Questões de Concurso Público Prefeitura de Campinas - SP 2014 para Médico Clínico Geral

Foram encontradas 47 questões

Q684995 Medicina
Sobre a melhor performance municipal no controle do nível endêmico-epidêmico de dengue, podemos elencar a seguinte sequência de prioridades, em médio e longo prazos, tendo em vista a sustentabilidade de resultados: 
Alternativas
Q684996 Medicina
Na avaliação urológica de próstata, na Unidade Básica de Saúde (UBS):
Alternativas
Q684997 Medicina
No atendimento de caso endêmico-epidêmico de conjuntivite clinicamente diagnosticada, o procedimento médico inicial mais adequado na Estratégia de Saúde da Família (ESF) é:
Alternativas
Q684998 Medicina
Um profissional está trabalhando em uma Unidade Básica de Saúde, como médico pediatra do PSF. O agente comunitário de saúde solicita que ele faça uma palestra sobre verminose numa escola da comunidade, onde há vários casos de ancilostomíase. Pede que maior foco seja dado às complicações, para sensibilizar a adesão ao tratamento. Durante a palestra deve-se ressaltar que uma complicação importante deste parasita é:
Alternativas
Q684999 Medicina
Para o diagnóstico laboratorial da sífilis podemos considerar:
Alternativas
Q685000 Medicina
Adolescente de 13 anos apresentou, há um mês, quadro clínico de febre elevada, cefaleia retro-orbitária, dor nas costas, mialgia intensa, náuseas e vômitos. Nas primeiras 48 horas de doença, houve discreto exantema macular que empalidecia à pressão. Este quadro durou cerca de uma semana. Dois dias após a febre ter cessado, surgiu novo exantema generalizado, maculopapular, poupando as mãos e pés e que durou quatro dias. A recuperação do paciente foi completa e a primeira hipótese diagnóstica é: 
Alternativas
Q685001 Medicina
Das infecções ginecológicas, o agente que provoca mais intensamente o prurido genital é:
Alternativas
Q685002 Medicina
Adolescente feminina, 16 anos, procura serviço médico por ter encontrado dois caroços no seio direito. Relata que notou esses dois “carocinhos” (tipo grão de arroz) há dois ciclos enquanto fazia a palpação preventiva orientada por seu pediatra. Menarca: 13 anos, ciclos regulares. Exame físico: peso e altura nos percentis 50. Presença de duas massas firmes, discretas (2 cm) de consistência elástica e indolores. A conduta inicial indicada é realizar:
Alternativas
Q685003 Medicina
A asma é uma doença inflamatória crônica, de via aérea, que se caracteriza por limitação variável do fluxo aéreo e reatividade aumentada da traqueia e dos brônquios para vários estímulos. Assim, é correto afirmar:
Alternativas
Q685004 Medicina
Assinale o conjunto de dados clínicos necessários para que seja estabelecido o diagnóstico de anafilaxia:
Alternativas
Q685005 Medicina
Pré-escolar HIV positiva, de quatro anos, coabitante de bacilífero, assintomática respiratória, apresenta radiografia recente de tórax normal e teste tuberculínico 3mm. No passado recente teve registro de outro teste tuberculínico 7mm sem ter sido submetido a tratamento ou quimioprofilaxia na ocasião. Baseado no Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil de 2010, a orientação adequada neste caso é: 
Alternativas
Q685006 Medicina
Um homem de 28 anos, HIV positivo, sem tratamento, procurou atendimento médico com queixa de tosse seca e sudorese noturna há 1 mês e dispnéia há 1 semana. Está hemodinamicamente estável, com freqüência respiratória de 22 mr/min, T- 37,1 ºC, ausculta cardíaca e pulmonar normais. Os dados laboratoriais mostram: CD4 -160/mcL, PaO2- 72 mmHg, PaCO2- 37 mmHg, DHL- 600 U/L, com hemograma, glicemia, creatinina, transaminases, ECG e radiografia de tórax normais. Novos exames são solicitados. Tendo como base a principal hipótese diagnóstica, deve-se iniciar tratamento empírico com:
Alternativas
Q685007 Medicina
Na avaliação do paciente com icterícia, a primeira grande distinção que precisa ser feita é entre os pacientes com: 
Alternativas
Q685008 Medicina
Uma senhora de 72 anos, sempre muito saudável e ativa, procura o ambulatório de Clínica Geral com queixa de fraqueza progressiva há cerca de três meses. Acha que está "com vermes", embora negue dor abdominal ou alteração do hábito intestinal. No entanto, foram feitos já vários exames de fezes que são negativos. O único dado relevante no exame físico é que a paciente está bastante descorada e um pouco taquicárdica (freqüência cardíaca de 110 batimentos por minuto). Tirando a taquicardia, o exame cardiológico é normal, assim como o exame pulmonar e abdominal. Novamente interrogada, a paciente nega perda de peso e diz que se alimenta bem. Além de um hemograma completo, a investigação inicial desta paciente deve necessariamente incluir: 
Alternativas
Q685009 Medicina
Pediatra recebe telefonema de obstetra que participa de um parto domiciliar, em grande centro, chamado pela família da paciente que fizera parte do pré-natal com ele, a pedido da enfermeira que, com uma auxiliar, iniciara o acompanhamento do trabalho de parto no domicílio. Como há desproporção céfalo-pélvica, tornou-se um parto laborioso e com risco para a mãe e o feto. O pediatra se recusa a ir até a residência, justificando que chamar uma ambulância equipada e levar a paciente à maternidade mais próxima dará possibilidades maiores de êxito com menor risco para a mulher e o feto. Afirma que se dirigirá imediatamente para o hospital e providenciará estrutura para o atendimento. O parto se dá no domicílio e recém-nascido e mãe são internados em UTI. A família processa o pediatra por omissão. Baseado no Código de Ética Médica vigente, é correto afirmar que:
Alternativas
Q685010 Medicina
Mulher de 22 anos apresenta, há algumas semanas, quadro de nervosismo, emagrecimento e insônia. A palpação cervical é normal, o pulso é de 120 bpm. Laboratorialmente evidencia-se TSH < 0,01 uU/mL, captação tireoideana de iodo radioativo de 1%, VHS de 5 mm/h e à ultra-sonografia a tireóide é homogênea e com volume normal. A etiologia mais provável do distúrbio hormonal desta paciente é: 
Alternativas
Q685011 Medicina
O sinal mais precoce da doença renal crônica é:
Alternativas
Q685012 Medicina
Das características abaixo, a que tem MENOR probabilidade de ser encontrada em um paciente que apresenta proteinúria de 6,5 gramas por dia é: 
Alternativas
Q685013 Medicina
A hipertensão é um problema de Saúde Pública e, baseado em evidências, a triagem da hipertensão arterial em crianças é recomendada a partir de que idade? 
Alternativas
Q685014 Medicina
Pré-escolar de três anos, portador de anemia falciforme, é levado à emergência apresentando dor abdominal, palidez e prostração. Exame físico: temperatura axilar: 38°C, hipotenso, palidez cutânea acentuada, icterícia de esclera, taquicárdico, taquipneico, fígado: 1cm do RCD, baço: 5cm do RCE. A hipótese diagnóstica mais provável é: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: A
5: B
6: D
7: A
8: D
9: A
10: A
11: C
12: A
13: C
14: B
15: B
16: B
17: A
18: D
19: B
20: B