Questões de Concurso Público Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP 2023 para Médico Pediatra

Foram encontradas 21 questões

Q2125047 Medicina
Sobre os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I – Pelo princípio da universalidade, todo cidadão brasileiro tem o direito à atenção à saúde. É, portanto, uma das razões do SUS.
II – Para ter direito ao SUS, o cidadão deve trabalhar formalmente e contribuir diretamente para algum tipo de seguro saúde.
III – A noção de direito à saúde expressa na Constituição afirma que as condições de saúde da população não são resultantes do contexto econômico e social brasileiro.
Alternativas
Q2125050 Medicina
Sobre a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, assinale a alternativa correta.
I – A lei dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes.
II - Estão incluídas ainda no campo de atuação do SUS: a execução de ações de vigilância sanitária e vigilância epidemiológica.
III – As ações e serviços de saúde, executados pelo SUS serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada.
Alternativas
Q2125051 Medicina
As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS, são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios abaixo, EXCETO:
Alternativas
Q2125053 Medicina
Sobre os indicadores de saúde, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I – Para Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde pode ser reduzido a ideia de ausência de doença ou enfermidade.
II – Os indicadores têm papel fundamental ao converter os dados em informação relevante para os responsáveis pela tomada de decisão em saúde pública.
III – Os indicadores de mortalidade têm como finalidade medir a ocorrência de doença, lesão e incapacidade na população. 
Alternativas
Q2125054 Medicina
Sobre a vacinação no Brasil, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I – Graças à vacinação, muitas doenças deixaram de ser um problema de saúde pública, tais como: poliomielite, coqueluche, sarampo, rubéola e tétano.
II - Por causa da grande demanda, o Programa Nacional de Imunizações não realiza o monitoramento dos eventos adversos pós vacinação de todas as vacinas oferecidas.
III – Infelizmente, a pessoas com imunodeficiências congênita ou adquirida têm difícil acesso aos imunobiológicos especiais.
Alternativas
Q2125055 Medicina
Está incluída na lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, EXCETO:
Alternativas
Q2128310 Medicina
A vacinação é essencial para manter a criança saudável, pois ajuda a prevenir muitas doenças que podem comprometer o seu desenvolvimento. Segundo o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde de 2017, ao nascer, a criança deve receber quais vacinas?
Alternativas
Q2128311 Medicina
Sabe-se que a amamentação é fundamental para a sobrevivência infantil com qualidade de vida. Para o recém-nascido pré-termo (RNPT), o leite materno (LM) traz benefícios por apresentar as seguintes características, EXCETO:
Alternativas
Q2128312 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta uma patologia que pode causar exantema petequial:
Alternativas
Q2128313 Medicina
Trata-se de uma contraindicação para o uso de inibidores da ECA no tratamento da insuficiência cardíaca:
Alternativas
Q2128314 Medicina
O conhecimento dos fatores que determinam a segurança dos fármacos para uso durante a lactação é fundamental na prescrição para uma nutriz. Devem-se conhecer os fatores que estão relacionados com o leite materno, com a mulher e o lactente, além do tipo de fármaco. Os fármacos: Polimixina B e Hidroxizine são classificados como:
Alternativas
Q2128315 Medicina
Depois de completado o tratamento e no decorrer da investigação de possíveis alterações do trato urinário, a criança deve ser mantida em profilaxia com baixas doses de antibiótico ou quimioterápico, iniciada imediatamente após o término do tratamento erradicador. A finalidade é prevenir recidivas de ITU, eliminando-se um dos principais fatores associados à gênese das lesões adquiridas do parênquima renal. A profilaxia está indicada nas seguinte situação:
Alternativas
Q2128316 Medicina
O sopro patológico é causado por uma doença cardíaca. Nas cardiopatias congênitas acianóticas, o sopro tem características muito específicas em cada patologia, permitindo, com frequência, o diagnóstico clínico da doença com base exclusivamente nas características desse ruído. O paciente pediátrico com sopro cardíaco deve ser encaminhado ao especialista nas seguintes situações, EXCETO: 
Alternativas
Q2128317 Medicina
Ao se indicar um imunobiológico, devem-se conhecer suas características principais, natureza do antígeno imunizante, presença de adjuvantes, via de administração, principal método de produção e risco de eventos adversos. As vias de administração das vacinas BCG (bacilo de Calmette-Guérin) e Meningococo C conjugada são respectivamente:
Alternativas
Q2128318 Medicina
A atropina funciona como antídoto para intoxicação por qual substância?
Alternativas
Q2128319 Medicina
Não é raro muitos pais deixarem de levar seus filhos para vacinar por motivos irrelevantes. Porém, existem situações em que a vacinação deve ser adiada temporariamente. Marque a alternativa correta:
Alternativas
Q2128320 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta uma classe de medicação antihipertensiva que tem como efeito adverso edema de membros inferiores. 
Alternativas
Q2128321 Medicina
A principal manifestação clínica da SN (Síndrome Nefrótica), embora sua presença não seja essencial para o diagnóstico, é o edema. Na infância, 80 a 90% dos casos correspondem a SN primária ou idiopática (SNI). São indicações de biópsia renal na Síndrome Nefrótica Idiopática (SNI), EXCETO:
Alternativas
Q2128322 Medicina
O processo para o diagnóstico de doença hepática exige algumas etapas que devem ser abordadas com muita atenção. A necessidade de se investigar a etiologia é fundamental, já que na infância muitas doenças são genéticas e o aconselhamento é obrigatório, uma vez que várias enfermidades são de herança autossômica recessiva, dominante ou ligada ao sexo. São consideradas doenças crônicas de origem genética na infância: 
Alternativas
Q2128323 Medicina
A vacina contra o HVB deve ser usada de rotina desde as primeiras horas de vida (até o terceiro dia do nascimento), administrada em três doses (ao nascer, com 30 dias e aos 6 meses de vida), ou quatro doses em prematuros (ao nascer, com 30 dias, com 60 dias e aos 6 meses), para evitar a transmissão vertical. Nas crianças que nascem de mães portadoras do HVB, deve ser usada associada com gamaglobulina humana hiperimune contra o vírus B na dose de:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: B
5: A
6: C
7: B
8: A
9: D
10: B
11: E
12: D
13: A
14: C
15: D
16: A
17: B
18: C
19: E
20: C