Questões de Concurso Público Prefeitura de Americana - SP 2023 para Professor de Educação Básica 2 - História

Foram encontradas 24 questões

Q2060378 História

Sobre os aspectos metodológicos o ensino de História, analise os itens e responda.


I - A escolha de um eixo temático é o primeiro passo para a realização de um bom trabalho educativo por meio da História.

II - Ao eleger um eixo, o professor precisa levar em consideração o projeto da escola.

III - É preciso certificar-se de que o eixo está adequado aos conteúdos mínimos e atende a cronologia que será trabalhada, em sala de aula, ainda que os eventos históricos não precisem ser abordados de forma linear. 

Alternativas
Q2060379 História

Sobre a utilização de fotografias, no ensino de História, analise os itens e responda:


I - A reconstituição por meio da fotografia se esgota na competente análise iconográfica.

II - A reconstituição de um tema determinado do passado, por meio da fotografia ou de um conjunto de fotografias, requer uma sucessão de construções imaginadas.

III - Para a reconstituição histórica que extrapole os elementos plásticos da imagem fotográfica é necessário, portanto, o uso do texto, da pesquisa de fontes documentais, incluindo relatos orais obtidos por meio de entrevistas, informações que permitem reconstituições históricas mais amplas.

IV - Imagens fotográficas de outras épocas não são relevantes para a reconstituição histórica dos cenários, das memórias de vida (individuais e coletivas) e de fatos do passado. 

Alternativas
Q2060380 História

Cada fato histórico é único e sem possibilidade de repetição, devendo a reconstrução de um passado ter como base a objetividade, para ser "história verdadeira". Os historiadores, impedidos de emitir qualquer juízo de valor, mantendo-se sempre em uma atitude "imparcial" e neutra diante dos fatos, têm como objetivo “mostrar o que realmente aconteceu” e como método a busca e a verificação de documentos fidedignos em arquivos, cujas análises devem eliminar uma apreciação subjetiva. Essa tendência passou a ser denominada de: 


Alternativas
Q2060381 História
Inaugurada por Marc Bloch e Lucien Febvre, centrou-se na produção da história-­problema para fornecer respostas às demandas surgidas, no tempo presente. As produções dessa corrente giravam, sobretudo, em torno de uma história das mentalidades coletivas: 
Alternativas
Q2060382 História

Serviu de base para a elaboração de muitas obras didáticas, condição que consolidou a organização de conteúdos da história das sociedades do mundo ocidental pelos modos de produção e pela luta de classes. Os conteúdos escolares foram organizados pela formação econômica das sociedades, situando os indivíduos de acordo com o lugar ocupado por eles no processo produtivo.

O excerto, acima, refere-se a/ao: 

Alternativas
Q2060383 História

Democracia — algo tão valioso para nós — é um conceito surgido na Grécia antiga. Por cerca de um século, a partir de meados do século v a.C., Atenas viveu esta experiência única em sua época.

Sobre a democracia, na Grécia Antiga, é incorreto afirma que: 

Alternativas
Q2060384 História

A principal característica do mundo helenístico era a convivência de inúmeros povos, com dezenas de línguas, governados por uma elite de origem _______ e que tinha na língua grega um elemento de comunicação oficial e universal.

Preenche, corretamente, a lacuna, acima: 

Alternativas
Q2060385 História
Na República Romana, depois de mais de dois séculos de luta entre plebeus insatisfeitos e patrícios poderosos, é que os plebeus conseguiram obter direitos políticos iguais aos nobres. Por volta de 450 a.C., os plebeus conseguiram que as leis segundo as quais as pessoas seriam julgadas fossem registradas por escrito. O conjunto de normas, que se tornou um dos textos fundamentais do Direito romano, uma das principais heranças romanas que chegaram até nós, foi chamado de: 
Alternativas
Q2060386 História

Sobre o Império Carolíngio, analise os itens e responda:


I - Foi conquistada uma nova unidade política com Carlos Magno, mas sem interromper as fortes e profundas tendências centrífugas que levariam posteriormente à fragmentação feudal.

II - A dinastia Carolíngia precisou ser legitimada pela Igreja, que pelo seu poder sagrado considerava-se a única e verdadeira herdeira do Império Romano.

III - Os soberanos Carolíngios entregaram um vasto bloco territorial italiano à Igreja, que desta forma corporificou-se e ganhou condições de se tornar uma potência política atuante.

