Questões de Concurso Público Prefeitura de Piraquara - PR 2014 para Terapeuta Ocupacional
Foram encontradas 5 questões
( ) Não se deve considerar os interesses e as opções do indivíduo quanto às suas necessidades cotidianas.
( ) Se houver necessidade, realizar adaptações que auxiliem na aquisição de independência.
( ) Não existe a possibilidade de realizar interferência ou apoio do Terapeuta Ocupacional após o início do treinamento das Atividades da Vida Diária.
( ) É necessária uma explicação prévia dos procedimentos utilizados na atividade.
( ) Deve-se utilizar de uma sequência gradual da atividade, de acordo com sua capacidade e o objetivo do treinamento ao indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:
I. O trabalho da Terapia Ocupacional na Gerontologia tem como principal objetivo manter o idoso mais ativo e mais independente o maior tempo possível, mantendo um melhor desempenho ocupacional e prevenindo possíveis perdas funcionais que podem ocorrer no processo de envelhecimento.
II. Durante o processo de envelhecimento, ocorrem várias alterações, numa combinação de fatores orgânicos, psicológicos e sociais, acarretando mudanças no desempenho ocupacional dos indivíduos em processo de envelhecimento.
III. Uma das alterações que ocorrem durante o processo de envelhecimento é a memória, e que a partir da 4.ª década de vida começa a apresentar mudanças, principalmente no que diz respeito à atenção e à diminuição da velocidade de processamento, e o Terapeuta Ocupacional não pode atuar com medidas preventivas nesse caso, somente quando a patologia já está instalada.
IV. No processo de envelhecimento, o Terapeuta Ocupacional utiliza vários recursos terapêuticos, sendo um deles a atividade, proporcionando ao indivíduo um melhor desempenho funcional, mental e social.
I. É uma doença degenerativa do sistema nervoso periférico que acomete principalmente o sistema motor devido a uma perda progressiva dos neurônios, sendo sua causa ainda desconhecida.
II. Um dos principais objetivos do Terapeuta Ocupacional com o paciente com Doença de Parkinson é reduzir ou prevenir perdas funcionais, minimizando as atividades dependentes, e melhorando sua qualidade de vida.
III. O Terapeuta Ocupacional proporciona o paciente com Doença de Parkinson um envolvimento e realização de atividades significativas do seu cotidiano, contribuído para a promoção da sensação de autocontrole e satisfação, intervindo dessa forma para a redução de alguns efeitos de doenças associadas, como a demência e a depressão.
IV. A participação da família durante todo o processo é de fundamental importância no tratamento de pessoas com Doença de Parkinson, sempre informando o Terapeuta Ocupacional sobre as dificuldades enfrentadas pelo paciente nas Atividades de Vida Diária, e o tratamento não é elaborado conforme as necessidades do paciente.