Questões de Concurso Público Prefeitura de Americana - SP 2023 para Médico Pneumologista
Foram encontradas 23 questões
O texto, acima, apresenta manifestações clínicas referentes a qual acidente ofídico?
(__) A VOP tem sido considerada padrão-ouro na avaliação da rigidez arterial, não apenas pela facilidade em sua obtenção, mas também devido ao grande corpo de evidências demonstrando sua associação a doenças CV, independentemente dos fatores de risco tradicionais. (__) Calcula-se a VOP carotídeo-femoral (VOPc-f) dividindo-se a distância percorrida pelo tempo (VOPc-f= distância/ tempo). O tempo pode ser medido, diretamente, na mesma onda de pulso ou, indiretamente, por meio da utilização do eletrocardiograma. (__) O aumento da rigidez arterial é um preditor de desfechos.
I – As coanas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe. II – Na parede lateral da cavidade nasal encontram-se as conchas nasais. III – Nas conchas nasais podem ser encontradas as protuberâncias de Hender.
I – O esqueleto ósseo do nariz é formado pelo osso frontal, ossos nasais e anulares. II – A cavidade nasal contém apenas uma abertura de drenagem. III – Os seios paranasais compreendem os seios maxilar, frontal, etmoidal e o esfenoidal.
I – Na radiografia torácica, as incidências mais utilizadas são a frontal ou posteroanterior (PA) e a lateral. II – Na análise de qualidade da radiografia torácica devem ser verificados o grau de inspiração, de penetração do Raio-X e a simetria torácica. III – Na radiografia torácica, o grau de penetração é considerado bom quando o observador consegue identificar até o 4° ou 5° espaço discal.
I – Nunca utiliza o metabolismo celular de glicose. II – Falsos negativos podem ocorrer nos tumores de baixo metabolismo, como o tumor carcinoide, por exemplo. III – Tuberculose e histoplamose estão entre as possibilidades de falsos positivos.
I – É um método de avaliar fluxos e volumes pulmonares por meio de manobras forçadas e lentas. II – Possibilita o diagnóstico e a classificação de distúrbios ventilatórios. III – Os valores obtidos devem ser comparados a valores previstos para a população avaliada.
I – O líquido pleural transudativo é escuro e tem alta concentração de proteínas. II – O derrame pleural que se manifesta com líquido tipo transudato pode ser causado por insuficiência cardíaca. III – Em geral, qualquer doença que evolua com ascite pode também cursar com derrame pleural.
I – É um distúrbio caracterizado por interrupções muito longas e repetidas da respiração durante o sono. II – Ocorre quando os músculos da via respiratória alta relaxam durante o sono. III – Os episódios de obstrução respiratória costumam durar de 30 minutos a 1 hora.
I – Aspirina pode provocar crise de asma em pacientes sensíveis. II – Otite pode agir como gatilho para uma crise de asma. III – Não há casos envolvendo gravidez e crises de asma.
I – Na broncofibroscopia pode-se avaliar a laringe, mas não os brônquios. II – Na mediastinoscopia podem ser realizadas biópsias dos linfonodos. III – A ecoendoscopia não pode ajudar na biópsia de pulmões.
I – Um quadro comum de tromboembolismo é a embolia cerebral. II – Pessoas com aterosclerose grave podem sofrer embolias de colesterol. III – A embolia gasosa é o tipo de embolia mais comum no Brasil.
I – O pneumotórax hipertensivo eleva a pressão artéria, mas é incapaz de levar à parada cardiorrespiratória. II – Se o pneumotórax for pequeno e o paciente estiver clinicamente estável, o tratamento pode ser apenas expectante. III – O grupo de maior risco para pneumotórax espontâneo é a população idosa.
I – púrpura palpável. II – hemorragia alveolar; III – síndrome de Gelshof