Questões de Concurso Público Prefeitura de Vinhedo - SP 2025 para Professor de Educação Especial - Deficiência Visual
Foram encontradas 9 questões
I – Os historiadores de inspiração positivista do século XIX e início do XX consideravam o documento como testemunho escrito, comprovação e prova sobre os acontecimentos do passado.
II - Os historiadores de inspiração positivista do século XIX e início do XX, apesar ter o direito de decidir quanto à escolha do documento a utilizar, tinham que manter a fidelidade do conteúdo dos textos.
III – Ao longo do século XIX e início do século XX, cabia ao historiador, depois de constatar a autenticidade do texto, descrever o real, baseando-se nos dados nele descritos. Nesse sentido, todo texto era considerado documento.
IV - Ao longo do século XX, o documento adquire outra amplitude no trabalho do historiador. São utilizadas outras fontes de pesquisa histórica relacionadas à preocupação de se estudar outras dimensões da vida social.
É verdadeiro o que se afirma em:
[ ] A África conheceu, e praticou, a escravidão bem antes da chegada dos europeus e o estabelecimento das colônias europeias no continente.
[ ] Entretanto, a escravidão e o tráfico negreiro como uma instituição permanente, rotineira, desenvolveram-se, na África em decorrência de um fato histórico ocorrido a partir do século XV: as navegações portuguesas.
[ ] A escravidão praticada entre os povos negros da África tinha como interesse os reinos negros quando da vitória sobre um povo rival, e a subsequente captura dos vencidos, voltava-se para mulheres e crianças.
[ ] Em muitas sociedades africanas, principalmente nas fímbrias do Saara e do Sahel, um contingente verdadeiramente volumoso da população era constituído de escravos.
I - Normalmente, a lavoura indígena baseava-se na mandioca, no milho e na batata-doce que, vez por outra, poderiam vir associados ao amendoim, ao cará, ao feijão e à banana. O sistema de preparo da terra utilizado pelos diversos grupos aproxima-se bastante do forest-fallow, podendo praticar-se, também, o long-fallow. Trata-se do plantio, em clareiras, de mandioca ou batatas. Esgotado o solo, tais clareiras deviam repousar por longos anos.
II - Os europeus não reconheciam como válido o sistema agrícola indígena, em que se observava o plantio em montículos – a coivara – e o pousio longo, formando amplos campos pobres em torno das vilas, as capoeiras. Nesse contexto, os europeus implementavam adaptações advindas da agricultura europeia.