A resistência à mudança pode ser entendida como “o resultado da tendência de um indivíduo ou de um grupo a se opor às forças sociais que objetivam conduzir o sistema para um novo patamar de equilíbrio”.
relação à resistência ao processo de mudança organizacional, avalie se as afirmações a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):
✓ Em algumas situações, a resistência tem um lado positivo, pois traz estabilidade e alguma previsibilidade ao comportamento organizacional, além de ensejar discussões sobre determinadas decisões, resultando em uma decisão melhor; de um modo geral, entretanto, a resistência tende a dificultar a adaptação e o progresso de uma organização.
✓ A resistência às mudanças pode, em geral, ser pensada em duas categorias: uma que ocorre em nível individual e outra, em nível organizacional. A resistência por parte dos indivíduos da organização ocorre razões tais como hábito, segurança e medo do desconhecido; a resistência organizacional ocorre por inércia estrutural, foco limitado de mudança, inércia do grupo, ameaça às relações de poder estabelecidas, ameaça às alocações de recursos estabelecidas.
✓ De um modo geral, entende-se: i) que as mudanças podem se iniciar no topo da organização e descer para a base, ou se originar na base e dirigir-se ao topo; ii) que a eficiência é conseguida por meio de mecanismos de controle, mas também por meio da flexibilidade dos agentes organizacionais; e iii) que alguns resultados previstos com o processo são previsíveis, enquanto outros, emergentes, tendem a ser mais imprevisíveis.