Questões de Concurso Público FUSAM de Caçapava - SP 2025 para Enfermeiro
Foram encontradas 25 questões
[...] A administração de medicamentos requer treinamento contínuo e atualização permanente por parte de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.
[...] A administração de medicamentos depende apenas do conhecimento advindo de duas áreas específicas do saber: anatomia e farmacologia.
[...] Um dos cuidados a ser observado pelo profissional responsável pela administração da medicação é destacar o horário em que o paciente (cliente) recusar ou, por qualquer motivo, o medicamento não for administrado.
[...] Um exemplo de via de administração de medicamentos é a via parenteral (refere-se às vias orais).
I – ciência
II – arte
III – prática social
É verdadeiro o que se afirma em:
I. Bacteriológico – tem como finalidade avaliar doenças como asma ou doenças inflamatórias.
II. Baciloscopia – colher o escarro após aspiração transtraqueal ou broncoscopia realizada pelo médico.
III. Cultura – colher a primeira amostra do dia, em recipiente estéril.
IV. Citológico – realizar coleta em três dias consecutivos ou em dois dias até completar três amostras.
É verdadeiro o que se afirma em:
I – A autonomia é um elemento essencial do enfermeiro, que consiste em iniciar intervenções de enfermagem seguindo estritamente as prescrições médicas. Embora a profissão de enfermagem regule a responsabilidade por meio de auditorias e padrões de prática profissional de enfermagem, também é necessário desenvolver um compromisso pessoal com a responsabilidade profissional.
II - Responsabilização significa que você assume a responsabilidade profissional e legal pelo tipo e pela qualidade dos cuidados de enfermagem prestados. Isso inclui ações de enfermagem dependentes, independentes e interdependentes.
[...] Queimadura, conforme o nome demonstra, é toda lesão que tenha sido provocada pelo contato direto com alguma fonte de calor.
[...] São consideradas fontes de calor que provocam queimaduras térmicas: fogo, líquidos ferventes, vapores, objetos quentes e excesso de exposição ao sol.
[...] As queimaduras de segundo grau apresentam vermelhidão, inchaço e dor local suportável, sem a formação de bolhas.
[...] As queimaduras de terceiro atingem todas as camadas da pele e podem chegar aos ossos. Apresentam pouca ou nenhuma dor e a pele branca ou carbonizada.
Analise as patologias descritas abaixo:
I. Caxumba – é uma doença transmissível e causada por bactéria, que atinge amígdalas, faringe, laringe, nariz e, ocasionalmente, outras partes do corpo, como pele e mucosas. A presença de placas na cor branco-acinzentada nas amígdalas e partes próximas é o principal sintoma.
II. Coqueluche – é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria. Sua principal característica são crises de tosse seca. Pode atingir, também, traqueia e brônquios. Bebês menores de 1 ano de vida, principalmente aqueles com até 6 meses, são mais propensos a formas graves da doença, muitas vezes letais, que podem incluir crises de tosse, dificuldade para respirar, sudoreses e vômitos. Também pode ocorrer episódios de apneia, parada respiratória, convulsões e desidratação, decorrentes dos episódios repetidos de vômitos.
III. Difteria – é uma infecção na corrente sanguínea causada por bactéria, os sintomas incluem febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, fadiga, mãos e pés frios, calafrios, dores severas ou dores nos músculos, nas articulações, no peito ou no abdômen (barriga), respiração rápida, diarreia e manchas vermelhas pelo corpo.
IV. Meningite meningocócica – é uma infecção viral aguda e contagiosa. Pode atingir qualquer tecido glandular e nervoso do corpo humano, mas é mais comum afetar as glândulas parótidas, que produzem a saliva, ou as submandibulares e sublinguais, próximas ao ouvido. É mais comum em crianças no período escolar e em adolescentes.
É verdadeiro o que se afirma em:
I – O perigo da picada da abelha está relacionado com o veneno em si.
II – Para que uma pessoa morra em decorrência da picada de abelhas é necessário que ela tenha sido atacada por um enxame.
III – A maioria das pessoas picadas por abelhas desenvolve uma reação localizada à picada, com sintomas de hipersensibilidade e, em geral, apresenta dor generalizada; prurido intenso; pápulas brancas de consistência firme e elevada; fraqueza e cefaleia; apreensão, medo e agitação, podendo evoluir para um estado torporoso.
IV – Comumente, os sintomas duram pouco tempo, desaparecendo gradativamente sem medicação.
É verdadeiro o que se afirma em: