Questões de Concurso Público Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP 2023 para Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) História
Foram encontradas 17 questões
I – As interpretações cristãs contribuíram na construção de ideário negativo sobre a África.
II – O imperialismo na África foi caracterizado pela repartição e exploração do continente entre as potências europeias, tendo como marco a Conferência de Berlim, realizada em 1584.
III - Interessada em ampliar seu mercado consumidor no Brasil, a Inglaterra desenvolveu medidas para o fim da escravidão em 1807.
I - O Conhecimento histórico pretende obter a verdade do seu objeto através da investigação, da interrogação e do controle das fontes.
II - Historiografia é uma ferramenta da história, mais visível como referência expressa em calendários (demarcando o tempo cronológico).
III - Antropologia é uma área das ciências humanas que investiga as origens e as características do ser humano de forma ampla.
I - Vestígio arqueológico se constitui em uma linguagem baseada em desenhos, gráficos, tabelas e outras formas de representação visual.
II - Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos são fontes materiais escritas.
III - As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história.
I - O conservadorismo francês trazia uma crença no futuro, no progresso crescente da humanidade e nos valores como a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
II - O iluminismo critica o conteúdo progressista e revolucionário, a aposta no futuro e a fé no progresso e na razão.
III - No século XVII surgiram manifestações contra as monarquias absolutistas. Como exemplo, temos a Revolução Puritana e a Revolução Gloriosa.
I - A implantação da república significou a afirmação do Senado, o órgão de maior poder político entre os romanos
II - Na monarquia romana, o rei exercia funções executiva e judicial. A função religiosa era exercida exclusivamente pelos sacerdotes.
III - A república romana foi marcada pela luta de classes entre gregos e troianos.
I - Os três séculos de colonização portuguesa nos deixaram como legado uma economia monocultora, o latifúndio, a escravidão, uma tradição autoritária e o analfabetismo.
II - As bases da formação da sociedade brasileira contribuíram para que surgisse um tipo de família patriarcal sediada nas casas-grandes do Nordeste açucareiro.
III - A escravidão africana e a miscigenação da sociedade criou um dos traços que mais esclarecem a verdadeira identidade do povo e da democracia racial brasileira.
I - A partir da pré-história, os primeiros grupos imigrantes partiram da África para povoar o planeta.
II - A partir do século VII até o século XV, os africanos ocuparam o sul da Europa, no chamado “Domínio Muçulmano”.
III – O tráfico de africanos escravizados é sem dúvida um grande motor da Antiguidade.
I - Aparecimento do Homo Sapiens na África (10.000 a.C.) e agricultura no vale do Nilo (5.000 a.C.).
II – As dinastias egípcias colonizam o Núbia (século XVI a.C.) e os fenícios fundaram a Capital em Cartago (IX a.C.).
III – O Reino do Congo é dominado pelos Portugueses (século XVII) e os ingleses invadem e colonizam a África do Sul (1.795).
I - A Idade Média iniciou-se com a crise do século XIV e a expansão marítima.
II - O fortalecimento do feudalismo e do comércio resultaram no mercantilismo.
III - Foi marcada pela influência da Igreja, pelas Revoluções Burguesas, pelas Cruzadas e Inquisição.
I - Depois de derrotar os impérios Macedôcio e Selêucida no século II a.C., os romanos se tornaram o povo dominante do Mediterrâneo.
II - Segundo a história descrita na obra “Eneida”, de Virgilio, o povo romano é descendente do herói troiano Eneias.
III - O poder do Império Romano era tão grande que se tornou referência para todo o mundo ocidental, mesmo séculos depois de seu fim.
I - A Antiguidade Clássica é o período da história cultural entre os séculos VIII a.C e V d.C., abrangendo o mundo greco-romano.
II - A Idade Moderna é o período entre a Revolução Francesa de 1789 e os dias atuais. É marcada por transformações profundas na organização da sociedade.
III - A Idade Contemporânea, marcada por grandes transformações na mentalidade ocidental, é o período entre a Tomada de Constantinopla e o século XVIII.
I - O golpe contra o governo foi desenhado desde sua posse em 1961, mas foi em 1º de abril de 1964, que o golpe midiático-civil-militar começou a ser executado.
II - A Operação Brother Sam foi um movimento militar norte-americano em apoio aos militares que depuseram o governo de João Goulart.
III - O Regime Militar extinguiu os partidos políticos, instalando o bipartidarismo no país. Formaramse, então a Aliança Renovadora Nacional e o Movimento Democrático Brasileiro.