Questões de Concurso Público Prefeitura de Lorena - SP 2024 para Médico Pediatra
Foram encontradas 3 questões
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) È uma condição médica que envolve a obstrução crônica do fluxo de ar nas vias aéreas, dificultando a respiração. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:
I- As principais doenças que compõem a DPOC são a bronquite crônica, o enfisema pulmonar e a fibrose cística.
II- O tratamento da DPOC geralmente envolve uma combinação de mudanças no estilo de vida, medicamentos, fisioterapia respiratória e, em alguns casos, cirurgia.
III- Os principais mecanismos fisiopatológicos da DPOC são Inflamação crônica das vias aéreas, obstrução das vias aéreas e hiperinflação pulmonar.
IV- As principais manifestações clínicas da DPOC são: falta de ar, tosse, expectoração e dor abdominal.
Estão corretas as afirmativas:
De acordo com a classificação de Light, qual o critério mais específico para a diferenciação de um derrame pleural transudativo e exsudativo?
Sobre a bronquite, julgue as assertivas abaixo com Certo (C) ou Errado (E):
( ) A expectoração purulenta é rara, podendo estar presente em, no máximo, 10% dos pacientes e em média a duração da tosse após a bronquite aguda pode chegar até quatro semanas.
( ) Em relação à diferenciação importante de pneumonia para evitar a exposição desnecessária a exames radiológicos em pacientes adultos, deve-se considerar que a tosse na ausência de febre, taquicardia e taquipneia sugerem bronquite, em vez de pneumonia.
( ) A bronquite aguda é subdividida de acordo com o exsudato, podendo se apresentar em catarral, catarro-purulento, purulento, pseudomembranoso e hemorrágico.
Assinale a alternativa que contém a sequencia correta, de cima para baixo: