Questões de Concurso Público IF-RJ 2015 para Tecnólogo - Infraestrutura e Redes

Foram encontradas 6 questões

Q610209 Sistemas Operacionais
O conceito mais central em qualquer sistema operacional é o processo. Há várias formas de representar os estados de um processo, variando o detalhamento dos estados possíveis. Segundo Tanenbaum, os estados de um processo podem ser representados por meio da figura abaixo.

 

São estados possíveis:

• EXECUÇÃO, quando o processo tem o controle da CPU.
• PRONTO: quando o processo aguarda sua vez de usar a CPU.
• BLOQUEADO: quando o processo está ocioso e aguarda a ocorrência de algum evento externo.
Nesse contexto, ALFA, BETA e GAMA correspondem, respectivamente, aos seguintes estados:
Alternativas
Q610210 Sistemas Operacionais
No que diz respeito ao funcionamento dos sistemas operacionais, há duas técnicas de gerenciamento de memória, caracterizadas abaixo:

I. processo onde os programas são divididos em sub-rotinas e estruturas de dados, e depois são colocados em blocos de informações na memória que possuem tamanhos diferentes com seu próprio espaço de endereçamento.

II. processo onde o espaço de endereçamento virtual e o espaço de endereçamento real são divididos em blocos de mesmo tamanho, onde cada bloco virtual possui uma entrada na tabela, com informações que permitem ao sistema localizar o bloco real correspondente. Quando um programa é executado, os blocos virtuais são transferidos do HD para a memória principal e colocados em frames.
As técnicas I e II são denominadas respectivamente:
Alternativas
Q610211 Sistemas Operacionais
Os sistemas operacionais Windows 7, 8 e 10 utilizam um tipo de multitarefa que usa um esquema com as características listadas abaixo.

• o sistema operacional mantém uma lista dos processos ou programas que estão sendo executados e quando cada processo da lista é iniciado, ele recebe do sistema operacional uma prioridade.
• o sistema operacional pode interromper o processo que está em execução e, a qualquer momento, reatribuir o tempo para uma tarefa com prioridade mais alta.
• Cada processo é executado em uma área de aplicação independente, de modo que quando um deles apresenta problemas operacionais, ele pode ser finalizado mantendo os demais em operação normal.
Essa multitarefa é conhecida como:
Alternativas
Q610212 Sistemas Operacionais
A estrutura de diretórios GNU/Linux é bem diferente do Windows e diversas pastas do sistema operacional realizam funções bem definidas. Nesse contexto, um dos diretórios contém os arquivos estáticos para dar carga do kernel do Linux e outro armazena arquivos de configuração, desde as básicas do sistema e da rede, como as específicas de programas. Esses diretórios são conhecidos, respectivamente, como:
Alternativas
Q610214 Sistemas Operacionais
Com relação aos conceitos relacionados ao Active Directory, analise as afirmativas a seguir.

I. É um serviço de diretório que identifica todos os recursos disponíveis em uma rede, mantendo informações sobre esses dispositivos, tais como contas de usuários, grupos, computadores, recursos e políticas de segurança, em um banco de dados, e torna esses recursos disponíveis para usuários e aplicações..

II. O conjunto de servidores, estações de trabalho, bem como as informações do diretório, forma uma unidade conhecida como Domínio, definido como um agrupamento físico de computadores que compartilham políticas de segurança.

III. Uma rede na qual o Active Directory está instalado pode ser formada por um ou mais domínios, sendo que um usuário precisa estar cadastrado em todos os domínios para acessar qualquer um dos outros.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q610215 Sistemas Operacionais
Atualmente, há diversos tipos de virtualização, dos quais dois são descritos abaixo.

I. Permite executar diversos sistemas operacionais simultaneamente no mesmo hardware, chamados de máquinas virtuais. Uma de suas características é o mascaramento dos recursos físicos, o que possibilita diminuir a administração de drivers nas máquinas virtuais, e transferir uma máquina virtual entre servidores físicos diferentes sem se preocupar com o hardware – técnica chamada de vMotion, XenMotion ou Live Migration, dependendo do fabricante.

II. Consiste em separar uma camada física de rede em diversas camadas lógicas, isoladas entre si, para fins distintos, sendo que a primeira implementação comercial amplamente adotada foi estabelecido pelo IEEE 802.1q, comercialmente chamada de VLAN. Com o advento das placas de 10Gbits, se popularizou uma técnica chamada de partition, que consiste na divisão lógica em camadas, cada uma podendo ter banda reservada, endereçamento físico exclusivo, visando a criação de infraestrutura de rede convergente. Além da capacidade de divisão da rede física em camadas lógicas, novas implementações visam facilitar o gerenciamento, abstraindo todo o tráfego dos switches e transferindo a configuração para interfaces mais automatizadas, com o VMware NSX.
Os tipos descritos em I e II são denominados, respectivamente, virtualização de:
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: A
5: A
6: D