Questões de Concurso Público SESC-BA 2016 para Enfermeiro
Foram encontradas 50 questões
( ) Ausência de marcadores temporais. ( ) Presença efetiva do Narrador-observador. ( ) Narrativa em primeira pessoa do singular. ( ) Quanto ao tipo de discurso, predomina o relato.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
( ) “[...] à realidade eu preferia a ficção [...]” (linha 11) ( ) “[...] me chama à realidade [...]” (linha 18-19) ( ) “[...] ali expostas à chuva [...]” (linhas 29-30) ( ) “[...] entrego-me à tarefa [...]” (linha 32)
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Texto 2
ROLLEMBERG, Marcello. Arqueologia machadiana do Rio de Janeiro. Revista Cult. São Paulo: Editora Bregantini, ago. 2000, p. 21-
23.
( ) É chamada de tópico frasal. ( ) Anuncia o tema do parágrafo. ( ) Não contribui na organização sequencial do texto. ( ) Não é considerada um recurso específico de paragrafação. ( ) Universaliza a ideia de que as grandes cidades sempre têm os seus cronistas.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Texto 2
ROLLEMBERG, Marcello. Arqueologia machadiana do Rio de Janeiro. Revista Cult. São Paulo: Editora Bregantini, ago. 2000, p. 21-
23.
Texto 2
ROLLEMBERG, Marcello. Arqueologia machadiana do Rio de Janeiro. Revista Cult. São Paulo: Editora Bregantini, ago. 2000, p. 21-
23.
Texto 2
ROLLEMBERG, Marcello. Arqueologia machadiana do Rio de Janeiro. Revista Cult. São Paulo: Editora Bregantini, ago. 2000, p. 21-
23.
Texto 2
ROLLEMBERG, Marcello. Arqueologia machadiana do Rio de Janeiro. Revista Cult. São Paulo: Editora Bregantini, ago. 2000, p. 21-
23.
Um exemplo de verbo irregular encontra-se no seguinte exemplo do texto:
Texto 3
Disponível em: <WATTERSON, Biel. Calvin e Haroldo. (Disponível em < https://opiniaocentral.wordpress.com/2015/01/24/frases-decalvin-e-haroldo/>. Acesso em: 30 out. 2016.
Texto 4
Graciliano Ramos. Linhas tortas. Obra póstuma.13. ed., Rio de Janeiro: Record,1986. p.174-175 (Adaptado).
( ) A narrativa é feita na primeira pessoa num tom confessional. ( ) Um acontecimento recente faz o enunciador reviver o passado com alegria. ( ) O autor deixa vir à tona reminiscências de sua infância, externando seus traumas. ( ) O texto traça um paralelo entre duas realidades: uma num passado distante e outra no momento da enunciação. ( ) Apesar da riqueza da narrativa, o autor não consegue induzir o leitor a partilhar o pavor e a revolta que sente em relação à sua experiência escolar na infância.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Texto 4
Graciliano Ramos. Linhas tortas. Obra póstuma.13. ed., Rio de Janeiro: Record,1986. p.174-175 (Adaptado).
Sobre os aspectos morfossintáticos do trecho acima, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) a nossa curiosidade infantil exerce função sintática de objeto direto. ( ) O vocábulo porém pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por “conforme”. ( ) A forma verbal ter-te-ão é um exemplo de mesóclise, justificada por estar no Futuro do Presente. ( ) conceitos idiotas e pirralhos [...] desgraçados constituem exemplos de concordância nominal.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Texto 4
Graciliano Ramos. Linhas tortas. Obra póstuma.13. ed., Rio de Janeiro: Record,1986. p.174-175 (Adaptado).
Os advérbios destacados formam um par opositivo. Sobre esses termos pode-se afirmar que
Texto 4
Graciliano Ramos. Linhas tortas. Obra póstuma.13. ed., Rio de Janeiro: Record,1986. p.174-175 (Adaptado).
A forma ativa dessa frase é
Texto 4
Graciliano Ramos. Linhas tortas. Obra póstuma.13. ed., Rio de Janeiro: Record,1986. p.174-175 (Adaptado).
I. “Aquela velha carta de A B C dava arrepios” (linha 1) II. “[...] letras miúdas e safadas [...]” (linha 31-32)”.
A partir da análise dos fragmentos I e II, é correto afirmar que
Texto 4
Graciliano Ramos. Linhas tortas. Obra póstuma.13. ed., Rio de Janeiro: Record,1986. p.174-175 (Adaptado).
No texto 4 , os termos que exercem a coesão referencial são
Texto 4
Graciliano Ramos. Linhas tortas. Obra póstuma.13. ed., Rio de Janeiro: Record,1986. p.174-175 (Adaptado).
“Nessa medonha carta, que rasgávamos com prazer, salvam-se algumas linhas.” (linha 13)
No trecho acima, as vírgulas
Texto 5
Pátria Minha
Vinícius de Moraes
[...]
Mais do que a mais garrida a minha pátria tem
Uma quentura, um querer bem, um bem
Um “libertas quae sera tamen”
Que um dia traduzi num exame escrito:
“Liberta que serás também”
E repito!
[...]
Disponível em: <www.releituras.com/viniciusm_patria.asp>.
Acesso em: 12 nov. 2016.
Fonte: Google imagens (2016)
A esse diálogo entre obras dá-se o nome de intertextualidade. Sobre esse recurso, pode-se afirmar que
( ) O acento permanece nas palavras terminadas em oo, como em enjôo. ( ) O acento se manteve na grafia de pôde (o verbo conjugado no passado) para diferenciá-la de pode (o verbo conjugado no presente). ( ) O acento circunflexo de pôr (verbo) não é mais utilizado e a palavra terá a mesma grafia de por (preposição), diferenciando-se pelo contexto de uso. ( ) O acento circunflexo não é mais utilizado na conjugação da terceira pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos crer, dar, ler, ver e seus derivados. ( ) Os verbos terminados em -em, quando conjugados na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, permanecem inalterados, isto é, neles o acento permanecerá.
A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é