Questões de Concurso Público IF-RJ 2015 para Analista de Tecnologia da Informação

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Q600306 Engenharia de Software
Entre os princípios da Programação Orientada a Objetos (POO), um representa uma técnica avançada de programação e seu uso pode gerar economia de recursos computacionais. 

A ideia central é que uma determinada classe mais genérica – a superclasse – possa assumir diferentes comportamentos gerando objetos distintos, dependendo de certas condições. Na prática, quer dizer que um mesmo objeto pode executar métodos diferentes, dependendo do momento de sua criação. Como um mesmo objeto pode ser gerado a partir de classes diferentes e classes diferentes possuem métodos distintos, o objeto criado pode ter comportamentos variados, dependendo da classe a partir da qual foi criado.

Esse princípio da POO é denominado: 


Alternativas
Q600319 Engenharia de Software
Com relação aos Requisitos de Software, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):

Imagem associada para resolução da questão Requisitos funcionais são as declarações de serviços que o sistema fornecer, como o sistema deve reagir a entradas específicas e como o sistema deve se comportar em determinadas situações.

Imagem associada para resolução da questão Requisitos não funcionais são restrições sobre os serviços ou as funções oferecidas pelo sistema, incluindo restrições de timing, sobre o processamento de desenvolvimento e padrões, aplicam-se frequentemente ao sistema como um todo.

Imagem associada para resolução da questão Requisitos funcionais são aqueles não diretamente relacionados às funções fornecidas pelo sistema, enquanto que os não funcionais descrevem a função do sistema detalhadamente, incluindo as entradas e saídas.

As afirmativas são respectivamente:


Alternativas
Q600320 Engenharia de Software
O modelo em cascata, que sugere uma abordagem sistemática e sequencial para o desenvolvimento de softwares, que começa com a especificação dos requisitos pelo cliente e progride ao logo das fases indicadas na figura, culminando na manutenção progressiva do software acabado. 

                    Imagem associada para resolução da questão

As fases F1, F2, F3, F4 e F5 são denominadas respectivamente: 


Alternativas
Q600322 Engenharia de Software
Observe a figura abaixo, que apresenta uma ferramenta utilizada no desenvolvimento UML, que tem por objetivo mostrar relacionamentos e representações de funções, dos usuários e outros sistemas que interagem com o produto.

                         Imagem associada para resolução da questão


Esse diagrama documenta o que o sistema faz do ponto de vista do usuário e descreve as principais funcionalidades do sistema e a interação dessas funcionalidades com os usuários do mesmo sistema. Essa ferramenta é conhecida como diagrama de:


Alternativas
Q600323 Engenharia de Software
A abordagem orientada a objetos denominada “Extreme Programming – XP" constitui uma das metodologias ágeis que inclui um conjunto de regras e práticas que ocorrem no contexto de quatro atividades de arcabouço, indicadas na figura abaixo.

                        Imagem associada para resolução da questão


As fases ALFA, BETA, GAMA e DELTA são denominadas respectivamente: 


Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: E
4: A
5: B