Questões de Concurso Público IF-RJ 2015 para Tecnólogo - Análise e Desenvolvimento de Sistemas

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Q597490 Engenharia de Software
Na Programação Orientada a Objetos – POO, um dos princípios é descrito abaixo:

• tem por significado separar o programa em partes, o mais isolado possível.

• a ideia é tornar o software mais flexível, fácil de modificar e de criar novas implementações.

• serve para controlar o acesso aos atributos e métodos de uma classe.

• representa uma forma eficiente de proteger os dados manipulados dentro da classe, além de determinar onde esta classe poderá ser manipulada.

Esse princípio da POO é conhecido como:
Alternativas
Q597507 Engenharia de Software
No que diz respeito aos conceitos básicos da área de Engenharia de Software, um profissional ligado ao projeto de sistemas irá realizar testes com a finalidade de analisar e concluir se o software está sendo desenvolvido em conformidade com as especificações. Nesse contexto, observe as afirmativas a seguir, estabelecidas por Boehm.
I - Estamos construindo o produto corretamente?
II - Estamos construindo o produto correto?
Essas afirmativas estão relacionadas, respectivamente, aos conceitos de:
Alternativas
Q597508 Engenharia de Software
A Unified Modelling Language (UML) é uma linguagem ou notação de diagramas para especificar, visualizar e documentar modelos de software orientados por objetos. Um dos diagramas usados na UML fornece a descrição do comportamento do sistema do ponto de vista do usuário. Para os desenvolvedores, representa uma ferramenta muito útil, vista como uma técnica do tipo tentativa e erro para obter os requisitos do sistema a partir do visão do cliente. Essa ferramenta é conhecida como Diagrama de:
Alternativas
Q597509 Engenharia de Software
Com relação à notação do diagrama de classes da UML, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas(F) as afirmativas a seguir:
✓ A parte superior contém o nome da classe.
✓ A parte intermediária contém as operações ou métodos da classe.
✓ A parte inferior contém os atributos da classe.
As afirmativas são respectivamente:
Alternativas
Q597510 Engenharia de Software
A metodologia DSDM - Dynamic Systems Development Method constitui uma metodologia de desenvolvimento ágil, iterativo e incremental que enfatiza o envolvimento constante do usuário e cujo objetivo é entregar softwares no tempo e com custo estimado por meio do controle e ajuste de requisitos ao longo do desenvolvimento.
No Ciclo de Vida da DSDM, uma das fases tem por objetivo estabelecer os requisitos funcionais e de informação que permitirão a aplicação fornecer valor de negócio, e definir a arquitetura básica da aplicação, como também identificar os requisitos de manutenibilidade para a aplicação. 
Essa fase recebe a seguinte denominação:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: C
5: E