Questões de Concurso Público Prefeitura de Piraquara - PR 2014 para Enfermeiro
Foram encontradas 16 questões
M.S., 22 anos, primípara, com idade gestacional de 30 semanas e 2 dias, com data da última menstruação em 13/03/2014, compareceu ao ambulatório para consulta de pré-natal de gestação de baixo risco. Queixou-se de cãibras, disúria, descanso noturno insatisfatório, dificuldades na alimentação (recusa de alguns alimentos) e azia. Relata contrações que trazem um certo incômodo (nega dor), não ritmadas e que param com alguns movimentos do corpo.
Analise as afirmativas abaixo a respeito da assistência pré-natal:
I. Peso materno pré-gravídico insuficiente, baixa estatura da mãe e aumento de peso insuficiente ou excessivo durante a gravidez são sinais de alerta para aumento do risco gestacional.
II. O aumento insuficiente de peso materno predispõe à macrossomia fetal, e pode estar associado ao crescimento intrauterino retardado.
III. Considera-se hipertensão arterial sistêmica na gestação o aumento de 30 mmHg ou mais na pressão sistólica e/ou de 15 mmHg ou mais na pressão diastólica, em relação aos níveis tensionais previamente conhecidos.
IV. É considerada normal a frequência cardíaca fetal na ausculta entre 90 a 120 batimentos por minuto, que pode ser realizada com estetoscópio de Pinard a partir da 24ª semana de gestação.
V. A gestação ocasiona modificações, que favorecem as infecções do trato urinário: estase urinária pela redução do peristaltismo ureteral, aumento da produção de urina, glicosúria e aminoacidúria.
São verdadeiras as afirmativas:
M.S., 22 anos, primípara, com idade gestacional de 30 semanas e 2 dias, com data da última menstruação em 13/03/2014, compareceu ao ambulatório para consulta de pré-natal de gestação de baixo risco. Queixou-se de cãibras, disúria, descanso noturno insatisfatório, dificuldades na alimentação (recusa de alguns alimentos) e azia. Relata contrações que trazem um certo incômodo (nega dor), não ritmadas e que param com alguns movimentos do corpo.
A respeito desta consulta de pré-natal, assinale a alternativa correta:
Analise as afirmativas abaixo:
I. No AVE hemorrágico, a oclusão de um vaso sanguíneo interrompendo o fluxo de sangue a uma região específica do cérebro interfere com as funções neurológicas dependentes daquela região e produz sintomatologia ou deficits característicos.
II. A falta de oxigênio e nutrientes na região afetada pelo AVE isquêmico pode levar à morte neuronal em poucas horas, sendo fundamentais reconhecimento dos sintomas e o atendimento precoce.
III. Os fatores de risco que o paciente apresenta são diabetes, hipertensão arterial, idade avançada, etilismo, tabagismo e história de infarto agudo do miocárdio.
IV. Os sinais de AVE acontecem de forma lenta e são combinados: fraqueza ou adormecimento em apenas um lado do corpo, dificuldade para falar ou entender coisas simples, engolir, andar e enxergar, tontura, perda da força da musculatura do rosto ficando com a boca torta, dor de cabeça intensa e perda da coordenação motora.
V. As ações preventivas para doenças do aparelho circulatório a serem executadas pelo enfermeiro na atenção básica são: a realização de consulta de enfermagem ou visita domiciliar abordando fatores de risco, tratamento não medicamentoso, estímulo e orientação ao tratamento das doenças crônicas, estímulo à cessação do tabagismo e etilismo, orientação à atividade física e alimentação equilibrada.
Estão corretas as afirmativas:
Em relação ao atendimento do Acidente Vascular Encefálico(AVE), assinale a alternativa correta:
( ) A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é composta por quatro etapas: Histórico de enfermagem, Diagnóstico de enfermagem, Implementação da assistência de enfermagem e Avaliação.
( ) Diagnóstico de enfermagem é um julgamento crítico sobre as respostas do indivíduo, família ou da comunidade aos problemas de saúde ou processos de vida, reais ou potenciais.
( ) O diagnóstico de enfermagem fornece a base para a seleção das intervenções de enfermagem, visando à obtenção de resultados pelos quais o enfermeiro é responsável.
( ) O Histórico de Enfermagem refere-se à investigação ou coleta de dados sobre a situação, as condições de vida e saúde do cliente (atuais e do passado) e família e não inclui o exame físico.
( ) São Teorias de enfermagem orientadas para necessidades/problemas: Nightingale, Henderson, Orem e Horta.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
I. As redes de atenção à saúde constituem-se de três elementos fundamentais: uma população e as regiões de saúde, uma estrutura operacional e um modelo de atenção à saúde.
II. A população de responsabilidade das redes de atenção à saúde vive em territórios sanitários, organiza-se socialmente em famílias e é cadastrada e registrada em subpopulações por riscos sociossanitários.
III. O conhecimento detalhado da população usuária de um sistema de atenção à saúde é o elemento fundamental que torna possível romper com a gestão baseada na oferta, característica dos sistemas fragmentados, e instituir a gestão fincada nas necessidades de saúde da população, elemento essencial das redes de atenção à saúde.
IV. Nas Redes de Atenção à Saúde, a concepção de hierarquia é substituída pela de poliarquia e o sistema organiza-se sob a forma de uma rede horizontal de atenção à saúde.
V. A Atenção Básica deve ser entendida como porta de entrada da Rede de Atenção à Saúde, como ordenadora do sistema de saúde brasileiro.
Estão corretas as afirmativas:
I. Crianças que não recebem leite materno têm maiores riscos de morrer por diarreia, por doenças respiratórias e por outros tipos de infecções quando comparadas às que recebem apenas leite materno sem complementos.
II. A prática da amamentação exclusiva é recomendada até os quatro meses de vida e a manutenção do aleitamento materno acrescido de alimentos complementares até os dois anos de vida ou mais.
III. A introdução precoce de outros alimentos está associada a risco de desnutrição se os alimentos introduzidos forem nutricionalmente inferiores ao leite materno.
IV. A amamentação previne mais mortes entre as crianças de menor nível socioeconômico.
V. O exercício que a criança faz para retirar o leite da mama é muito importante para o desenvolvimento adequado de sua cavidade oral, propiciando uma melhor conformação do palato duro, o que é fundamental para o alinhamento correto dos dentes e uma boa oclusão dentária.
São verdadeiras as afirmativas: