Questões de Concurso Público Prefeitura de Vinhedo - SP 2025 para Professor de Educação Básica II - Educação Artística

Foram encontradas 15 questões

Q3168197 Educação Artística
A Humanidade, há vários séculos, se preocupa com a preservação do seu patrimônio cultural. A criação dos museus foi parte desse esforço, mas grande parte da riqueza cultural de um povo não pode ser guardada em prédios e outros espaços voltados para isso. 
A respeito dos Patrimônios Culturais, analise as informações a seguir: 

I) Patrimônio Cultural Imaterial é transmitido de geração em geração e está em constante processo de transformação e recriação pelas comunidades. 
II) Patrimônio Cultural, seja material ou imaterial, é definido pelo conjunto de práticas e saberes de um povo que são imutáveis, ou seja, que não sofrerão modificações ao longo da história. 
III) O tombamento de um patrimônio histórico ou cultural implica que esse bem não pode ser vendido nem alugado, mas ainda pode ser restaurado, reformado ou modificado pela pessoa proprietária conforme sua vontade. 
IV) O tombamento de um patrimônio histórico ou cultural implica que esse bem pode ser vendido ou alugado, mas não pode ser restaurado, reformado ou modificado sem consulta prévia dos órgãos de proteção. 
V) O trabalho de fiscalização e identificação do patrimônio cultural, no Brasil e no mundo, é feito exclusivamente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. 

Estão corretas apenas as alternativas 
Alternativas
Q3168198 Educação Artística
No ano 2000, foi implantado o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, que promove projetos voltados à proteção e reconhecimento do chamado Patrimônio Imaterial. 
Analise as afirmações a seguir e assinale com V para Verdadeiro e F para Falso. 

( ) Podem ser considerados Patrimônio Cultural Imaterial, entre outras coisas, práticas, técnicas, artefatos, lugares, idiomas, grupos e, em alguns casos, indivíduos de uma determinada comunidade. 
( ) Podem ser considerados Patrimônio Cultural Imaterial, entre outras coisas, práticas, técnicas, lugares, artefatos e idiomas, mas não grupos nem indivíduos. 
( ) Podem ser considerados Patrimônio Cultural Imaterial, entre outras coisas, grupos de pessoas e, em alguns casos, indivíduos de uma determinada comunidade, mas não lugares. 
( ) Dentre exemplos de patrimônio imaterial do Brasil podemos citar o Bumba-Meu-Boi, a Capoeira, o pão de queijo, o acarajé e o carimbó. 
( ) Dentre exemplos de patrimônio imaterial do Brasil podemos citar o cordel, a bossa nova, a cerimônia Guelede e a Kizomba. 

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência: 
Alternativas
Q3168199 Educação Artística
“Nós temos que desenvolver a capacidade do aluno se expressar, mas temos também que alimentá-lo. A ideia anterior era “a arte é uma coisa que sai de dentro”, é o “mínimo denominador comum” do expressionismo. Mas a gente tem que se alimentar de arte. Expor o aluno à linguagem presentacional, à fotografia, à pintura, ao desenho, ao cinema, porque cinema também é arte visual, e fazê-los pensar. Por que eu acho que isso é melhor do que aquilo? Já estou integrando a linguagem discursiva no próprio conhecimento de arte. E criando também uma bibliografia do olhar, juntando várias visões de arte, vários processos artísticos.” 
Ana Mae Barbosa, em entrevista concedida à Revista Nova Escola. 

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/18310/a- arte-pode-beneficiar-ate-a-alfabetizacao-na- escola 

A respeito da chamada Abordagem Triangular, desenvolvida pela pesquisadora Ana Mae Barbosa, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3168200 Educação Artística
Leia o trecho de uma entrevista com a pesquisadora Ana Mae Barbosa, no Portal Educação e Território: 
“Ana Mae relembra que foi na Escola Nova que “as crianças começaram a plantar horta, a respeitar a natureza, a aprender fazendo, tudo isso que a gente vê até hoje”. “Naquela época, se brigava por educação nos jornais, havia muitas discussões teóricas. A proposta radical era que o pobre tem que fazer arte, tem que ter o direito de filosofar. E esse experimento foi interrompido por uma perseguição enorme contra os educadores, que forçou muitos deles ao exílio, acusando-os de comunistas.” 

Fonte: https://educacaoeterritorio.org.br/reportagens/pi oneira-da-arte-educacao-ana-mae-barbosa- reforca-todo-artista-tem-o-que-ensinar/ 

A respeito do Movimento da Escola Nova, analise as afirmações a seguir: 

I - Foi um Movimento que ganhou força a partir da década de 1930, no Brasil, e se desenvolveu a partir das ideias do filósofo e pedagogo John Dewey. 
II - Surgiu na década de 1970, encabeçado pelo pedagogo Paulo Freire, a partir das experiências em educação popular das chamadas Escolinhas de Arte. 
III - Colocou, de forma inovadora, o professor no centro do processo educativo, e não como mediador. 
IV - O movimento Escolanovista defendia que a educação é o mais importante elemento para a construção de uma sociedade fundada em ideais democráticos, justos e com igualdade de oportunidades. 

Estão corretas apenas as afirmações:
Alternativas
Q3168201 Educação Artística
"Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma". Essa frase concluiu o discurso do teatrólogo Augusto Boal, em 2009, na ocasião em que foi nomeado Embaixador Mundial do Teatro. Boal foi o criador do chamado Teatro do Oprimido, proposta inovadora que modificou o modo de pensar o Teatro nos palcos e nas salas de aula. 

Imagem associada para resolução da questão
A respeito do Teatro do Oprimido, assinale Verdadeiro ou Falso: 
  ( ) É uma pedagogia-teatral que critica a passividade social, e estimula a discussão e a problematização de questões do cotidiano, através de jogos, exercícios e técnicas teatrais visando a transformação social. 
  ( ) Uma das técnicas utilizadas no Teatro Oprimido é o Teatro-Jornal, utilizado para levar notícias encenadas de forma realista a locais que não possuíam acesso à informação. 
  ( ) O Teatro do Oprimido se baseia principalmente no teatro épico de Bertold Brecht e teve suas experiências desenvolvidas no TBC - Teatro Brasileiro de Comédia 
  ( ) No Teatro-Fórum, técnica que faz parte do Teatro do Oprimido, personagens oprimidos e opressores entram em conflito em cenas baseadas em fatos reais, e todos os que assistem são convidados a entrar em cena e propor soluções para esse conflito. 
  Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência. 
Alternativas
Q3168202 Educação Artística
Observe as obras a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresenta apenas informações CORRETAS sobre as obras acima. 
Alternativas
Q3168203 Educação Artística
“No futuro, todo mundo será famoso por 15 minutos.” Com sua obra e frases marcantes, __________ tornou-se um dos principais nomes da__________. Nascido em Pittsburgh, na Pensilvânia em 1928, lançou nos anos 60 sua primeira obra em série: a “Latas de sopa Campbell’s”. Depois vieram__________, notas de dólar e então as famosas__________de celebridades como__________, Mao Tse-Tung e Elvis Presley. 
  Assinale a alternativa que apresenta os termos que preenchem corretamente todas as lacunas. 
Alternativas
Q3168204 Educação Artística
O lançamento do compacto do compositor João Gilberto, em 1958, é considerado por muitos o marco do início da Bossa Nova.

Imagem associada para resolução da questão
  A respeito das características da Bossa Nova, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3168205 Educação Artística
Leia atentamente as descrições a seguir: 

1. Expressão cultural do estado do Pará que combina dança, música e instrumentos. Chegou ao Brasil pelos escravizados africanos, mas, ao longo do tempo, influências indígenas e europeias, especialmente ibéricas, foram incorporadas. 
2. Também chamado de Punga, tem origem africana e forte expressão no estado do Maranhão. Essa dança é praticada especialmente por descendentes de escravizados, em louvor a São Benedito. 
3. Dança folclórica de roda coreografada, é de origem europeia. Consiste em uma manifestação milenar em que os dançantes se movimentam em torno de um mastro enfeitado em uma ciranda. 

