Questões de Concurso Público Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP 2025 para Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - História

Foram encontradas 17 questões

Q3171884 História
Em conformidade com as perspectivas de Linhares et al. (2020), qual dos eventos abaixo é considerado o fator mais importante na construção da identidade brasileira no século XIX?
Alternativas
Q3171886 História
Ao analisar a historiografia contemporânea, qual dos atributos abaixo condiz como o momento atual? 
Alternativas
Q3171887 História
Analise as afirmativas abaixo:

I - A ruptura com Portugal, em 1822, iniciou longo período de discussões, confrontos e definições acerca do liberalismo a ser implantado no país independente.
II - A proliferação da imprensa ampliou a difusão e o debate dos preceitos liberais, delineando-se, ao menos até o início do Segundo Reinado, as principais características do liberalismo no Brasil.
III - O pensamento liberal no século XIX definia o papel da educação no sentido da formação do cidadão produtivo e obediente às leis, mesmo quando impedido de exercer direitos políticos.
IV - A análise das propostas educacionais apresentadas no Brasil no século XIX e mesmo da legislação efetivamente aprovada permite-nos uma aproximação com o movimento intelectual do período, demonstrando ressonância integral na vida cotidiana.

É falso o que se afirma em: 
Alternativas
Q3171889 História
O saber histórico é construído ao longo do tempo por meio de formas variadas. Assim, analise as afirmativas a seguir:

I – Historicismo é a denominação empregada para definir a forma predominante de se pesquisar, escrever e pensar a história a partir do século XXI.
II – O historicismo é pautado por meio da autonomia da ciência histórica.
III – O historicismo fundamenta sua maneira de pensar tomando por parâmetro a filosofia e a religião.
IV – O historicismo nega a afirmação cultural e ideológica da singularidade dos povos e das culturas.

É verdadeiro o que se afirma em: 
Alternativas
Q3171890 História
Pautado nas heranças culturais da antiguidade, analise as asserções posteriores:

I - A história da Grécia Antiga e da Roma Antiga exerce influência de forma significativa no desenvolvimento científico, cultural e político do Ocidente.
II – O Império Romano foi cenário para o surgimento da democracia e de pensadores filósofos que ficaram conhecidos até os dias de hoje, como Platão e Aristóteles.
III - O império, a monarquia e a república foram as três principais fases políticas da civilização grega.
IV – Os povos maias, incas e astecas são civilizações americanas da Antiguidade Clássica.

É verdadeiro o que se afirma em: 
Alternativas
Q3171891 História
Sobre a cultura medieval é pertinente afirmar: 
Alternativas
Q3171893 História
Tomando como parâmetro a História do Brasil, vista por meio da perspectiva de Boris Fausto, analise as afirmativas abaixo:

I – A figura do bandeirante e as qualidades da sociedade paulistana do século XVII foram exaltadas, principalmente, por historiadores de São Paulo como Alfredo Ellis Júnior e Afonso Taunay.
II – Os paulistas são considerados uma raça especial, em que suas façanhas ratificam a imagem que possuem como herois civilizadores.
III – Os interesses da Coroa e o bandeirismo sempre estiveram dissociados.
IV – A exaltação dos bandeirantes, em São Paulo, está presente na momenclatura de estradas, avenidas e monumentos.

É falso o que se afirma em: 
Alternativas
Q3171894 História
Do ponto de vista da historiografia e do ensino de história, a questão da cidadania tem sido debatida como um problema fundamental das sociedades. Nesse sentido, ela possui uma ampla abrangência, incluindo por exemplo, os temas abaixo descritos. Analise cada um desses temas e destaque a que marca especificamente épocas anteriores ao contexto atual.
Alternativas
Q3171895 História
Segundo Freitas et al. (2019), a grande falha do historiador está em utilizar poucas variedades analíticas possíveis na leitura do tempo físico ou mensurável, que estaria normalmente vinculado ao seu caráter meramente contextual e explicativo, numa espécie de cenário no qual o objeto maior está localizado. Nesse contexto, é necessário saber diferenciar o tempo físico do tempo subjetivo. São características do tempo físico, EXCETO: 
Alternativas
Q3171896 História
Sobre a sociedade africana de linhagens, é falsa a afirmativa: 
Alternativas
Q3171897 História
Em conformidade com Bittencourt, as diversas propostas curriculares são pautadas na afirmação de que a história deve contribuir para a formação de que tipo de cidadão?
Alternativas
Q3171898 História
Segundo Linhares et al., a historiografia tradicional, de cunho oficial, erra ao apresentar a abolição apenas sob o viés de qual das alternativas abaixo? 
Alternativas
Q3171899 História
Os fatores que explicam as configurações básicas do trabalho colonial apresentam-se intimamente ligados entre si. Sobre esses fatores, analise as afirmativas abaixo:

I - Fatores que se referem às forças produtivas – elementos que, por sua lentidão em transformar- se, definem, para cada situação histórica, os limites das possibilidades.
II – Fatores que resultam do impacto do sistema colonial mercantilista, em cujo contexto se formou a sociedade colonial brasileira.
III – Fatores que definem mecanismos básicos na estruturação das relações de produção

Sobre esses fatores, é verdadeiro o que se afirma em: 
Alternativas
Q3171900 História
Analise as asserções subsequentes, marque, posteriormente, a alternativa correspondente.

I - As leituras sobre a concepção do tempo histórico sofreram variações em cada uma das correntes historiográficas.
II - A concepção de tempo presente em Isaac Newton (1643–1727) — marcada por seu caráter puro e absoluto, independente dos objetos materiais e dos acontecimentos — dominou o cenário dos debates filosóficos por mais de dois séculos.
III - Até meados do século XX, as heranças positivista e historicista viam o tempo a partir dos paradigmas newtonianos e kantianos, respectivamente.
IV - Os tempos históricos estão divididos em presente, passado e futuro, interligados por uma relação simbiótica, na qual presente e passado influenciam-se mutuamente.

É verdadeiro o que se afirma em: 
Alternativas
Q3171901 História
Complete o excerto abaixo, extraído da obra: “A história ou a leitura do tempo, de Roger Chartier.

“A abertura dos espaços, possibilitada nos séculos XV e XVI pelos descobrimentos, intercâmbios e conquistas, permitiu, pela primeira vez, a_____________ dos conhecimentos próprios de diferentes culturas e a possibilidades de comparações aplicadas mundialmente, e não apenas pelos europeus”. 
Alternativas
Q3171902 História
A partir das reflexões de Freitas et al., analise as afirmativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa pertinente.

[ ] A história, como ramo independente do conhecimento humano, existe a partir do século XV.
[ ] O tipo de fazer historiográfico da antiguidade carecia de métodos precisos e de um instrumental teórico.
[ ] A história científica surge na virada do século XVIII para o século XIX, momento em que a ciência como um todo passa a avançar consideravelmente em pouco tempo.
[ ] Na história científica, que aparece após a Revolução Francesa, exige-se menos rigor no trato das fontes, em que a prática passa a ocupar papel fundamental para a interpretação dos acontecimentos do passado narrado pelo historiador, agora profissionalizado. 
Alternativas
Q3171904 História
Em conformidade com Arendt, destaque a alternativa que representa de forma mais completa o ideal do sistema totalitário.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: E
4: C
5: C
6: E
7: C
8: B
9: D
10: D
11: C
12: A
13: E
14: A
15: C
16: A
17: A