Alternativas
Q2060387 História
São características essenciais da sociedade feudal, exceto:  
Alternativas
Q2060388 História

De acordo com a obra de Boris Fausto (História do Brasil), analise os itens a seguir e, a final, assinale a alternativa correta:


I – A instalação do governo geral ocorreu no ano de 1549.

II – Para o autor, a história colonial do Brasil pode ser dividida em quatro etapas muito homogêneas em termos cronológicos.

III – As primeiras tentativas de exploração do litoral brasileiro se basearem no sistema de feitorias. . 

Alternativas
Q2060389 História

Costuma-se considerar a conquista da cidade de ______, no norte da África em 1415. Como o ponto de partida da expansão ultramarina portuguesa.

Preenche, corretamente, a lacuna

Alternativas
Q2060390 História

Sobre a administração pombalina, no Brasil, analise os itens, abaixo, e assinale a alternativa correta:


I – De acordo com as concepções do mercantilismo, Pombal criou duas companhias privilegiadas de comércio - a Companhia Geral do Comércio do Grão-Pará e Maranhão (1755) e a Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba (1759).

II - O programa econômico de Pombal teve grande êxito, apesar de, em meados do século XVIII, a Colônia entrar em um período de depressão econômica.

III - Pombal tentou coibir o contrabando de ouro e diamantes e tratou de melhorar a arrecadação de tributos. Em Minas Gerais, o imposto de capitação foi substituído pelo antigo quinto do ouro, com a exigência de que deveria render, anualmente, pelo menos cem arrobas do metal.

IV - Uma das medidas da administração pombalina foi a expulsão dos jesuítas de Portugal e seus domínios, com confisco de bens (1759). Essa medida pode ser compreendida, no quadro dos objetivos de centralizar a administração portuguesa e impedir áreas de atuação autônoma por ordens religiosas cujos fins eram diversos dos da Coroa. 

Alternativas
Q2060391 História
Foi um movimento organizado na Bahia em 1798, por gente marcada pela cor e pela condição social: mulatos e negros livres ou libertos, ligados às profissões urbanas como artesãos ou soldados, e alguns escravos: 
Alternativas
Q2060392 História
Entre 25 e 27 de novembro de 1807, cerca de 10 a 15 mil pessoas embarcaram em navios portugueses, rumo ao Brasil, sob a proteção da frota inglesa. Todo um aparelho burocrático vinha para a Colônia: ministros, conselheiros, juízes da Corte Suprema, funcionários do Tesouro, patentes do exército e da marinha, membros do alto clero. Esse fato deu-se por qual motivo?  
Alternativas
Q2060393 História
A sucessão de Floriano Peixoto por Prudente de Moraes no poder inicia um período da História Brasileira denominado: 
Alternativas
Q2060394 História
Uma das características da Revolução Industrial foi a ampliação da mecanização, que acabou por gerar desemprego em várias nações. Estes trabalhadores desempregados constituíram o contingente principal das famílias que emigraram para o Brasil. Entre os grandes grupos que imigraram para o Brasil estão, EXCETO:  
Alternativas
Q2060395 História

Sobre o tenentismo movimento social que ganhou destaque na Primeira República, analise os itens abaixo e responda:


I - O seu início ocorreu, em 5 de junho de 1920, quando o Forte de Copacabana sublevou-se.

II - Em vista da ação de reação das tropas fiéis ao governo Arthur Bernardes, apenas 18 homens em armas ficaram no forte, e marcharam pela praia, sendo alvejados pelas armas governamentais.

III - A razão para a sublevação do Forte de Copacabana foi o fechamento do Clube Militar e a prisão do seu presidente, Marechal Hermes da Fonseca.

IV - Existia uma grande insatisfação entre os jovens oficiais do Exército brasileiro (cadetes, aspirantes, tenentes e capitães) com os rumos do país e da força militar nacional. 

Alternativas
Q2060396 História
Criado em 1939 por Getúlio Vargas, foi o departamento responsável pela disseminação da ideologia estado-novista: 
Alternativas
Q2060397 História

Em 1937, Getúlio Vargas mentiu ao povo brasileiro, afirmando que um golpe, denominado _______, estava sendo preparado pelos comunistas. O que legitimou a instauração do Estado Novo.

Preenche, corretamente, a lacuna, acima: 

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: D
5: C
6: D
7: D
8: A
9: D
10: D
11: D
12: A
13: C
14: B
15: A
16: C
17: D
18: E
19: B
20: D