Para a investigação desses marcadores em amostras biológicas, podem ser utilizados os seguintes testes diagnósticos:
I - Testes moleculares: detectam diretamente o RNA viral (teste qualitativo ou de quantificação da carga viral do HIV) ou o DNA pró-viral (teste qualitativo de detecção do DNA pró-viral), desempenhando papel importante quando a detecção de anticorpos não é possível. II - Imunoensaios (IE) detectam anticorpos anti-HIV. Atualmente, os IE utilizados são os de terceira geração, que permitem a detecção simultânea de anticorpos anti-HIV IgG e IgM, e os de quarta geração, que detectam simultaneamente o antígeno p24 e anticorpos específicos anti-HIV. III - Western blot/imunoblot/imunoblot rápido: são ensaios que apresentam proteínas virais imobilizadas em suas membranas, capazes de se ligar a anticorpos anti-HIV específicos.
Sobre os itens acima, está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2079399 Medicina
Sobre as medidas específicas a serem adotadas para prevenção da transmissão vertical do HIV, não é correto afirmar:
Alternativas
Q2079400 Medicina
A cólera é causada pela bactéria Vibrio cholerae toxigênico dos sorogrupos: 
Alternativas
Q2079401 Medicina
O período de incubação da cólera geralmente é de dois a três dias, variando de 12 horas a 5 dias. Por questão de segurança, para as investigações epidemiológicas, foi padronizado o período de incubação de:
Alternativas
Q2079402 Medicina
O período de transmissibilidade da cólera perdura enquanto houver eliminação do agente etiológico nas fezes, o que ocorre, na maioria dos casos, de um a dez dias após a infecção. Por questão de segurança, para as investigações epidemiológicas, foi padronizado o período de transmissibilidade de: 
Alternativas
Q2079403 Medicina
A meningite bacteriana pode ser definida como o processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causado por bactérias. Um dos principais agentes etiológicos das meningites bacterianas é Streptococcus pneumoniae (pneumococo). Sobre a referida bactéria é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q2079404 Medicina
Os principais exames para o esclarecimento diagnóstico de casos suspeitos de meningite bacteriana são:
I - Cultura (padrão-ouro): LCR, sangue e raspado de lesões petequiais. II - Reação em cadeia da polimerase (PCR) – LCR, soro e outros materiais biológicos. III - Aglutinação pelo látex: LCR. IV - Exame quimiocitológico do líquor.
Sobre os itens acima, está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2079405 Medicina
Sobre os marcadores sorológicos da Hepatite A, considere V para verdadeiro e F para falso, a seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(__) Anti-HBc IgM (anticorpos da classe IgM contra o antígeno do capsídeo do HBV): é um marcador de infecção recente, que geralmente surge 10 dias após o aparecimento do HBsAg e é encontrado no soro por até 32 semanas após a infecção. (__) HBV-DNA (DNA do HBV): é o material genético do vírus. Sua quantificação corresponde à carga viral circulante no indivíduo. Por ser um indicador direto da presença do vírus, pode ser usado como teste complementar no diagnóstico da infecção pelo HBV. Também é empregado no monitoramento do paciente e no acompanhamento da terapia antiviral. (__) Anti-HBs (anticorpos contra o antígeno de superfície do HBV): quando presente nos títulos adequados (pelo menos 10 UI/mL), esse marcador confere imunidade ao HBV. Seu surgimento, normalmente, está associado ao desaparecimento do HbsAg (cura funcional), constituindo um indicador de imunidade. Está presente isoladamente em pessoas que foram vacinadas contra o HBV.
Alternativas
Q2079406 Medicina
Sobre o diagnóstico e tratamento da hepatite aguda, não é correto afirmar:
Alternativas
Q2079407 Medicina
Acidente por animal potencialmente transmissor da raiva, segundo a Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública, necessita ser notificado:
Alternativas
Q2079408 Medicina
Não é considerada uma doença de notificação compulsória imediata:
Alternativas
Q2079409 Medicina
É uma área de conhecimento definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como: “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente”: 
Alternativas
Q2079410 Medicina
Sobre a Doença do Sono, não é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: A
5: A
6: B
7: D
8: A
9: E
10: D
11: E
12: D
13: B
14: A
15: B
16: B
17: B
18: D
19: D
20: E