Questões de Concurso Público IF-RJ 2015 para Analista de Tecnologia da Informação

Foram encontradas 9 questões

Q600324 Banco de Dados
Bancos de Dados Relacionais empregam um modelo utilizado por um SGBD que se baseia num princípio em que os dados são armazenados em tabelas. Nestas tabelas, cada linha por uma lista ordenada de colunas representa um registro que recebe a seguinte denominação:
Alternativas
Q600325 Banco de Dados
Um conceito básico de banco de dados garante que os relacionamentos entre registros de tabelas relacionadas sejam válidos e que não exclui ou altera, acidentalmente, dados relacionados. Por exemplo, em um relacionamento do tipo 1:n entre a tabela Clientes e a tabela Pedidos, um cliente pode fazer vários pedidos. Por meio deste conceito, o banco de dados não permite que seja cadastrado um pedido para um cliente que ainda não foi cadastrado. Em outras palavras, ao cadastrar um pedido, o banco de dados verifica se o código do cliente que foi digitado já existe na tabela Clientes. Se não existir, o cadastro do pedido não será aceito. Esse conceito é denominado:
Alternativas
Q600326 Banco de Dados
Um Banco de Dados Relacional contém uma tabela que possui as colunas CPF, NOME, ENDEREÇO, DATA_NASCIMENTO, RG e ÓRGÃO_EMISSOR. Considere as premissas básicas que definem as condições para que um atributo possa ser usado como chave primária. Nesse contexto, podem ser usadas como chave primária as informações das seguintes colunas:
Alternativas
Q600327 Banco de Dados
Um projeto de banco de dados abrange as três fases descritas a seguir.

I - Modelo de dados de alto nível que constitui uma descrição concisa dos requerimentos do usuário, a partir dos requisitos do sistema, usando um modelo de dados como o MER. Tem por finalidade checar se todos os pedidos dos usuários estão sendo atendidos e se não há conflitos entre eles. Não há preocupação com armazenamento físico.

II - Modelo de dados representativo ou de implementação e constitui a descrição das estruturas de representação da base de dados. Tem por finalidade a obtenção o esquema do banco de dados no modelo de dados de implementação usado pelo SGBD, normalmente o relacional.

III - Modelo de dados de baixo nível que constitui a descrição das estruturas internas de armazenamento, dos esquemas utilizando a DDL (Data Definition Language).

As fases I, II e III são denominadas, respectivamente, Projetos:

Alternativas
Q600328 Banco de Dados
Com relação ao Modelo Entidade-Relacionamento (MER), avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):

Imagem associada para resolução da questão Generalização é o resultado da união de dois ou mais conjuntos cliente de entidades de nível mais baixo produzindo um conjunto de entidades de nível mais alto, enquanto que Especialização é o resultado da separação de um conjunto de entidades de nível mais alto, formando um conjunto de entidades de nível mais baixo. O símbolo usado é Imagem associada para resolução da questão .

Imagem associada para resolução da questão Entidade é representada por um retângulo e representa um conjunto de objetos da realidade modelada sobre os quais se deseja manter informações no banco de dados, enquanto que um relacionamento é representado por um losango e constitui uma associação entre uma ou várias entidades. 

Imagem associada para resolução da questão O diagrama Imagem associada para resolução da questão constitui um exemplo de associação de “Muitos para Muitos", enquanto que o diagrama Imagem associada para resolução da questão constitui outro exemplo de associação “Um para Muitos".

As afirmativas são respectivamente;


Alternativas
Q600329 Banco de Dados
No que diz respeito a SQL, assinale D , M ou C na LISTA abaixo, se o comando indicado faz parte da Data Definition Language - DDL, Data Manipulation Language - DML ou Data Control Language - DCL, respectivamente.

LISTA - Comandos

( ) SELECT

( ) CREATE

( ) GRANT

( ) UPDATE

( ) DROP

Tendo por foco a LISTA - Comandos, de cima para baixo a sequência correta é:


Alternativas
Q600330 Banco de Dados
A tabela (II) a seguir foi gerada a partir de (I) por meio do uso de um comando SQL que insere o número do celular da empresa (coluna TM) em todas as pessoas que tem um “c" no nome.

                    Imagem associada para resolução da questão

Considerando que a tabela (I) tem por nome Pessoa, o comando SQL é:


Alternativas
Q600331 Banco de Dados
No que diz respeito às procedures em bancos de dados, analise as afirmativas a seguir.

I. Procedimentos de Sistema : armazenados no banco de dados padrão do SQL Server (Master), pode-se identificá-los com as siglas sp, que se origina de stored procedure. Tais procedures executam as tarefas administrativas e podem ser executadas a partir de qualquer banco de dados.

II. Procedimentos Locais: existem dois tipos, os Globais, que devem começar com & e Temporários, que devem começar com &&.

III. Procedimentos Remotos: identificados com o prefixo rp, este tipo de procedimento recebe a extensão .dll e são executados fora do SGBD.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q600332 Banco de Dados
Com relação à arquitetura de banco de dados relacional PostgreSQL, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

Imagem associada para resolução da questão Usa um “processo por usuário" no modelo cliente/servidor.

Imagem associada para resolução da questão Uma sessão Postgres consiste dos seguintes processos: i) um processo daemon supervisor (postmaster); ii) uma aplicação frontend do usuário; e iii) um ou mais servidores backend do próprio banco de dados PostgreSQL.

Imagem associada para resolução da questão O kernel é responsável pelas requisições de fluxo de dados, estabelecendo a comunicação direta entre uma aplicação backend – frontend.

As afirmativas são respectivamente:

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: D
5: D
6: E
7: B
8: A
9: D