Assinale a alternativa que relaciona corretamente as descrições acima aos nomes das manifestações culturais brasileiras correspondentes. 
Alternativas
Q3168206 Educação Artística
Nascido na Hungria, atual Eslováquia, Rudolf Laban foi dançarino, coreógrafo e cientista do movimento. Ao longo da primeira metade do século XX, produziu grande quantidade de conhecimento envolvendo o movimento humano. Suas teorias serviram como uma das bases de todas as abordagens contemporâneas de Dança. 
A respeito de sua teoria do movimento, analise as afirmações a seguir: 
  I - Uma das pesquisas de Laban se refere à notação de dança, ou seja, como registrar coreografias por escrito. Seu método, ainda em uso, é chamado Labanotation. 
II - Seu sistema de análise do movimento é uma abordagem que busca compreender e descrever os elementos fundamentais do movimento humano no cotidiano, e não na Dança. 
III - Sua teoria defende que o movimento corporal é baseado em quatro princípios fundamentais: corpo, espaço, esforço e forma. 
IV - Seu sistema de análise é denominado Cinesfera, e consiste em categorizar os movimentos possíveis no contexto de performances dançadas. 

Estão corretas apenas as afirmações: 
Alternativas
Q3168207 Educação Artística
A americana Viola Spolin (1906-1944) é uma das maiores referências no campo da Pedagogia do Teatro. Foi uma das fundadoras do Teatro Improvisacional e desenvolveu o sistema de Jogos Teatrais, largamente utilizado em todo o mundo.

Imagem associada para resolução da questão

Sobre a metodologia dos Jogos Teatrais, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3168208 Educação Artística
“(...) A área de Arte, dada a própria natureza de seu objeto de conhecimento, apresenta-se como um campo privilegiado para o tratamento dos temas transversais propostos nestes Parâmetros Curriculares Nacionais e outros (...)”. 
Ministério da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais. Arte/ Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1997. 

Neste contexto, de acordo com os PCNs, é INCORRETO afirmar que: 

Alternativas
Q3168209 Educação Artística
“A primeira exposição de arte naïf em Paris aconteceu em 1928, reunindo obras de Rousseau e outros artistas. Mais tarde, o Museu de Arte Moderna de Paris dedica uma de suas salas exclusivamente à produção naïf. No século XX, esse tipo de manifestação artística foi reconhecido como uma modalidade específica e se desenvolveu no mundo todo, sobretudo nos Estados Unidos, na ex-Iugoslávia e no Haiti.” 

Fonte: https://www.gov.br/funarte/pt- br/assuntos/noticias/todas-noticias/curiosidade- 2013-vamos-conhecer-a-arte-naif 

Assinale a alternativa que NÃO APRESENTA características da chamada Arte Naïf. 
Alternativas
Q3168210 Educação Artística
“Neste mar de possibilidades característico da época em que estamos vivendo, talvez seja este o momento mais propício para também refletirmos 
criticamente sobre a função/papel da dança na escola formal, sabendo que este não é - e talvez não deva ser - o único lugar para se aprender dança com qualidade, profundidade, compromisso, amplitude e responsabilidade. No entanto, a escola é hoje, sem dúvida, um lugar privilegiado para que isto aconteça (...)” 
MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez Editora, 2003. 
A respeito do ensino de Dança na escola, na perspectiva da autora, assinale V para Verdadeiro e F para Falso. 

( ) A autora defende veementemente que a Dança no contexto escolar só pode ser ensinada com qualidade se houver uma disciplina exclusivamente dedicada a ela. 
( ) Para Isabel Marques, se por um lado o fato do Brasil ser um país onde a dança é de domínio público torna-o um país democrático, peculiar, vibrante e corporal, por outro tem excluído a possibilidade de estudarmos dança com maior profundidade, amplitude e clareza. 
( ) Segundo a autora, o pensamento que deve pautar a Dança no contexto pedagógico é que “dançar se aprende dançando.” 
( ) Para Marques, propostas com dança que trabalhem seus aspectos criativos, portanto imprevisíveis e indeterminados, ainda "assustam" aqueles que aprenderam e são regidos pela didática tradicional. 
  Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência. 
Alternativas
Q3168211 Educação Artística
Ao contrário de outras correntes artísticas, o____________  apresenta-se como um movimento de crítica cultural mais ampla, que interpela não somente as artes, mas modelos culturais passados e presentes. Trata-se de um movimento radical de contestação de valores que utiliza variados canais de expressão: revista, manifesto, exposição e outros. As manifestações (...) são intencionalmente desordenadas e pautadas pelo desejo do choque e do escândalo, procedimentos típicos das vanguardas de modo geral. A criação do Cabaré Voltaire, 1916, em Zurique,    inaugura    oficialmente    o_______________.  
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org. 

O texto acima refere-se ao movimento artístico de vanguarda 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: D
5: C
6: B
7: D
8: C
9: B
10: D
11: C
12: C
13: B
14: A
15: D