Questões de Concurso Público Prefeitura de Louveira - SP 2023 para Médico Clínico e Geriatra

Foram encontradas 25 questões

Q2231912 Medicina
Com relação ao Calendário de Vacinação do Adolescente, sobre a vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2231913 Medicina
Um dos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS, trazido pelo Art. 7º da Lei 8080/90 é a integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para: 
Alternativas
Q2231914 Medicina
Com base no Decreto 7508/2011 é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2231915 Medicina
O Art. 13º da Lei 8080/90 aponta que a articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá, em especial, algumas atividades. Não é tida como atividade em especial pela Lei a apontada em: 
Alternativas
Q2231916 Medicina
Sobre as lesões cerebrais primárias, associadas ao traumatismo cranioencefálico, considere a alternativa incorreta sobre a contusão cerebral: 
Alternativas
Q2231917 Medicina
É correto afirmar que tanto o Tétano Acidental como o Tétano Neonatal: 
Alternativas
Q2231918 Medicina
Dos diuréticos disponíveis no Brasil, é exemplo de tiazídico: 
Alternativas
Q2231919 Medicina
Leia: “(...) pacientes com tal patologia apresentam menores níveis de aldosterona e, consequentemente, reabsorvem menos sódio e excretam mais potássio pelos rins. As concentrações urinárias de sódio são maiores do que 20mEq/1 e as de potássio menores do que 20mEq/1, e podem ser uma pista para esse diagnóstico. A terapêutica consiste na reposição hormonal e hidratação com salina isotônica.” O excerto discorre sobre a: 
Alternativas
Q2231920 Medicina
Para uma paciente de 30 anos, com diagnóstico de infecção urinária, o clínico decide prescrever um antimicrobiano quinolona, por 14 dias. O fármaco que se enquadra nesse grupo é: 
Alternativas
Q2231921 Medicina
De acordo com o Ministério da Saúde, são três as ações principais do veneno crotálico, assim apontadas: 
Alternativas
Q2231922 Medicina
Nos procedimentos de diagnóstico e acompanhamento do estado nutricional de idosos, o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), utilizará como critério prioritário a classificação do Índice de Massa Corporal (IMC), recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), considerando os pontos de corte diferentes daqueles utilizados para adultos. Essa diferença deve-se às alterações fisiológicas nos idosos. Sobre essas alterações, não é correto afirmar: 
Alternativas
Q2231923 Medicina
O conceito de “doença única”, onde um único problema pode explicar todos os sinais e sintomas, não se aplica às pessoas idosas, pois, essas costumam apresentar uma somatória de sinais e sintomas, resultado de várias doenças concomitantes, onde a insuficiência de um sistema pode levar à insuficiência de outro, o que costuma ser denominado “efeito cascata”. Alguns exemplos estão descritos a seguir:
I – Uma pessoa idosa portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) pode, após um quadro gripal, desenvolver insuficiência respiratória.
II – Uma pessoa idosa, normalmente muito comunicativa, de repente passa a ficar mais quieta, conversando menos e, após algum tempo, começa a apresentar períodos de confusão mental. Nesse caso, é importante avaliar a presença de infecções.
III – Um idoso com osteoartrose que apresente dor, tende a reduzir sua participação em atividades externas à sua residência. Isso pode ocasionar um maior isolamento que, com o passar do tempo, pode levá-lo a desenvolver um quadro depressivo.
Sobre os itens acima, está correto o que se afirma apenas em: 
Alternativas
Q2231924 Medicina
Em relação à alimentação da pessoa idosa, é importante que o profissional esteja atento para alguns aspectos, exceto: 
Alternativas
Q2231925 Medicina
As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morbimortalidade na população brasileira. Não há uma causa única para essas doenças, mas, vários fatores de risco que aumentam a probabilidade de sua ocorrência. A Hipertensão Arterial e o Diabetes mellitus representam dois dos principais fatores de risco, contribuindo decisivamente para o agravamento desse cenário. É importante considerar na pessoa idosa: 
Alternativas
Q2231926 Medicina
Sobre a avaliação cognitiva na pessoa idosa, não é correto afirmar: 
Alternativas
Q2231927 Medicina
Cerca de 50% da população com diabetes não sabe que são portadores da doença, algumas vezes permanecendo não diagnosticados até que se manifestem sinais de complicações. Por isso, testes de rastreamento são indicados em indivíduos assintomáticos que apresentem maior risco da doença. São fatores indicativos de maior risco: 
Alternativas
Q2231928 Medicina
Fatores intrínsecos para quedas decorrem das alterações fisiológicas relacionadas ao avançar da idade, da presença de doenças, de fatores psicológicos e de reações adversas de medicações em uso. Pode ser citado: 
Alternativas
Q2231929 Medicina
No idoso sugere um distúrbio na seleção de estratégias motoras e pistas sensoriais adequadas, assim como fraqueza dos músculos estabilizadores do quadril: 
Alternativas
Q2231930 Medicina
Assinale a alternativa que não apresenta um fator de risco relacionado à Demência Vascular: 
Alternativas
Q2231931 Medicina
Sobre a sexualidade da pessoa idosa, não é correto afirmar que: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: A
5: C
6: C
7: E
8: B
9: D
10: A
11: B
12: A
13: B
14: C
15: C
16: B
17: E
18: A
19: A
20: C