Questões de Concurso Público UFC 2017 para Psicólogo - Escolar e Educacional
Foram encontradas 40 questões
I. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) se baseava numa concepção psicológica em que o fracasso escolar está relacionado ao desenvolvimento de aptidões naturais de cada indivíduo. II. No mundo ocidental, o fracasso escolar se torna preocupação efetiva após a implementação, principalmente ao final do século XIX, de sistemas nacionais de ensino, sustentados numa política educacional propriamente dita que foi impulsionada por ideais nacionalistas. III. A psicologia científica nascente em fins do século XIX e início do século XX ao ser utilizada para explicar o fracasso escolar, cumpre função ideológica análoga às teorias racistas do século XIX ao encobrir desigualdades sociais sob as vestes de supostas e a-históricas desigualdades psicológicas, em geral, de natureza interna ao indivíduo.
Marque a alternativa correta.
I. A Psicologia da Educação define-se como campo teórico-prático circunscrito à aplicação dos conhecimentos da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem a questões educacionais. II. A Psicologia da Educação tem por finalidade colaborar para melhor compreensão dos fenômenos educativos, desenvolvimento de ações, estratégias e formas de intervenção em situações educacionais, contribuindo para práticas educacionais mais eficazes. III. O construtivismo cognitivo e o socioconstrutuvismo são duas concepções do psiquismo importantes no campo da psicologia da educação.
Marque a alternativa correta.
I. Para Wallon, o ser humano é determinado por uma dupla história: biológica e social. II. Os estágios do desenvolvimento se sucedem em uma sequência fixa de modo linear, em que o estágio superior tem como aspecto central a ampliação do anterior. III. Alternância, predominância e integração funcionais são princípios que regem o desenvolvimento da pessoa humana. IV. Para Wallon, a orientação vocacional era uma das formas da atuação do psicólogo escolar contribuir para a educação atender as necessidades individuais e sociais. V. Wallon concordava com a postura espontaneísta dos escolanovistas.
Marque a opção correta.
1. H. Wallon 2. J. Piaget 3. L. Vigotski
( ) Adaptação ( ) Campos Funcionais ( ) Internalização ( ) Equilibração ( ) ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal)
A sequência correta é:
I. De modo geral, o fenômeno da medicalização se refere à redução de questões sociopolíticas, coletivas a questões individuais, biológicas. II. A crítica à medicalização do cotidiano escolar significa resguardar o campo educacional da Medicina, sobretudo recusando por completo o uso e desenvolvimento de psicofármacos. III. A Psicologia Escolar, ao longo da história, sempre se contrapôs ao fenômeno da medicalização. IV. O fenômeno da medicalização, de modo geral, relaciona-se com o fato dos remédios não se restringirem mais ao campo da terapêutica médica e passarem a objetos de consumo, seguindo a lógica de mercado.
Marque a opção correta.
I. Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos. II. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. III. Os sintomas devem se tornar plenamente manifestos antes dos três anos de idade. IV. Os sintomas devem causar prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo no presente. V. Essas perturbações não devem ser mais bem explicadas por deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) ou por atraso global do desenvolvimento.
Conforme o DSM V, são critérios diagnósticos do TEA: