Questões de Concurso Público Prefeitura de Piraquara - PR 2014 para Nutricionista
Foram encontradas 16 questões
I. São sintomas comuns no 1.º trimestre: náuseas, enjoo e vômitos matinais que podem vir a acarretar perda de apetite;
II. Dentre as alterações do Sistema digestório pode estar presente o retardo do trânsito intestinal (constipação intestinal e presença de hemorroidas);
III. Alterações gustativas e olfativas e alteração na preferência de alimentos como diminuição da sensibilidade ao sal, resultando em aumento do consumo;
IV. Ptialismo ou sialorreia (produção reduzida de saliva);
V. Picamalácia que seria a ingestão de substâncias não alimentares (gelo, argila, sabão e outros...).
I. Crianças não amamentadas têm risco 3 vezes maior de desidratarem e morrerem por diarreia comparadas com as amamentadas.
II. O aleitamento materno oferece inúmeros benefícios, porém não oferece proteção contra otites e pneumonias.
III. Em relação ao sobrepeso e à obesidade na infância, observa-se menor frequência nas crianças que receberam aleitamento materno exclusivo, inclusive dados da OMS afirmam que estas crianças têm 22% menos chances de apresentar este diagnóstico.
IV. É considerado o leite específico para a espécie humana, pois contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento ótimos da criança; é mais bem digerido do que qualquer outro e supre todas as necessidades nutricionais da criança nos primeiros 6 meses.
V. O ato de sugar traz para a criança o desenvolvimento adequado da cavidade oral, bem como melhor conformação do palato duro, o que é fundamental para o alinhamento correto dos dentes e uma boa oclusão dentária.
Assinale a alternativa que apresenta todos os itens corretos:
I. Dentre os estágios previsíveis do ciclo de vida estão: nascimento, infância, adolescência, saída de casa, vida adulta, aposentadoria, morte, dentre outros.
II. Ao longo do tempo, todas as famílias atravessam uma série de estágios previsíveis, porém estes estágios não chegam a afetar e ter influência na organização e estrutura familiar.
III. No ciclo de vida as gerações não se movem ao mesmo tempo; cada membro da família tem um movimento e uma adaptação independente dos outros membros da família.
IV. A utilização da ferramenta do CICLO DE VIDA permite à equipe de saúde prever situações que podem alterar a dinâmica da família, preparando-a para o enfrentamento e resolução de conflitos, e desta forma diminuir os “motivos ocultos de consultas” ou os estressores previsíveis.
Assinale a alternativa que contém todos os itens corretos:
Considerando as recomendações da Organização Mundial da Saúde – OMS e Organização Panamericana da Saúde – OPAS de fortificação de produtos alimentícios com ferro e ácido fólico e as atribuições emanadas da Comissão Interinstitucional de Condução e Implementação das Ações de Fortificação, coordenada pelo Ministério da Saúde e considerando que a anemia ferropriva representa um problema nutricional importante no Brasil, com severas consequências econômicas e sociais, a ANVISA, através da RESOLUÇÃO – RDC n.º 344, de 13 de dezembro de 2002, tornou obrigatória a adição de ferro e ácido fólico nos seguintes alimentos:
I. As gestantes e mulheres que amamentam (puérperas);
II. As crianças de 0 a 05 anos;
III. As mulheres que amamentam (puérperas);
IV. As crianças a partir do 6.º mês até 5 anos ;
V. Crianças de 05 a 10 anos e gestantes;
Assinale a alternativa que contém todos os itens corretos:
( ) Hematológicos (hematócrito e hemoglobina);
( ) Ingestão energética e de nutrientes(carboidrato, fibra, cálcio, vitamina D, ferro,vitamina B6 e vitamina C);
( ) Dificuldades relacionadas ao autocuidado;
( ) Antropométricos (peso, altura, circunferência do braço, circunferência da panturrilha e circunferência abdominal);
( ) Teste ergométrico (prognóstico da doença arterial coronária, arritmias durante o esforço e comportamento da pressão arterial ao esforço);
( ) Dificuldades demastigação e deglutição, dentição inadequada e deficiência visual.
Assinale a alternativa que, de cima para baixo, apresenta a sequência correta:
I. O padrão alimentar adotado contribui para o emagrecimento, visto que as proteínas não engordam tanto quanto os carboidratos.
II. Visto que é praticante de musculação, um exercício anaeróbio, a dieta hipoglicídica adotada contribui para um ótimo desempenho da sua modalidade esportiva.
III. O desequilíbrio na proporção dos nutrientes da sua dieta não obedece à 1.ª Lei Fundamental da Alimentação, que é a Lei da Harmonia.
IV. Esta dieta pode ser danosa para os rins e fígado, devido à necessidade de eliminar a ureia sintetizada a partir do grupo amino dos aminoácidos.
V. Para não prejudicar o ritmo de estudos do paciente, a nutricionista deverá oferecer carboidratos na forma de fibras para aumentar o fornecimento de energia para seu cérebro, sem prejudicar seu emagrecimento.
Sobre o caso apresentado, assinale a alternativa correta:
( ) São utensílios utilizados para a determinação das medidas caseiras: provetas, béqueres e recipientes graduados.
( ) Algumas vantagens da utilização das medidas caseiras são a disponibilidade destes utensílios e a facilidade da execução das medidas.
( ) Os utensílios usados para a determinação das medidas caseiras são geralmente de fácil acesso e de baixo custo.
( ) O estabelecimento das medidas caseiras têm a finalidade de padronizar as medidas dos ingredientes de receitas e a prescrição das orientações dietoterápicas.
( ) Farinhas ou grãos não devem ser pressionados para serem medidos; se estiverem encaroçados, peneirar ou usar uma colher para desmanchar os grumos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
I. A intolerância à carne se deve ao fato de que a digestibilidade das proteínas animais é inferior às proteínas de origem vegetais.
II. A anemia ferropriva e hipocalcemia justificam-se pela associação de fatores relacionados à alteração do pH gástrico, que por sua vez pode comprometer a absorção duodenal dos referidos nutrientes que dependem da acidez para se tornarem mais solúveis.
III. A anemia ferropriva e hipocalcemia ocorreram principalmente pela insuficiência de consumo de alimentos fontes de Ca e Fe, aliados à alta excreção urinária destes nutrientes.
IV. Dieta rica em cálcio e ferro aliado a suplementos orais de Ca e Fe contribuem intensamente para terapêutica da anemia e hipocalcemia no paciente.
V. Dieta líquida resolveria o problema, pois os nutrientes estarão mais hidrolisados e consequentemente serão mais bem absorvidos.